segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A minha Tomatina

Um amigo que tem uma plantação de tomate, ofereceu-me uma quantidade considerável deste delicioso ingrediente, com a única condição de eu os ir colher.
A minha cozinha ficou inundada de vermelho, e eu passei o fim-de-semana a cuidar de armazenar para o Inverno, tipo formiguinha!
Dos tomates fresquinhos, acabados de colher e sem nunca terem sentido frigorífico, surgiu:

Doce de tomate
Molho de Tomate
Tomate seco
Polpa de tomate
Tomate ao natural
Sumo de tomate


Ver Tomatina aqui.


DOCE DE TOMATE

O doce de tomate faz parte das tradições gastronómicas de Portugal.
O seu sabor, textura e simplicidade de confecção, faz com que seja apreciado por muitos.

Usei:

Tomate sem pele e sem sementes
A mesma quantidade de açúcar
Canela em pau
Casca de limão (opcional)

Fiz assim:

Levar a lume brando num tacho largo, todos os ingredientes até estar em ponto de geleia. Para saber se atingiu o ponto, colocar um pouquinho de doce num prato, e verificar se passados poucos minutos, atinge a consistência desejada.
Retirar do lume, deixar amornar um pouco, retirar o pau de canela e a casca de limão, e guardar em frascos esterilizados.




MOLHO DE TOMATE

Já vos tinha dado uma receita de molho de tomate aqui, mas desta vez decidi simplificar, e resultou.

Usei:

Tomate sem pele e sem sementes
Cebola
Azeite
Manjericão
Sal
Pimenta

Fiz assim:

Levei a cebola cortada grosseiramente ao lume com o azeite, quando ficou macia, juntei o tomate, temperei de sal e pimenta, e mantive em lume brando até apurar, quase no final adicionei o manjericão.
Deixei amornar, reduzi a puré e dividi por sacos de congelação.



TOMATE SECO

Devo confessar-lhes que o tomate seco, não fazia parte dos meus ingredientes até há pouco tempo atrás, é no entanto um ingrediente versátil e muito saboroso.
Segui a receita da
Elvira.

Usei:

Tomates
Alho
Sal
Pimenta
Açúcar
Ervas frescas
Azeite para conservar

Fiz assim:

Cortei os tomates ao meio, e coloquei sobre a grelha do forno forrada com papel vegetal.
Coloquei meio dente de alho sobre cada meio tomate, salpiquei com açúcar, (para retirar a acidez), sal, pimenta, e ervas frescas picadas, (manjericão, alecrim, estragão, salsa).
Deixei ficar no forno a 130º durante mais ou menos 3 horas. A meio virei os tomates.
Coloquei em frasco de boca larga e tampa hermética e cobri com azeite virgem extra.



POLPA DE TOMATE

A polpa de tomate tem uma utilização infinita na culinária e pode ser muito facilmente preparada, deve ser guardada no congelador, pois não vai ter conservantes.
Para a preparar basta reduzir a puré o tomate sem pele e sem sementes.
Congele em cuvetes de gelo, ou aproveite embalagens tetra pack, ou ainda tabuleiros plásticos ou outros e depois de congelado, parta em pedaços.




TOMATE AO NATURAL

Corte em pedaços o tomate sem pele e sem sementes, e congele na quantidade pretendida, pode ou não juntar um pouco do sumo.
Use em assados no forno, caldeiradas, sopas, etc.




SUMO DE TOMATE

O sumo resultante de todas estas operações, pode ser aproveitado se congelado em sacos para cubos de gelo.
Ou então, tempere com sal, pimenta e umas gotas de tabasco e delicie-se.




NOTAS:

O tomate é facilmente pelado se fizer um corte na pele e depois o escaldar em água quase a ferver durante uns minutos.

29 comentários:

  1. Que ideia genial, congelar o sumo de tomate nos sacos para o gelo.
    E o seu doce de tomate fez-me lembrar o docinho que a minha madrinha fazia.
    Hum com umas tostinhas.:)

    ResponderEliminar
  2. Oi Marizé saudades de vc!Nossa quanta coisa gostosa vc fez com os tomates e que delícia tudo fresquinho,direto da horta para a cozinha!Beijo e bom dia

    ResponderEliminar
  3. Tudo maravilhoso! Que sorte, esses tomatinhos caseiros...Contudo, de todos eu escolhia um: o doce de tomate. O que eu adoro doce de tomate com canela...ai ai (suspiros)

    Beijos :o)

    ResponderEliminar
  4. Marizé, quantas delícias com o tomate, o que mais me chamou a atenção foi o doce e o sumo de tomate, adorei!

