quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Feijão branco com salsichas toscanas e azeitonas verdes


Eu sei, eu sei… as minhas azeitonas são pretas, mas é assim que eu gosto mais delas.
No passado mês de Outubro a revista Blue cooking publicou uma rubrica chamada comida de tacho, eu achei muito engraçado porque embora goste muito de cozinhar, depois colocar a comida na travessa para mim é um desperdício de tempo e de loiça para lavar, então, (e desculpem-me a franqueza), a maior parte das vezes vai o tacho para a mesa, rústico, hã!
Neste caso, um tacho de ferro, que foi prenda de aniversário do meu mais-que-quase-tudo, que para além de ir ao fogão e ao forno também foi à mesa!

Usei:

1 C sopa de azeite extra virgem
300g de salsichas frescas Toscanas
1 Cebola fatiada fina
2 Dentes de alho picados
1 C chá de paprika ou pimentão-doce
1 Chávena de vinho branco
2 Folhas de louro
400g de tomate picado sem pele e sementes
1 Chávena de caldo de galinha
12 Azeitonas
400g de feijão branco demolhado e cozido
Salsa picada para servir

Fiz assim:

Aqueci o azeite no tacho e salteei as salsichas em lume alto até dourarem de todos os lados.
Retirei as salsichas do tacho e reservei.
Baixei o lume para médio e juntei a cebola até ficar mole sem fritar, adicionei depois o alho, a paprika e o vinho, deixa-se cozinhar durante mais ou menos 5 minutos até reduzir um pouco.
Adiciona-se o louro, o tomate e o caldo, deixa-se retomar fervura e junta-se o feijão e as salsichas, tapa-se e cozinha durante mais ou menos 20 minutos.
Pré aqueça o forno a 180º.
Misture as azeitonas ao estufado, volte a tapar e leve ao forno mais 10 minutos.
Ao retirar do forno polvilhe com salsa picada.

Notas:

Sirva com puré de batata ou polenta e com salada de legumes crus.
Pode usar tomate e feijão de conserva.
Já há no mercado, caldos pré feitos biológicos que substituem os caseiros há falta destes.
Da próxima vez vou fazer esta receita com lentilhas.

37 comentários:

  1. Marizé que delicia....
    Ma, eu já pedi um help para dona cinara e agora vou pedir para vcs afinal vcs são craques nisso...
    Preciso de uma receitinha de bicoitos natalinos bem deliciosa rsrs para eu cortar com cortadores,,, as minhas não são de parar o transito sabe afinal a minha praia é chocolate...
    E eu vou abrir a loja segunda e já encomendaram , rsrs e agora...
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. marizé, cada vez mais acho que nós duas somos super parecidas... eu também sou muito rústica nesse aspecto, muito "terra-a-terra"... o tacho vai directamente para a mesa e acabou-se... é menos louça que se suja e a comida não arrefece tão depressa, certo?
    adorei esta receita, melhor só se para a sobremesa houvesse pudim de côco...lol

    ResponderEliminar
  3. Hummmm...
    Linda panela!


    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Meu deus! Eu acho que depois disto teria de pegar no Chef e dar a volta a pé à VCI! :)))) E concordo contigo, ainda por cima no tacho mantem-sebem mais quentinha como eu gosto!

    Nt: eu acho que tu tás a ser muito bem enganada lá no A.S. :) mas acredita que não é por mim! Hi hi :) Mas gostei da tua lista, que tem coisas das quais eu nunca ouvi falar! Lol
    Eu ando maluca a querer saber quem me tirou mas não tenho nenhuma pista, a não ser que é do Sudeste Brasileiro! Posh :)

    ResponderEliminar
  5. Marizé, vim aqui por causa de uma das tuas mensagens do amigo secreto! Para a mostarda branca em grão, experimenta as lojas Celeiro! Não sei se na tua cidade haverá alguma, mas em Lisboa há várias. Lá há imensas especiarias! Para o saké podes sempre tentar aquele supermercado gigantesco de produtos asiáticos, acho que se chama Exotic Asia Market, em Sacavém! Lá haverá concerteza! :)

    Ah, já agora, esse estufado de feijão tem um ar delicioso! Onde compras as salsichas toscanas? Tenho curiosidade em experimentar...

    Beijo *

    ResponderEliminar
  6. Witchie: Já procurei no Celeiro em Santarem e Lisboa e não encontrei, ao Asia Market ando para ir há seculos e ainda não calhou.
    As salsichas compro no Modelo, se não achares usa aquelas com ervas, também resulta muito bem.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Marizé, essa sua panela é lindona!
    Faz bonito à mesa!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que no Celeiro por cá tem! Se a tua amiga secreta não te mandar a mostarda avisa, que eu passo lá e mando-te :)
    Ah, outro sítio onde deve ter: no Corte Ingles! Fica mais fora de mão, mas tem mais coisas! Foi lá que encontrei as sementes de coentros e de cominhos que uso nas receitas indianas!

    Beijo *

    ResponderEliminar
  9. Com lentilhas, sim, PERFEITO, assim eu prefiro, muito mais!!!
    Costumo fazer lentilhas com linguiças na vépera de ano novo, dizem que traz sorte!!

