quarta-feira, 25 de junho de 2008

1º Aniversário do Tachos de ensaio - A cozinha

A minha cozinha é o meu elemento, o lugar onde me sinto melhor.
Ao longo da história o homem sempre se reuniu na hora das refeições, seja à volta da fogueira em tempos remotos ou à volta da mesa até aos dias de hoje. A cozinha é assim o coração de um lar, um lugar morno de emoções aromas e sabores, enfim um lugar de aconchego, pelo menos para mim.

Não resumo a minha cozinha à divisão da casa onde cozinho, a minha cozinha tem “anexos” importantes, ramificações, sectores de produção, transformação, armazenamento e, claro, de consumo.

Cozinhar tem em mim um efeito terapêutico, mas não se iludam, eu sou uma pessoa normal e nem sempre me apetece cozinhar, ou nem sempre me apetece inovar, na minha cozinha também há dias de “pasta e pesto”, tostas mistas e batidos e chá com torradas.

Seriam tantas as perspectivas a explorar neste meu espaço de perfeito romance entre mim, os ingredientes e o paladar, que esta publicação ficaria monstruosa, escolhi algumas para festejar 365 dias de parceria entre o real e o virtual.


35 comentários:

  1. Adorei esta "viagem" pela tua cozinha.

    ResponderEliminar
  2. Marizé, que bonita deve ser a tua cozinha na totalidade. Vi estes pequenos pormemores que nos mostraste e fiquei rendida. Também acho que a cozinha é um dos lugares mais importantes da casa, senão o mais importante, e acredito que deve ser o mais aconchegante e acolhedor possível. Um lugar para reunir família e amigos, para ter conversas... Para viver!
    A tua despensa com as especiarias é fantástica!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. adorei conhecer o teu "laboratório" e estou farta de me rir pois, no meio de tanta coisa que temos em comum, acabei de descobrir mais uma: as fitas que tens a decorar as parteleiras da tua despensa são iguaizinhas ás que eu tenho também na minha despensa...

    ResponderEliminar
  4. Alô gaja... não levem a amal os k lerem este comentário mas é assim k trato a minha Amiga Zé.Amiga das cantorias OTS, onde conheci e tou a amar continuar a conhecer, pk a Zé é uma verdadeira surpresa pra mim....há sempre coisas novas nela k me vão supreendendo!!! Parabéns gaja pelo 1º aniversário do teu maravilhoso blog.A tua cozinha é um verdadeiro mundo da arte de fazer e comer bem.
    Saudações Típicas desta tua Amiga
    Angelita

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de cozinha, Marizé! Gosto principalmente da parte dos vasos cheios de ervinhas, essa é aquela que eu invejo mais! Quero uma assim, mas não está fácil... :)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  6. Marizé, adorei as fotos! Obrigada pela visita guiada =)

    Já agora onde arranjou esses sacos para a reciclagem? Têm aspecto de serem bem resistentes.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Pois muito bem Sra. Dona Marizé, agora é que me encheste as medidas.
    Eu sou uma verdadeira CUSCA com a cozinha dos outros e todos esses detalhes da tua estão a fazer as minhas delícias, sim porque eu vou cuscar outra vez a tua cozinha!
    Concordo com tudo que disseste e mais, sinto tudo o que disseste da masma forma. Para mim a cozinha é também, a parte mais importante de uma casa. Adorei conhecer mais este pedacinho da tua pessoa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bela reportagem de um belo espaço. Aquele espremedor de citrinos do Philippe Stark é uma peça lindíssima.

    ResponderEliminar
  9. Amiga, a tua cozinha é mesmo um autentico Laboratório de Sabores:)
    Bjo

    ResponderEliminar
  10. Amiga parabéns por esse lindo blog, e mais que cozinha linda é essa ,,, a um dia irei ai e tomarei um café chique com seu cookies maravilhosos heim,,, beijos

    ResponderEliminar
  11. Marizé adorei conhecer a tua cozinha cada vez mais digo...sempre disse que eu sou a maior pelintra que anda por estas bandas! Pronto sou o que sou e ninguém pode mudar o mundo. Um beijinho muito grande aqui da tua amiga. Natércia...

    ResponderEliminar
  12. Eu não seria capaz!
    Admiro a coragem de quem, como a Marizé, consegue expor assim a "intimidade" do seu laboratório.
    Por mim, bisbilhotei um pouco por esses adereços que nas suas mãos se tornam mágicos, o bule, a phisalis linda, a sálvia especial, sempre com a sensação constrangida de estar a ver o que não devia, o "making of" do Tachos.
    A vida também são estes pequenos voyeurismos...

