quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Economia doméstica











Não querendo, dar lições a ninguém, vou falar-vos da minha contribuição para a saúde do nosso querido planeta, ao mesmo tempo que vou poupando uns euros que estão cada vez mais escassos.
Conforme disse não quero dar lições apenas partilhar convosco alguns truques que aplico no dia a dia e na gestão da minha casa.

RECICLAGEM

Tornou-se moda, e para isso basta ver o preço absurdo que pedem por um eco ponto doméstico, acho que adquirir um, só ajuda a reciclar o nosso dinheiro, pois para alem de serem caríssimos, são pequenos principalmente se o locar de reciclagem mais próximo não for logo ali ao virar da esquina. Por isso improvisem, por exemplo: para as pilhas ou tinteiros uso garrafões de plástico vazios, para o papel uma caixa de cartão (se for forrada com folhas de jornal fica original e já estão a reciclar), para as embalagens e para o vidro terá que ser algo maior se tiver tampa pode ser posto no exterior.

Uma das coisas que me preocupa, é o óleo de cozinha utilizado, não deve ser despejado no lava loiças ou sanita, pois as estações de tratamento de águas já não têm capacidade de decomposição para eles. Li algures que deveríamos colocar o óleo dentro de garrafas de plástico e depois colocar no lixo normal para ir para o aterro, mas se assim for, e como não acredito que alguém se dê ao trabalho de abrir todas as garrafas e despeja-las, o plástico acaba por ir para o sítio errado., por isso encontrei uma solução que me parece muito boa, coloco no fundo do saco do lixo uma camada de areia absorvente para gatos e em cima despejo o óleo que é absorvido pela areia.

As embalagens de plástico ou esferovite, reutilizo-as para congelar alimentos, os sacos de plástico para colocar lixo, os frascos de vidro para especiarias, sementes ou no escritório para clips e na casa de banho para ganchos do cabelo e elásticos.
As embalagens dos ovos são óptimas para germinar sementes.

ÁGUA

È a maior riqueza que o nosso planeta nos oferece, já vos aconteceu haver uma avaria do fornecimento de água? È de dar em doida! Por isso ao mesmo tempo que contribuo para a sua preservação vou poupando uns cêntimos e as minhas plantas adoram.

Quando cozinho massa, arroz, batatas, etc.… a água em vez de ir pelo ralo vai directa para o regador, depois de fria serve para regar as plantas.
A água de por a loiça de molho, (desde que não leve detergente) também serve.

A água de cozer carne, peixe, legumes, marisco ou caça, serve para fazer caldos que podem ser congelados e utilizados em arroz, massa, guisados, sopas, molhos, enfim, tudo o que pede caldos.

ALIMENTAÇÃO

Não sou pessoa de gastar rios de dinheiro quando vou ao supermercado, no entanto não falta nada na minha dispensa e todos os dias cozinho, para isso tenho alguns truques, o mais importante é PLANEAMENTO, ou seja, planeio com antecedência de uma semana as refeições, actualizo a lista de ingredientes e não vou ás compras sem ela.

No supermercado e com a lista na mão, não convêm ir de barriga vazia, (isso todas sabemos), depois, estar atenta a promoções, por vezes não são tão boas como pretendem parecer, as marcas próprias dos supermercados por norma têm qualidade e o preço é muito bom, os produtos ao melhor preço nunca estão ao nível dos nossos olhos por isso ao percorrer os corredores verifico sempre as prateleiras inferiores é aí que estão as pechinchas.
Não compro refrigerantes nem bolachas ou bolos de pacote, (e tenho uma filha pré adolescente). No primeiro caso a água, o leite e os sumos de fruta naturais, são mais saudáveis e indiscutivelmente muito mais baratos, no segundo caso tenho prazer em confeccioná-los eu própria e assim garanto a ausência de corantes conservantes e todas aquelas coisas que aparecem na composição começadas por E- qualquer coisa.

Em casa, e também por falta de tempo, ao fazer o jantar tenho que fazer logo conta com o almoço do dia seguinte, mais uma salada, fruta umas fatias de queijo e bom pão acabam por guarnecer qualquer mesa e estômago.

ENERGIA

Optei pelo ciclo bi horário de fornecimento de energia eléctrica, coloquei uma ficha programável na máquina de lavar roupa e assim só funciona durante a noite, o mesmo para a máquina da loiça, (que raramente uso).

Optei por lâmpadas economizadoras, são mais caras mas duram uma eternidade e com um consumo de 40 Watts consegue-se uma luz de 100.

Há uma vertente de sacrifício no meio disto tudo, e no meu caso é o facto de passar o domingo, (a energia nesse dia é pela metade do preço), agarrada ao ferro de engomar e ao forno que é eléctrico, por isso o domingo é também dia de bolos e bolachinhas.
Em relação ao gás, passei a gastar metade desde que comprei um esquentador inteligente.

Grelhados na brasa, económicos e saborosos o que mais se pode pedir, no Verão é óbvio os grelhados no exterior são uma festa, mas no Inverno a lareira serve para mais do que aquecer e dar ambiente, para além de fazer grelhados, (aconselho a fazer limpeza à chaminé uma vez por ano), também serve para cozer feijão, grão ou carne na púcara de barro e o sabor é irresistível.