    Agora, esta sua panela, é LINDA!!!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Mas estes teus tachos são muito lindos, merecem ir a mesa.
    Essa tua receita está uam arraso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Mas isto ficou bom demais!!!! Também prefiro as azeitonas pretas e linguiças, muitas linguiças. Há como elas tem e dão sabor especial!

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Que delícia e que reconfortante para os dias frios. Está tanto frio por aqui! Beijos

    ResponderEliminar
  13. Marizé, adorei essa receita e as dicas. Eu sou contra paneloes na mesa, mas esse tipo--lindo-eh uma excecao, neh? Um tacho bonito assim merece ser mostrado. beijaoo,

    ResponderEliminar
  14. Tbm prefiro as azeitonas pretas! São mais carnudas e saborosas!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  15. Marizé, é mais confortável usar a panela ( também ganhei uma parecida da minha esposa) mas sou a favor da comida pelos olhos também. De qualquer maneira a receita parece ter bastante substância e tem aqueles dias em que nós queremos exatamente isto.
    Quanto ao Menu, a Migas já resolveu o dela e você é a próxima da fila. Já tens alguma idéia ?

    ResponderEliminar
  16. Marizé,

    Finalmente consegui espreitar a tua receita - depois de umas horas a tentar entrar no blogue sem conseguir! Claro está que, com tantas comentadoras a chegarem primeiro, já não deve haver um restinho desta caçarola de salsichas para mim. Quanto ao tacho, sou a favor, sobretudo se forem assim bonitos!

    bjs

    ResponderEliminar
  17. Marizé,

    Finalmente consegui espreitar a tua receita - depois de umas horas a tentar entrar no blogue sem conseguir! Claro está que, com tantas comentadoras a chegarem primeiro, já não deve haver um restinho desta caçarola de salsichas para mim. Quanto ao tacho, sou a favor, sobretudo se forem assim bonitos!

    bjs

    ResponderEliminar
  18. Sim Marizé já foi dito não deve ter sobrado nadica de nada eu estou muito atrasada adorei devia estar uma delicia.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  19. Adorei o tacho e o conteudo também...
    Também prefiro azeitonas pretas, as verdes são muito salgadas..
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Ah pois é marisé... aqui por casa tb usamos mt o rustico, tb vai no tacho, hihihi!
    Até pk sou eu k lavo a loiça a maior parte das vezes, como tal ninguém tem o direito à reclamação!
    Tem mt bom aspecto, mas eu ñ gosto de salsicha fresca!vou tentar com outra coisa. bj

    ResponderEliminar
  21. Marizé do céu, que delícia de prato!!!! To suspirando =D

    ResponderEliminar
  22. Olá Marizé,estou de volta,tal como tu disses te,vale a pena o sacrificio.E valeu já cá tenho o meu tesouro.Estou a passar para avisar k mudei o endereço do meu blog e para deixar um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Marizé, dependendo das panelas, as minhas também vão à mesa, já que não tenho quem as lave depois. O que é importa é o que está dentro e olha, isto está de assanhar lombrigas.

    E quanto aos bules, vamos fotografar nossas coleções e postar? Só agora, você falando, é que percebi que também tenho esta mania de chaleiras e bules. É só juntar tudo que já deve dar uma coleçãozinha. Beijos, N

    ResponderEliminar
  24. Eu acredito que a receita esteja uma maravilha, mas posso ficar antes com o tacho? :p

    Deve ficar bastante bem com lentilhas, desde o desafio da colher ando fã de lentilhas.

    bjs

    ResponderEliminar
  25. Vim deixar a beijoca repenicadissima e um abraço apertadoco e à Brida também!!! Desculpem...Quando chegar aviso!

    ResponderEliminar
  26. Achei no e-mail... Vou testar obrigada beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Que delícia! Sabe que um tacho lindo destes, não só pode como deve ir à mesa! E me esqueci de falar que os macaquinhos do monkey bread são muito fofos, aquele tapando o olho é uma gracinha! Bjs!

    ResponderEliminar
  28. Cris, os macaquinhos representam 3 virtudes, cego, surdo e mudo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. humm q maravilha de conteudo, mas o tacho..ah ele é sonho de muitas aqui!eheheh com tachos desse minha comida só iria para a mesa assim..bjos

    ResponderEliminar
  30. Delicioso...amei a maneira como leva o comer à mesa.....acho que todas fazemos o mesmo(sorrisos)beijinhos doces

    ResponderEliminar
  31. Na minha lista para o Pai Natal também está uma panelinha de ferro. E essa é linda! Beijo

    ResponderEliminar
  32. esses tachos são bons ? vi-os na "casa" e fiquei apaixonado.mas são tão pesados ( e caros ) lol

    ResponderEliminar
  33. Que rica prendinha! Adorei o tacho! :o) O conteúdo, também está com muito bom aspecto, mas não percebo o porquê de tantas receitas para aquecer! Estará frio, aí? Lol
    Muito reconfortante! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  34. Não sabia das virtudes que os macaquinhos representavam! Bom saber! Bjs!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.