Segundo o Luís, as receitas são uma fusão entre o tradicional e o moderno, mas se quiserem saber mais passem pelo Outras comidas.
Y porque somos três como as pontas da letra, eu o LPontes e o Eduardo.
O Eduardo teve a seu cargo a abertura do ciclo, e depois deste cardápio do Luís será a minha vez de dar o meu contributo.
No final deixo o link para verem ou reverem o 1º jantar virtual, e para as receitas dos pratos, que desde meados de Setembro tem estado na barra lateral.
Para mim o maior desafio neste menu foi a estética; a apresentação dos pratos estava incluída na receita de preparação, e eu não tenho jeito para decoradora, nem de bolos nem de doces e também não em pratos salgados.
Outro desafio era a presença de alguns ingredientes que a “piolha” não inclui nas refeições, como por exemplo o toucinho gordo, a carne de vaca, o presunto e o queijo curado de sabor forte. Com algum “jogo de cintura” adaptei um dos pratos para que ela pudesse participar da refeição, e foi assim:
Entradas
Melão com presunto
(Carpaccio de presunto sobre redução balsâmica de melão em requeijão de ovelha)
Um regalo para os olhos e para o paladar, e que me deu muito prazer preparar.
Acompanhado de caipiké, (sumo de lima, melão e saké).
Ervilhas com ovos e toucinho
(Raviolis de petit pois com escalfado de ovo de cordona e menta)
Foi este o prato adaptado, no lugar do ravioli de toucinho surgiu uma cornucópia de bacon finíssimo.
O molho foi servido à parte para que cada um se servisse a gosto, ficou com uma cor linda que tenho pena de não estar registada em imagem.
Principais
Rancho à portuguesa
(Estufado de carnes com grão de bico e tomate em caneloni de pasta all’uovo fresca) Aqui o desafio foi MUITO grande, pois de todas as minhas (muitas) limitações, rechear canelonis é uma delas e se não a maior. Por isso, e espero ser perdoada, os canelonis transformaram-se em lasanha contrariando assim o tema do cardápio que indica: escondidos.
Arroz de santola
(Risoto do mar ao Porto com açafrão em carpaccio de terrincho)
A carne de caranguejo assumiu o papel principal que estava destinado à santola, e a meu ver desempenho-o muito bem.A santola tem um preço impossível de suportar e isto da culinária familiar tem muitas vertentes e uma delas é o orçamento.
Maravilhoso o aroma e sabor transmitido pelo Porto branco.
Para conseguir o carpaccio de terrincho, refrigerei o queijo na parte mais alta do frigorifico, até ficar com uma consistência bem firme, depois cortei fatias finíssimas na mandolina.
Sobremesa
Trouxas
(Nougat de lemon curd em massa filo) Aqui usei a receita de lemon curd da Alice waters ("The art of simple food"), por ser uma receita de preparação simples e já anteriormente testada com sucesso.
Não consegui atar as trouxas com a massa filo, atei com cordel de cozinha que retirei depois das trouxas arrefecerem.
Fica assim completa a reportagem do 2º jantar virtual, onde mais uma vez foi um prazer cozinhar e degustar um menu que no dia-a-dia de certeza não apareceria na minha mesa, e, principalmente na companhia virtual de dois colegas e já amigos.
A primeira entrada, a sobremesa e o estufado do rancho foram feitos antecipadamente, e mesmo assim passei um tempo considerável na cozinha, não me sentei à mesa com um ar “glamoroso” mas muito feliz; eu diria que mesmo com as adaptações o resultado final foi positivo, e acabei por ter um cuidado extra na apresentação dos pratos, pode ser que o trauma seja superado e que os meus pratos comecem a aparecer cheios de estilo, hehe…
Receitas: Aqui.
1º Jantar virtual: Aqui.
Notas:
Tem sido penoso para mim ver o “Tachos” sem actualizações, por isso, e tendo ainda duas ausências relativamente longas para este mês, vou deixar em agenda algumas receitas que tenho feito e outras em arquivo.
Obrigado a todos que por aqui têm passado, e a todos os que deixaram uma palavra.
Olá Marizè,
ResponderEliminarMuito mais maravilhoso que a execução cega de uma receita, uma imagem ou uma partitura, é pela interpretação que se constrói a obra de arte e nos definimos como criadores.
Parabéns para si e para o Y.
Luís Pontes
Cara Marizé, tens de me dizer onde se aprende a ser tão humilde!!! :o) A prova foi 100% superada e, as apresentações não podiam estar mais bonitas! O esforço deve ter realmente compensado e, já imagino a cara da menina "piolha" e do cavalheiro! :o)
ResponderEliminarOcorrem-me duas palavras: perfeito e "inbeja"!! :o)
Beijos
Uau! Produção de primeira e um resultado mais bacana ainda. Adorei a concepção dos pratos e das fotos. É como o Luís disse : cada um interpreta a sua maneira e mesmo assim se percebe a unidade no estilo!
ResponderEliminarAgora, é aguardar a proposta feminina do Y pois este projeto está cada vez mais interessante !
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEspectacular! Nem tenho palavras... :-)
ResponderEliminarBeijinhos.
PS: para os canelones, uso placas de lasanha que demolho em água morna para que fiquem moles. Depois, espalho o recheio e enrolo. ;-)
Os teus pratos aparecem sempre com muito estilo Marizé :) Eu tenho a mesma limitação que tu e os canelonis viram sempre lasanha eh eh
ResponderEliminarAdorei a cornucópia!
Muito bem executado. Parabens!
ResponderEliminarPara mim todos estes pratos são novidades. Foi interessante viajar pelo post.
ResponderEliminarMinha parte favorita foi a sobremesa. O Lemon Curd ficou com uma cor linda e só imagino o sabor de todos os elementos agregados.
Parabéns!
Bjs :)
Jesus Christ... Que grande regresso. Deve ter sido um jantar magnífico.
ResponderEliminaruau, um prato mais lindo que o outro!!!
ResponderEliminarum super jantar virtual.
beijinhos
Tudo tão fino e delicado!
ResponderEliminarMarizé, ficou tudo tão bonito que se já a ementa me tinha deixado água na boca agora estou como a Migas: verde de "inbeja" :)
ResponderEliminarParabéns aos três e ao Y, um projecto verdadeiramente interessante! Fico à espera do lado feminino deste projecto!
Beijo grande *
Mariana
Em termos de sabor não sei (mas calculo que tudo tenha ficado esplendido!), agora em termos de apresentação ficou tudo um MUST!!! Lindo! Parabéns! Beijinhos.
ResponderEliminarMaizé, ola
ResponderEliminarestou acompanhando este y muito chyque com enorme prazer.
Não saberia escolher entre os 3 quem levaria uma nota maior.
O cardápio é muito interessante e as apresentações se superam.
bjs
Marizé, que pratos lindos você preparou... fiquei com água na boca! A maioria para mim é novidade, e senti uma vontade imensa de experimentar cada um deles... a cornucópia está linda e muito original, e a sobremesa... está de chorar e pedir mais...
ResponderEliminarBeijos e parabéns.
O menu não me parece de execução nada fácil. Os meus parabéns pelo trabalho. Fizeste mesmo juz à máxima "os olhos também comem": a apresentação e as fotos estão maravilhosas.
ResponderEliminarbjs
que requintado!!! parabéns ;-)
ResponderEliminarPelo amor de Deus...este carpácio, o risoto esta dentro?
ResponderEliminar