segunda-feira, 31 de março de 2008

Molho picante

A paixão pelas ervas aromáticas é de família! O meu tio I, a quem eu carinhosamente chamava de tio Lala em criança, tal como eu, gosta muito de ervas e temperos, e melhor ainda cultiva-as no seu lindo jardim e todos os anos me manda um vaso com um pé de piripiri, este que podem ver na foto. Esta é uma das utilizações que dou aos frutos pequeninos e picantes dessa linda planta, outros são, simplesmente secos e outros conservados em azeite.

Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui
Usei:

1 Chávena de malaguetas
1 Cabeça de alhos
2 dl de óleo de girassol
2 dl de whisky
1 c sopa de sal


Fiz assim:

Nada mais fácil!
Retirei o pé ás malaguetas, se não quiser um molho muito picante retire as sementes.
Descasquei os alhos e retirei o veio central.
Depois é só colocar tudo junto na picadora ou processador e picar até incorporar bem.
Coloca-se depois em frasco de boca larga, devidamente esterilizado, e guarda-se no frigorífico.
Agita-se antes de usar.

Notas:

Muito importante!!!!

Depois de manusear malaguetas não leve as mãos aos olhos sem antes as lavar muito bem em água fria corrente.

Para maior precaução, e se conseguir, use luvas.

O picante mais agressivo, encontra-se nas sementes e membranas da malagueta / pimenta ou chilli.

38 comentários:

  1. adorei, o whisky deve dar um toque diferente, nao conhecia assim, da proxima vez vai ser deste modo ! beijinhs

    ResponderEliminar
  2. Que diferente , Marizé.
    Como eu adoro sabores apimentados, tenho certeza que iria amar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pois, também há quem ponha whisky no molho de gindungo, aqui. E cebola picada. Só que a única diferença é que, em vez de se picar tudo na picadora, esmaga-se no almofariz. E tens razão quanto à potência do piri-piri nas mãos. Já passei mal por isso... eheheh Acho que muitas vezes, precisava mesmo de uma máscara porque o próprio cheiro provoca efeitos secundários! :o)

    A apresentação ficou linda, Marizé!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Marizé,obrigad por visitar o meu blog,se gostas de alguma coisa só tens de perguntar e eu esclareço-te o que precissares.Beijinhos e obrigado novamente.

    ResponderEliminar
  5. Marizé adorei a receita deste molho! Tenho aqui em casa tantas malaguetas dessas que nem imaginas... Essa receita veio mesmo a calhar :)
    Duas dúvidas, no fim de feito quanto tempo se conserva no frigorífico e para que tipo de cozinhados usas esse molho?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    Eu estou capaz de pegar naquele copinho e beber um shot deste molho picante...Yuuu!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Para uma marinada, ou até para acompanhar simplesmente uns grelhados... Delicioso! :-)

    ResponderEliminar
  8. OI Má, rsrs passei aqui também amiga,, beijos .. E para a minha tarde do chocolate (bem que podi vim né)rsrsrsrs, vou fazer seu cookies.... beijos

    ResponderEliminar
  9. Esse molho deve ser uma maravilha! Ótima dica, Marizé! bj

    ResponderEliminar
  10. Ui, ui, picantes não, pra mim nadica de picantes...
    Acho linda uma pimenteira!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  11. Marizé adorei o teu picante mas é coisa que não posso comer gosto mas por motivos de saude não posso um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  12. Marizé que maravilha de molho picante....o maridoco vai amar.
    Bjcas e merci pela bela receita.

    ResponderEliminar
  13. Sempre uso aguardente, Whisky é novidade e já anotada.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Deve ser muito bom, pena que não posso com pimentas.
    Beijos e me desculpe o sumiçi, andava sem tempo!

    ResponderEliminar
  15. Oi Marizé...obrigada pelos comentários em meu blog...menina amei este molho! Aqui no Brasil temos abundância de pimentas malaguetas ou como vocês chamam piri-piri(amei este nome!). Você sugere utilizá-lo para marinar...carnes de todos os tipos? O que mais dá para fazer com ele? com certeza vou elaborar esta receita! beijos

    ResponderEliminar
  16. Que lindos piri-piris! Eu confesso que gosto mais de v^-los que de comê-los, mas esta receita com whisky fica no olho.

    Bj grande

    ResponderEliminar
  17. Gostei deste molho .É óptimo para se ter feito e usar quando é preciso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Neste final de semana vamos faze-lo,aqui na minha cidade as pessoas adoram pimenta!Boa semana!

    ResponderEliminar
  19. Caliente!!!Amo uma pimentinha!!!E esse molho esta bem diferenciado...
    bjs

    ResponderEliminar
  20. Que legal este molho, eu também sou bem chegada a ervas, molhos...mas bem leve nada muito picante.
    Bjos, lú.

    ResponderEliminar
  21. