segunda-feira, 23 de junho de 2008

1º Aniversário do Tachos de Ensaio - O blog

Tal como aconteceu quando dei vida ao Tachos de Ensaio, o seu primeiro aniversário também foi alvo de reflexão, e por mais que tenha pensado no assunto nada de original me veio à cabeça. Quer dizer, até veio, mas foi em cima da hora e já não deu tempo, fica assim em stand by até surgir a oportunidade.
Tachos de Ensaios é assim a “montra” onde são expostos os resultados da minha actividade na cozinha, uma actividade feita com muito prazer, por necessidade de me alimentar e alimentar uma família, não cozinho para o blog, cozinho para mim e mostro no blog.

Tenho tentado ser coerente e manter 3 publicações semanais, sendo assim e nesta semana de aniversário não será diferente, hoje o post será sobre o blog, 4ª feira sobre a cozinha e 6ª feira sobre a blogueira, (normalmente à 6ª feira a receita é doce, he, he, he…)

Para saberem como nasceu o Tachos de ensaio, vou usar a resposta que dei à Valentina na altura em que participei no evento:
Blogueiros de lingua portuguesa.

Ensaios sobre a lucidez de cozinhar e a cegueira de saborear? Soa-lhes familiar? Não, não é minha intenção plagiar o nosso Nobel da literatura! Lucidez de cozinhar porque dentro da pitada de loucura em cada um de nós, há que ser lúcido para distinguir o que é essencial, e no meio da lucidez de sabermos o que mais gostamos terá de estar uma pitada de loucura para ousar nas experiências do paladar.

Agora uma pequena retrospectiva em jeito de balanço deste primeiro ano de vida:


A mais procurada / vista

A mais comentada

A minha foto preferida

A minha maior pesquisa / ensaio

A receita que mais me surpreendeu

A receita mais fotogénica

A menos fotogénica

O meu post preferido

O mais util


Um obrigado especial a todos que entram aqui sejam anónimos em busca de inspiração encontrando ou não resposta ao que procuram, blogueiros que dão apoio sempre que é preciso, ou comentadores que expõem as suas dúvidas e exprimem a sua opinião, e aos que não se manifestam e aqui vieram parar através do “santo” google e tiveram a simpatia de voltar, a todos vocês MUITO OBRIGADA, este blog também é vosso.

51 comentários:

  1. Marizé, então muitos parabéns pelo aniversário do blog! Devo dizer-te que adorei o teu post de aniversário, gostei de tudo o que escreveste e gostei da maneira como apresentaste as coisas, gostei da tua partilha das fotos, enfim gostei de tudo!
    Continua o bom trabalho que tens feito até agora e espero que continues durante muito, muito tempo por aqui a partilhar as tuas receitas e um pouquinho da tua vida connosco!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Marizocas! Sabes que tenho um carinho muito especial pelo teu blog! E igualmente especial, pela sua autora! :o)

    Sabes que um destes dias, uma menina que conheci cá, através do meu blog, disse-me que andou a pesquisar no teu blog e encontrou a massa de peixe que queria fazer(eu tinha-lhe indicado alguns blogs que gostava). Por isso, ela foi uma das visitantes do post mais popular! Lol

    Beijos grandes e aguardo pelas restantes novidades da semana de comemoração! :o)

    ResponderEliminar
  3. Marizé,parabéns pelo ano do blog,que continui a fazer receitinhas fabulosas.Beijito boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Minha querida amiga, muitos parabéns por este ano cheio de receitas e dicas tão incríveis! Tu és uma mulher cheia de talento e com um coração do tamanho do teu sorriso lindo e eu só desejo que o blog comemore muitos, muitos mais anos!

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Uma vez mais, feliz bloganiversário! Gostei muito deste post de balanço e retrospectiva. Não me vou pôr para aqui a fazer elogios, prefiro fazê-los particularmente. De qualquer forma, tu sabes que os Tachos é muito mais do que um dos meus blogues favoritos, sobretudo porque, através dele, chegou-me também um dos melhores temperos da vida: uma amizade honesta, sem promessas de eternidade (aqui estou a citar a migas..).

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Marizé, muitos Parabéns pelo 1º aniversário do Tachos de Ensaio! A sua sinceridade, alegria e criatividade tornaram o Tachos um blogue de referência (e um dos meus preferidos).
    Continue neste bom caminho que eu estarei aqui para aprender consigo!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Marizé, parabéns por teres construido este espaço fantástico.
    Depois de ter percorrido todo o blogue, tenho que referir que a magnífica sinopse que apresentaste neste post retrata bem o que fizeste ao longo deste ano, mas peca por insuficiente; este espaço é efectivamente fabulástico. Continua a deliciar-nos com as tuas criações e ensaios.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns! E felicidades para o futuro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Como sou uma daquelas visitantes que passa sem deixar comentário aproveito esta ocasião especial para te dar os parabéns.
    É uma inspiração e confesso, é também uma espécie de caderno de apontamentos sempre disponível que ainda por cima - sorte a minha!!! - não me dá trabalho nenhum. Ainda ontem vim aqui copiar a receita das cenourinhas e do lombo recheado com ameixas para um almoço com a família. Ficaram optimos já agora.

