Esta receita está no meu caderninho de receitas desde a minha infância, pois desde cedo desenvolvi curiosidade sobre outros sabores.
Demorei tempo, a conseguir confecciona-la com sucesso, para nós agora é fácil, mas na minha infância e no local onde morava, não era fácil reunir alguns ingredientes para nós hoje tão comuns como o Conhac, o tomilho ou até mesmo as natas.
Hoje em dia faz parte da nossa alimentação, e chamamos-lhe, em jeito de brincadeira: “A comida que se liga e desliga”.
Então cá vai:
Ingredientes
Carne de bovino (de preferência lombo)
Cenouras
Cebolas
Cogumelos frescos
Sal
Pimenta
Vinho branco (de boa qualidade)
Polpa tomate
Mostarda
Louro
Tomilho
Natas
Conhac
Confecção
Corta-se a carne ás tirinhas, e coloca-se numa taça.
Tempera-se de sal e pimenta, junta-se as cenouras cortadas ás rodelas finas, a cebola picada, o louro e o tomilho. Rega-se com o vinho branco e deixa-se marinar pelo menos 12 horas. (Costumo deixar a marinar de véspera, a carne fica muito saborosa e tenra).
Laminam-se os cogumelos e salteiam-se. (Como utilizo o wok não uso gordura, mas a receita original fala em margarina, tanto para os cogumelos como para a carne).
Reservam-se.
Reduz-se a marinada a metade. (Ou seja, vai ao lume até reduzir o volume).
Reserva-se.
Salteia-se a carne em lume esperto, (nesta altura costumo tirar as ervas e deixar os restantes sólidos da marinada), durante mais ou menos 5 minutos, aquece-se o conhac numa concha, junta-se à carne e puxa-se fogo, junta-se os cogumelos e a marinada passada por um passador, adiciona-se a polpa de tomate e a mostarda, passa para lume brando e deixa-se estufar.
Na altura de servir, junta-se as natas, deixa-se aquecer rectifica-se os temperos e serve-se com arroz de manteiga, ou outro acompanhamento a gosto.
Espero que gostem!
O seu Strogonoff é um pouquinho diferente do meu,adorei as variações vou experimentar fazer do seu jeito e depois te conto o resultado.Aqui em casa é um prato que todos adoram!Adorei a foto!
ResponderEliminarClaro que adorei o seu Strogonoff uma maravilha.um bjs Natércia))
ResponderEliminaro seu estrogô está mais proximo do autentico, que é muito bom. nao foi adulterado com a adicao do [argh] catchup. ;-) beijoo,
ResponderEliminarMarizé, obrigada pela visita ao Agdá. Adorei seu cantinho. É muito aconchegante.
ResponderEliminarAchei delicioso Marizé. Diferente do que eu faço, mais leve. Vou testar.
ResponderEliminarUmmmmhhh... Gosto muito de strogonoff. E que apresentação bonita! :-)
ResponderEliminarFAz um tempão que não faço estrogonofe. Mas vc me deu um novo alento. Vou experimentar sua receita, que difere um pouco das que já utilizei, mas que me paree muuuuiiito boa.
ResponderEliminarAinda bem que gostaram, fiquei feliz por as ter feito lembrar deste prato, pois por vezes a nossa maior dificuldade não é confeccionar, mas sim ter ideias do que fazer para ir variando.
ResponderEliminarComo é que foste capaz de fazer uma coisa destas sem a ajuda do teu sábio irmão mais?
ResponderEliminarei mamy gosto bué deste arroz é muito bom adoro a maneira que me ensinas-te a faze-lo. adoro-te mae da minha vida (L) ****
ResponderEliminarAss: maria a tua Fifi :)