    ResponderEliminar
  5. Que festival de tomate maravilhoso... adorei todas as receitas. Sou uma grande apreciadora de doce de tomate é uma delicia ;-)

    ResponderEliminar
  6. Grande festival de tomate! Fantástico! Parabéns, querida Marizé! :-)

    ResponderEliminar
  7. Marizé, quantas delícias com o tomate, não??? Estão tão vermelhinhos e lindos! Adorei!
    Beijinhos!
    Ótima semana!

    www.mangiachetefabene.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. Nossa quanta coisa com tomate!rsrsrs
    Tudo natural é bem melhor!
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  9. Marizé eu depois tambem vou mostrar os meus tomates percebeste mas gustei da maneira como tu fazes mas aqui na minha casa tambem eu e o meu marido fazemos de formiguinhas,para nós e para os filhos.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  10. Quantas idéias boas, assim não se perde nem a frescura, nem sabor, nem os tomates, pois todos já foram utilizados!
    Adorei!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. é vc às voltas com o tomate e eu às voltas com o figo... o doce de tomate está, definitivamente, no meu top 10 de compotas! Delicioso!

    ResponderEliminar
  12. adorei todas asugestoes para aproveitar bem o tomate !! o que eu mais gosto é do sumo !! bjs

    ResponderEliminar
  13. Marizé, tem que aproveitar, pois esse pode ser o ultimo suspiro dos bons tomates do verao! ;-)

    um beijo,

    ResponderEliminar
  14. Estou fascinada com a volta que deste aos tomates...
    Isso é que foi «brincar» de formiguinha, hem? Que belas ideias!!!
    Beijokas.

    ResponderEliminar
  15. delicias de tomates , mais o meu favorito é tomate seco esse então está divino ,,, beijos

    ResponderEliminar
  16. Os que a minha mãe me deu também tive de lhes arranjar várias utilizações. A maior parte: congelei, depois de ter tirado a pele. Não sou apreciadora de doces, por isso o de tomate não foge á regra.
    Mas depois de tirar a pele a bastantes, triturei, juntamente com 2 dentes de alho. Juntei um pouco de azeite e deixei em lume brando até cozinhar bem. Deixei arrefecer e pus em frascos no frigorífico.
    Mas já a minha avó dizia: no tempo do tomate não há más cozinheiras.A verdade é que não se compara o mesmo prato feito com concentrado de compra ou com tomate madurinho acabado de apanhar.
    boa semana

    ResponderEliminar
  17. Que delícia. Quase que consigo sentir o cheiro. Faz-me lembrar serões em que eu, o único sobrinho rapaz, passava horas entre tias e primas, a pelar e a arranjar tomate, para mais tarde ter a melhor recompensa do mundo. Doce de tomate da tia Adélia de Coruche! Um beijinho para ela.
    Parabéns e descanse pois deve ter sido extenuante!
    Porém, como diz o ditado, quem corre por gosto...

    ResponderEliminar
  18. Tudo delicioso! Parabéns! Aqui os tomates são reis. Quer ao natural, nas saladas, quer sob a forma de pasta de tomate ou secos ao sol com sal.
    Adorei as suas "produções"!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Estou simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-A-D-A! Adorei todas as sugestões! o Sume de tomate ficou lindo nos saquinhos de gelo! Eu também costumo fazer saquinhos de gelo com sumo de limão.
    Lindo...
    Bjs encarnados

    ResponderEliminar
  20. Tantas sugestões maravilhosas,e ás vezes não sabemos o fazer aos tomates maduros...obrigado pelas sugestões.
    Bjitos.

    ResponderEliminar
  21. Ai (suspiro)!
    Estou aqui cheia de inveja (boa) pois a minha mãe também tem esses tomatinhos bons a estragar e eu aqui tão longe para ir buscar. E adoro esse doce de tomate.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Marizé, que belas ideias que me deste!!!! Todos os anos tenho o problema de "excesso" de tomate, acabo sempre por fazer o doce e congelar... mas para o ano já sei, venho aqui e roubo umas receitinhas!!!!

    bjks

    ResponderEliminar
  23. Nossa! Quanto tomate hein!
    dá pra abrir uma loja e revender os produtos, rsrs
    Agora, esse molho de tomate que vc fez deve ter ficado divino! Eu amo molhos, como de colher se deixar, rsrs

    ResponderEliminar
  24. Quantas delícias com tomate! Adorei a idéia do sumo congelado em sacos para cubos de gelo. Colocarei em prática!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  25. Marizé, amei este post de tudo sobre tomates, vou experimentar um por um. A novidade para mim foi o doce de tomate. Não é comum aqui no Brasil, pelo menos eu não conhecia. Vou experimentar tamém.
    Parabéns.
    bjs

    ResponderEliminar
  26. amei,este post de tudo sobre o tomate aqui no brasil temos variados tipo de usos usamos pra muita coisa a maioria que tai eu conheco mesmo assi adorei uma ou duas eu nao conhecia ma mesmo assim foi bom saber de uma receita amas

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.