Este creme suave e aromático não foi feito por mim, (ainda), foi-me dado a provar por um casal amoroso que planeia inclui-lo na ementa do banquete do seu casamento.
Especialmente para eles aqui fica a receita, para que a possam repetir e assim recordar com uma refeição romântica o dia do casamento.
Provei, gostei imenso e brevemente vou confecciona-lo pelas próprias mãos, por agora continuo sem inspiração para ensaios culinários pois a minha “bichinha” continua incapacitada e sem animo.
Ingredientes:
1 kg. Batata
2 dl. Azeite
2 Dente de Alho
2 Alho Francês
1 Cebola
1 Molho de Coentros
Q.B. Sal
Q.B. Água
Confecção:
Leve o tacho ao lume como o azeite, quando este estiver quente, adicione-lhe o alho, a cebola e o alho francês picados e deixe a refogar algum tempo.
Adicione as batatas um pouco de sal, água e os coentros picados, deixe cozer em lume brando.
Triture tudo, leve a ferver novamente e verifique os temperos;
Sirva bem quente.
Notas
Para uma melhor apresentação do respectivo Creme, este deve ser acompanhado com quadrados de pão alentejano, torrado.
Autoria do Chef António Nobre
Hotel Cartuxa de Évora - Alentejo
Fonte
Hummmmm... que delpicia... senti o cheiro aqui só de ler a receita!!!! Já está anotadíssima para a próxima fentre fria que passar por aqui!!!!
ResponderEliminarBjundas
Ai Marizé...eu até gosto de sopinha e adoro-as sob a forma de cremes mas com coentros é que não! :o) Esta sim, é uma questão regional pois tenho imensos amigos do Norte que não conseguem comer coentros...Contudo, tenho um outro que viveu alguns anos no Alentejo e "educou" o paladar. Parece que terei de viver no Sul para passar a gostar de coentros! :o)
ResponderEliminarBeijinhos!
P.S. Então a tua cadelinha ainda continua magoada? Fico triste...espero que ela se recupere, querida. Acho que quem tem ou gosta de animais percebe perfeitamente o teu desânimo. Força!
Como aprendi a gostar de coentro aqui no Nordeste do Brasil, pretendo fazer essa receita... Meu maridão é que vai amar!!!
ResponderEliminarBjos
Que maravilha! Vou já comprar os coentros!!! Pode acreditar!
ResponderEliminarNossa tá com uma carinha ótima, fico imaginando que o sabor deve ser melhor ainda!
ResponderEliminarBeijocas e ótima semana!
Este creme é muito tentador, adoro cremes, e coentro então hummm...
ResponderEliminarQualquer "ribalentejano" como eu adora coentros. Essa sopinha deve ser excelente.
ResponderEliminarTem paciência e fé em relação à cadelinha. Estas coisas levam o seu tempo. Torço por ela. Vai dando notícias, ok?
O que eu gosto de coentros, nem dá para explicar... este creme já me está a desafiar para uma experimentadela...
ResponderEliminarFico triste com as noticias da cadelinha, espero que consiga recuperar deste sofrimento...
Beijokas.
Ai que cheirinho tão bom e então agora que as noites arrefecem já vai apetecendo comer uma sopinha quente.
ResponderEliminarMuitos bjs para ti (força!) e mtos mimos para a Brida.
Marizé, super delicia! Vou fazer qualquer dia. Agora, o que encantou foram esses tachos da foto pequena. Que coisa maravilhosa.... um beijo!
ResponderEliminarGosto imenso de contros! A ideia de os colocar num creme munca me havia surgido... adorei!
ResponderEliminar=P
Como amo coentros, sou suspeito, mas esse creme devia estar uma delicia, verdade?
ResponderEliminarQuerida adorei essa sopinha e coentros sou Alentejana e basta.um bjs Natércia...Tem fé que a tua cadelinha vai ficar bem.
ResponderEliminarAdoro creme de coentros! Eeste tm um aspecto maravilhoso, aveludado, huuuuum...
ResponderEliminarFiquei triste de saber da Brida... Tem calma, tá? Vais ver que com paciência a miúda vai recuperar, disseste-lhe que a tia Anette mandou beijinhos e festinhas?
Beijocas e continua o teu bom tabalho que é muito dificil neste momento...
Eu adoro coentros e nunca tinha visto uma sopa com ela. Adorei! vou testar logo
ResponderEliminarbjos
Também nunca provei sopa de coentro, seu sabor deve ser muito bom! Preciso experimentar! Neste friozinho que se aproxima não tem coisa melhor do que sopa não? ;-)
ResponderEliminarFelicidades ao casal!
Sendo eu uma Alentejana de gema e o hotel estar na sede do meu distrito, posso dizer que sou perdida por coentros o cheiro e sabor hum adoro, deve estar um piteu.
ResponderEliminarSendo eu uma Alentejana de gema e o hotel estar na sede do meu distrito, posso dizer que sou perdida por coentros o cheiro e sabor hum adoro, deve estar um piteu.
ResponderEliminarOlá Marizé :)
ResponderEliminarFaço uma parecida mas sem batata :)
Espero que a tua Brida, esteja melhor :)
Beijocas :)
querida marizé, que creme maravilhoso... espero que a tua Brida já esteja em forma... beijos grandes e obrigado pelas tuas palavras de consolo no meu blog.
ResponderEliminarMarizé, a primeira vez que ouvi falar desta sopa foi através do escritor Rubem Alves no site dele, é tão portuguesa, não é mesmo, eu quero experimentar!
ResponderEliminarGosto de sopinhas a base de batatas ,mas dispenso o coentro,mas para quem gosta esta sopinha preparada por seus amigos parece estar muito boa.
ResponderEliminarTambém tenho um cachorrinho aleijado de uma patinha e posso entender muito bem como voce esta se sentindo.Espero de coraçao que sua cadelinha se recupere e possa estar andando logo ,logo
Bjs
Meu marido, quando casamos me avisou que não gostava de cheiro-verde...eu adoro...mas coentro:adorava...eu não podia nem com o cheiro,mas para agradá-lo...rsss...comecei a tentar gostar...e hoje é uma das ervas que mais gosto.Salada temperada então...sou apaixonada...e por ele também...é óbvio...he!he!
ResponderEliminarBjs
Sonia Novaes