sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pannacota de baunilha com molho de expresso

Muita pannacotta tem passado por aqui! A verdade é que é um doce muito solicitado pela clientela do Tachos real, ou seja: a minha cozinha.
Esta em especial foi pedida pelo Gaston nestas férias de Páscoa, e claro que eu atendi à sua vontade e também me lambuzei.
È uma sobremesa que se presta a muitas variações de sabores, e de todas as que provei esta agradou-me especialmente pela singeleza da baunilha, sem duvida um clássico.

Usei:
(para 10)

350 ml de leite
400 ml de natas
½ Vagem de baunilha
100g de açúcar amarelo
2 c chá de gelatina neutra granulada

Para a guarnição de expresso:

3 c chá de açúcar amarelo
2 c chá de café expresso instantâneo em pó
½ c chá de gelatina granulada
200 ml de água

Fiz assim:

Retire 2 ou 3 c sopa de leite ao total da receita e hidrate a gelatina.
Abra a vagem de baunilha no sentido do comprimento e com o bico de uma faca raspe as sementes.
Num tacho, coloque o leite, as natas, a baunilha, (sementes e vagem) e o açúcar. Leve a lume brando mexendo ocasionalmente e quando começar a querer ferver retire do lume.
Leve a gelatina ao microondas durante uns segundos, e junte ao preparado de natas.
Leve de novo ao lume mexendo sempre e assim que voltar a querer ferver, retire e deixe em infusão até amornar.
Retire a vagem de baunilha e distribua a pannacotta pelas taças.
Guarde no frigorifico até começar a fixar, (+ ou – 1 hora).

Passado esse tempo prepare a guarnição:
Retire 2 c sopa de água e hidrate a gelatina.
Leve os restantes ingredientes ao lume até reduzir para metade, junte a gelatina depois de a levar ao microondas, retire do lume e deixe amornar.
Distribua sobre as taças de pannacotta e reserve no frigorífico até fixar completamente.

Notas:

Da próxima vez que fizer esta sobremesa experimentarei não gelificar a guarnição de expresso, penso que o xarope por si só resultaria muito bem.
Aproveite a vagem de baunilha para aromatizar açúcar ou para fazer extracto.

Adaptado da revista OLIVE Maio 09

15 comentários:

  1. uma versão que hei-de experimentar, também tenho os clientes que pedem !!!

    bjka

    ResponderEliminar
  2. Fiz uma vez pra receber uma amiga querida, achei a textura extremamente delicada. A Sua está bem para os brasileiros, que são afixionados por café.Apesar que já é daqueles que pegou gosto no mundo.

    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  3. Hmm... Que aspecto delicioso!
    Panacota é das minhas sobremesas preferidas!
    Muito obrigada pela partilha desta variante ;)

    Beijo e bom fim de semana :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei especialmente da cobertura de café, um constraste interessante.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Marizé, que lindas tacinhas!
    Deve ter ficado fantástico com o sabor da baunilha. :9
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Perfeita! Aliás, como sempre...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Marizé, desculpa se a pergunta vai parecer estúpida mas a gelatina granulada é a gelatina em pó ou outra coisa completamente diferente?
    As taças ficaram fantásticas :)

    ResponderEliminar
  8. Uau, as taças ficaram lindas. Acho que tenho os ingredientes todos ou quase todos em casa :)

    ResponderEliminar
  9. uauuu que diferente o uso do café!!

    ResponderEliminar
  10. Essa está linda! E adorei o "coulis"! Por aqui também se adora Panna Cotta! bjinho

    ResponderEliminar
  11. Ameixa seca: A gelatina granulada é a gelatina em pó (neutra).
    Pergunta sempre o que quiseres o espirito do blog é o de partilha, por isso não tens de te desculpar.
    Um bj

    ResponderEliminar
  12. eu adoro sobremesas com café !! esse vou ter que provar

    bom fds


    bjks

    ResponderEliminar
  13. estou segura que eu adoraria essa versão de pannacota! a paresentação está linda e o expresso para mim é um plus!

    beijo!

    ResponderEliminar
  14. Ai...ai...ai...que coisa boa!!!!Já estava com saudade de vir aqui e me deliciar com suas receitas!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. ai mas que beleza esta sobremese. e doce que nunca fiz mas este esta o maximo.
    acho que e desta que vou exepriemntar fazer sem duvida.
    beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.