    LPontes

    ResponderEliminar
  13. Sua cozinha está longe de ser o back stage, é o próprio palco!
    Adorei as portas abertas à visitação, obrigada!
    Agora, aquele avental de vaquinha é o máxino, né não!
    E aquele moedor de café, acoplado (?) ao pote, genial!
    Acho que ficaria horas bisbilhotando - é feio mas fiquei fascinada, como fico em lojas especializadas e bonitas de apetrechos e delicadezas de cozinha...!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Foi muito bom passear pela sua cozinha e conhecer um pouco do lugar onde você prepara as delícias com que nos presenteia.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  15. Parabens pela cozinha cheia de vida e alma latente.

    ResponderEliminar
  16. Vc tem um pequeno arsenal de coisas ai, o que me faz lembrar dos meus próprios sonhos de consumo para a cozinha e a falta de espaço para guardá-los...
    Minha dispensa, no momento, é a máquina de lavar louça que normalmente não uso...
    Vendo tantos equipamentos dá vontade de arregaçar as mangas e ir para a cozinha!
    Para mim a cozinha é onde fica o coração da casa. Nas reuniões que sempre fiz, na casa de minha mãe, quando vivia no Brasil, era na cozinha que todos acabavam por se reunir, mesmo a cozinha sendo pequena.
    Obrigada por dividir conosco!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  17. Marizé, guria bonita e prendada! que cozinha bacana! muito obrigada por nos deixar dar uma olhadinha na sua cozinha. adorei ver todos os micro-detalhes. esse eh mesmo um lugar especial, perfeito para uma pessoa especial. um beijo! :-*

    ResponderEliminar
  18. Nossa, que cozinha equipada! a minha é bem menor!
    bjo.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns!!Espero que faça mais 20 anos!

    ResponderEliminar
  20. Olha a cozinha que eu quero ter quando for grande!

    Agora a sério: adorei este périplo pelo laboratório dos teus ensaios.

    bjs

    ResponderEliminar
  21. sei q estou atarsada, mas parabens ao tachos!!

    e q bela cozinha..a.dorei todas as fotos!! bjs

    ResponderEliminar
  22. Muitos Parabéns pelo 1º Aniversário dos teus tachos. Adorei conhecer a tua cozinha. Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  23. Espectacular... Gostei muito de ver o Ecoponto, as plantas e os almofarizes ;) Tens uma cozinha super completa :)

    ResponderEliminar
  24. Que barbara a sua cozinha, e eu que achava que tinha muitas especiarias fiquei curta perto das suas, e quantos utelzilios maravilhosos.Parabéns e parabens pelo primeiro aninho do blog o meu também aniversariou, mas nao deu tempo, entre quedas de internet e reformas , o coitadinho passou sem glorias nem penas
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Achei fantástico as coisas q tens na tua cozinha, tantos apetrechos, muitos parabéns e que continue por muitos e muitos anos, felicidades, bjs

    ResponderEliminar
  26. oi Marizé..parabens querida pelo aniversario de 1 aninho da sua linda cozinha!!!..amei todas as fotos..amei conhecer cada detalhes..livros..dispensa..é isso que é uma cozinha..o lugar mais encantado de uma casa..a alquimia da casa!beijus

    ResponderEliminar
  27. A tua cozinha, Marizé, é um museu vivo, linda de morrer... era capaz de me perder lá dentro por umas boas horas.
    Obrigada por partilhares assim connosco as tuas maravilhas!
    Muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Esqueci de dizer que estou apaixonada pelas tuas galinhas...

    ResponderEliminar
  29. Menina, que delícia de cozinha e quantas coisas maravilhosas você tem!!! Fiquei aqui babando! Muita vontade de ir até aí aprender novas coisas e tomar um café...pena que é um pouquinho longe!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  30. Ai moça!
    Com toda essa artilharia só poderiam mesmo sair receitas bombásticas.
    Todos esses pormenores só poderiam ser de alguém que adora cozinhar e receber bem :)
    Bela reportagem.
    Ah, e belo pézinho lol
    A parte do descanso é muito importante ;)

    ResponderEliminar
  31. Gostei de conhecer mais sobre vc e sobre a tua cozinha... Bjs

    ResponderEliminar
  32. Acho que nunca vi uma cozinha tão equipada! Adorei cada cantinho! Bjs!

    ResponderEliminar
  33. Mas esta cozinha está pra lá de muito bem abastecida.

    Compartilho com sua opinião: acho que a cozinha tem vida e tem alma. Quando recebo amigos, preferem todos ficar em pé batendo papo em volta do fogão enquanto cozinho. Isso que é delicioso!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.