Na rua, e nas minhas deslocações diárias utilizo a bicicleta, pois tenho a sorte da minha casa ser relativamente próxima do escritório, equipamento necessário: mochila. Vantagens: Poupança de combustível e de euros, preservação do ambiente e estar em forma. Desvantagens: renuncia ás saias e saltos altos.



Se de todas as pessoas que lerem este post, uma delas for sensibilizada, já fico feliz.

13 comentários:

  1. ADOREI! sUAS LIÇÕES DE AMOR AO NOSSO PLANETA JÁ CONQUISTARAM UMA SEGUIDORA: EU!
    mE CHAMO SOCORRO BRAGA, MEU E-MAIL É SOCORRO@ECOSBR.COM E QUERIA SABER SE VC TEM A RECEITA DA MASSA FILO?

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo! =)
    Aqui em casa também usamos uma política amiga do ambiente! Não temos contentores de ECOPONTO, são muito caros, mas temos outros baldes que serem bem para o efeito!
    Na casa de banho do 1ºandar, a água quente demora a chegar por isso guardamos-a em garrafões e usamos na comida. A água de lavar os legumes vai para as plantas.
    Grelhados no verão é do melhor! O forno como é eléctrico tentamos aproveitar ao máximo por isso quando se assa a seguir segue uma sobremesa/bolo para o forno! Na lareira só costumamos assar enchidos. Este ano colocámos um recuperador de calor (mandámos fechar a lareira), aí podemos fazer comida lá dentro?! Pode ser perigoso não?!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Carla: grelhados na lareira com o recuperador de calor talvez seja perigoso devido á gordura, não posso dizer porque a minha lareira não tem, a outra comida que só deita vapor, como o feijão ou o grão não sei se fará mal.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Marizé,
    Com o óleo(de cozinha)usado eu faço sabão. Fica ótimo! Tenho usado para lavar louças e também as roupas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao óleo de cozinha, se morar em Sintra ou Oeiras ou se deslocar lá de vez em qdo, é só levar o garrafão que se vai enchendo com o óleo que se ia deitar fora e colocá-lo nos oleões que existem nestes concelhos ;)

    ResponderEliminar
  6. Fico contente por ver que existem pessoas como eu tão sensibilizadas em preservar o ambiente! O que parece raro...

    A quantidade de comentários diminui o que só mostra o desprezo que as pessoas dão ao ambiente.

    Se pensarmos bem o ambiente é o nosso melhor amigo e sem ele era impensável viver. Mas há também que pensar nos outros seres vivos que habitam o planeta connosco e muitos já cá estão há muito mais tempo, e que não tem culpa nenhuma pelo que estamos a fazer.
    Não se esqueçam que os animais estão a sofrer com as nossas acções... como por exemplo, o aumento das lixeiras, o aumento da desflorestação, com a consequente destruição dos seus habitat e de um sumidouro do principal gás com efeito de estufa, o dióxido de carbono.

    A mudança não passa só pelas autarquias e pelo governo, mas por nós cidadãos.

    O futuro do ambiente depende de nós!

    Ajudem a preservá-lo!

    ResponderEliminar
  7. acreditas que não tinha visto este teu post????

    ADOREI!!!!! MARAVILHOSO! Precisamos de mais pessoas como tu!

    beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. oi concordo com vc acho muito interesante

    ResponderEliminar
  9. Olá.
    Descobri há pouco este blog e ainda o ando a explorar. Este post está muito bom. Quanto ao óleo usado, pode-se entregar em qualquer escola básica ou secundária que lá é efectuada recolha de óleos usados.
    Eu também sou adepta da bicicleta para o trabalho e tenho pena que sejamos poucas pessoas a fazer isso. Moro a cerca de 15 minutos de bicicleta do trabalho e tenho colagas que moram mesmo ao lado e usam carro...é um atentado ao nosso planeta e às suas carteiras.
    Também sou adepta de, nos dias quentes usar o forno solar. Com o calor que faz no alentejo, a diferença de tempo para um forno eléctrico não é muita e na factura nota-se bem.
    Tudo o que podemos fazer pelo nosso planeta é sempre pouco mas bom...

    ResponderEliminar
  10. É a 1ª vez que por aqui passo, mas gostei muito das suas economias!
    Também pratico algumas delas, no entanto pensava que as águas de cozeduras e de pré-lavagens das louças que eram prejudiciais para as plantas.
    Como os combustores são também um pouco raros, eu aproveito todo o lixo alimentar (cascas de batatas, cebolas, cenouras, etc) para fazer composto para as minhas plantinhas aromáticas, reduzo a quantidade de lixo e ainda por cima cultivo todas as plantinhas aromáticas que uso!!
    Também uso a lareira para todos os grelhados, e tb guardo as pilhas, mas neste caso num local engraçado. Os meus filhotes são pequenos, e com uma fixação por pilhas!!! Então, uso uma daquelas caixinhas onde se colocam as toalhitas (que têm uma entrada pequena)colocada num local inacessivel para eles e quando estiver cheia vão para o pilhão!!!

    Vou continuar a explorar o seu blog, e continue a partilhar as suas ideias!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. puxa,como é bom ter pessoas tão boas como vc,te agradeço por isso um grande abraço

    ResponderEliminar
  12. posso fazer grelhados no recuperador do aquecimento

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.