O molho béchamel a que decididamente está ligada grande parte da moderna culinária, foi criado em França no séc. XVII pelo marquês de Noitel - de seu nome Louis de Béchamel - gastronomo e financeiro que fez fortuna atravéz das eferfescências politicas da Fronde contra Mazarim e Ana de Austria, acabou por ser maitre d'hotel de Luis XIV e morreu velhissimo em 1703, não se sabe se por indigestão com o molho que o imortalizou...
Clique aqui para a versão de impressão e arquivo desta receita
Usa-se:
40g de manteiga
30g de farinha
1/2 l de leite
Sal & pimenta
Noz-moscada (opcional)
Faz-se:
Derrete-se a manteiga em lume brando, incorpora-se-lhe a farinha e adiciona-se o leite quente, mexendo continuamente até levantar fervura.
Deixa-se fervilhar 10 minutos em lume muito brando para cozer a farinha, retira-se do lume e tempera-se.
Como base para outros molhos, deita-se mais leite para ficar fluido, e como base para recheios, leva pouco leite para ficar espesso.
O béchamel entra em numerosas composições culinárias, e também acompanha peixe e legumes cozidos.
Notas:
Molho branco: Substitui-se o leite pelo caldo de base da receita.
Peixe e marisco são os mais usuais.
Um dos meus preferidos.....e que bela foto Marizé...linda.
ResponderEliminarBjs.
Tenho uma receita express de bechamel em que primeiro se flavour de milk com os temperos/especiarias, e depois se coa, e deixa esfriar. uma vez frio se devolve ao fogo seguido da farinha e manteiga, mexendo sem parar até atingir o ponto. Adorei ler a origem deste molho tao famoso e bem imprescendível.
ResponderEliminar