    Bem-haja Marizé.

    ResponderEliminar
  10. Minha amiga, parabéns por o teu aninho de vida! És uma mulher, com o M MAIOR que tenho visto. Um beijinho do tamanho do mundo. Natércia...

    ResponderEliminar
  11. Olá Marizé,
    Parabéns querida e que o teu blog continue por muitos e muitos:)
    São os meus votos sinceros.
    Bjo

    ResponderEliminar
  12. Marizé, parabéns! Por este post tão gostoso eu te daria o Nobel do blog. Assim como Saramago, vc sabe bem usar as palavras. E sabe ainda cozinhar e fotografar.
    Só estou conseguindo enviar 1 post por semana, achei os seus 3 uma medida ótima. Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. Marizé, parabéns pelo 1º aniversário!
    Gosto demais de vir aqui, sempre saio com bagagem!
    E que continue!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Marizé, muitos parabéns pelo 1º aniversário do Tachos de ensaio.
    Este é para mim um blog de referência e um dos meus favoritos, vir aqui, tem sido um verdadeiro prazer. Desejo que o teu blog tenha uma vida longa e frutuosa, cheia de alegrias e inspiração.
    Mais uma vez parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Parabéns!!!!! Que continues a alimentar as tuas famílias - a física e a virtual - com as tuas delícias!

    ResponderEliminar
  16. Marizé, parceira inseparável ( na verdade, madrinha !)do DCPV e precursora dos nossos Inter-Blogs, parabéns pelo aniversário do Tachos e o presente,pelo visto, será nosso !
    Um tremendo making-off do blockbuster dos blogs culinários ! Acompanharemos com prazer !

    ResponderEliminar
  17. Muitos parabéns :)

    Linda colecção de tachos!

    Subscrevo todos os elogios que fizeram ao teu blog.

    Quero que saibas que gosto muito de vir aqui e apesar de não te conhecer pessoalmente pareces-me uma pessoa muito simpática. Acho sempre imensa piada responderes aos meus comentários por mail, acho que isso aproxima as pessoas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O sucesso do Tachos de Ensio é resultado da coerência e do amor pela boa mesa!
    Parabéns!
    bjocas,
    Nina.

    ResponderEliminar
  19. Marizé, você é um ser iluminado pois suas receitas são simplismente demais!! Coisas boas,lindas, fáceis de fazer que nos dão alegria em visitar seu blog. Meus mais sinceros parabéns, continue sempre nos presenteando com suas maravilhas!! Um grande beijo da admiradora Carol

    ResponderEliminar
  20. Parabéns ao blog e a você, por nos trazer tantas coisas deliciosa, Marizé!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  21. Parabéns, gostei muito da retrospectiva, ficamos ansiosos à espera dos outros posts que estão ainda para vir

    ResponderEliminar
  22. Marizé faz pouco tempo que participo do Cozinhas do Mundo e sempre passo por aqui, pois gosto de ver as suas sugestões. Acho suas fotos muito criativas tb.
    Gostei muito do post de retrospectiva, pois ainda não conheço todas as suas receitas. Com tantas amigas a visitar, é dificil dar conta de tudo, mas aos poucos chegamos lá.
    Assim como você eu tb mostro o meu dia-a-dia, o que faço para a minha família e para eu mesma. E acho que este deveria ser o objetivo de todas nós.
    Parabéns pelo seu primeiro ano e que venham muito mais sempre com boas e deliciosas sugestões!
    Felicidades!
    E como se diz aqui: "Keep up with the good work!"
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  23. A retrospectiva esta otima ! parabens por este primeiro ano cheio de delicias e que venham mais outros saborosos ensaios ! bjs

    ResponderEliminar
  24. Marizé,também sou daquelas que passa por aqui sem deixar um comentário mas hoje não poderia deixar de te dar os parabéns pelo belo blog e pelas receitas ótimas,gosto muito das misturas de especiarias que fazes, tu és para mim uma bela fonte de inspiração,que continues assim sempre criativa,beijo!

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo aniversário, pelas receitas fantástoicas, pelas palavras sábias e pelas fotos deliciosas. Parabéns por teres decidido, há um ano atrás, criar um blogue. Sem ele a blogosfera culinária não seria a mesma coisa ;)

    ResponderEliminar
  26. Marizé! Parabens!! Many happy returns para o Tachos de Ensaio! Incrivel que voce so escreva aqui ha um ano, pois a impressao que eu tenho eh a de que o seu blog sempre esteve presente, desde os primordios. Vida longa para este espaço, suas receitas, fotos e escritos. Beijaoo,

    ResponderEliminar
  27. Ainda bem que existes!!!
    Mil beijinhos de parabéns!!!

    ResponderEliminar
  28. Parabens Marize! Pelo aniversario do Blog e tambem pela generosidade de dividir conosco as deliciosas receitas que cozinhas pra ti.
    Muita Saude e Inspiracao para o segundo ano que se inicia!
    Beijo :)

    ResponderEliminar
  29. Querida parabéns pelo blog, teu blog é muito organizado e só tem coisa boa e essa postagem não poderia fugir a regra. Concordo com as tuas opiniões sobre as fotos!
    Que você continue a nos presentear por muitos anos!
    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Parabéns e muitos posts de vida para o Tachos! beijos

    ResponderEliminar
  31. Marizé, meus parabéns, acho o seu blog único, cheio de personalidade! Que ele faça muitos aniversários! Beijos!!! :)

    ResponderEliminar
  32. Querida Marizé, parabéns por existires e por teres este blog...
    Obrigada pela partilha que fazes connosco, já aprendi tanto contigo que nem sei o que dizer mais...
    Continua, amiga do coração!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Marize, parabens pelo aniversário do blog.
    gosto muito de vir aqui embora nem sempre comente e ultimamente ando super, super busy que minhas visitas aos blogs acabam sendo raras. \peco desculpas.
    sucessos e mais sucessos a voce e ao tacho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Muitos Parabéns ao Tachos de Ensaio e à sua autora.

    Apesar de nem sempre comentar, sou uma visita assídua, gosto do que por aqui se cozinha e do modo como se cozinha.

    Um beijo grande,

    ResponderEliminar
  35. Olá Marizé,

    Este post foi para mim uma surpresa. Não pelo facto aniversariante, coisa que acontece a todos com o passar do tempo, se se deixa, mas porque estava convencido que o "tachos" era coisa bem mais antiga, pelo modo como é uma referência para tanta gente por essa blogosfera fora.
    Se calhar nem a Marizé sabe de alguns sítios muito, muito recônditos por onde às vezes ando e que a conhecem!
    Gostei de ver a colecção de evocações, onde está aquela que foi, e é ainda, um mistério para mim: onde é que, naquela altura do ano, conseguiu arranjar o phisallis da sua foto preferida?
    Parabéns por tudo ... e pela companhia, apoio e inspiração que foi para mim, desde que por aqui ando.
    Obrigado

    LPontes

    ResponderEliminar
  36. Parabéns!!!!! Faz bem menos de um ano que nos encontramos no espaço virtual, mas sinto como se fôssemos velhas amigas e quero dizer que você é uma pessoa especial, com muito talento e garra! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  37. Parabéns pelo primeiro aniversário.
    Gosto bastante de passar por aqui e ver as delícias que nos oferece :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Olá!Sou leitora assídua e quero desejar Feliz Aniversário ao Blog e Parabéns à Marizé por ter um Blog tão "delicioso".Bjs

    ResponderEliminar
  39. Parabéns pelo primeiro aniversário do teu blog, Marizé! É uma delícia passear pelo teu cantinho... Tudo o que fazes é delicioso, as fotos são lindas... bjs

    ResponderEliminar
  40. Marizé parabéns!! Eu só posso dizer que amo de paixão sua cozinha!

    ResponderEliminar
  41. Parabéns pelo aniversário e pelas delícias com que você nos presenteou durante este primeiro ano. Tenho certeza que podemos aguardar surprêsas muito apetitosas durante os próximos anos.
    Achei bem interessante a maneira como você resumiu este um ano da sua cozinha. Mais uma vez parabéns.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  42. PARABÉNS Marizé, que você permaneça criativa e nos transmitindo seus conhecimentos por muitos e muitos anos.
    Bjks

    ResponderEliminar
  43. Muitos parabéns pelo 1º aniversário do seu blog. Gostei imenso de ver a sua retrospectiva de fotos, muito original!

    Cristina

    ResponderEliminar
  44. Parabéns, pelo primeiro aniversário do seu blog!

    Concordo com a Cristina, a ideia da retrospectiva das fotos foi muito interessante!

    Bjs

    ResponderEliminar
  45. Marizé, que delícia fazer essa retrospectiva com você!

    Parabéns pelo aniversário do Tachos e pelo capricho com que você faz cada post. Acho que já comentei antes - você é uma pesquisadora admirável!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  46. Marizé, parabéns pelo aniversário e saiba que sempre venho buscar idéias aqui...aliás me lembro bem do post da romã que me rendeu aquele sorvete lembra?
    Você já usou as argolas de guardanapos que te mandei?
    Beijos

    ResponderEliminar
  47. parabens querida!!!adro passear em seu cantinho..razão de muitas inspirações que tenho..bjus

    ResponderEliminar
  48. Marizé, querida!
    Só você mesmo para fazer essa recapitulação maravilhosa!!!
    Muitas felicidades e que venham muitos e muitos aniversários com deliciosas receitas!
    Bitocs
    Simone

    ResponderEliminar
  49. Como já te disse: Meus parabéns atrasados, mas não menos desejados!

    Pois uma das tuas fotos preferidas ganhou até destaque lá no meu Cuecas na Cozinha, graças à nossa paixão mútua pelo insubstituível chocolate.

    bjs
    Alessander
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.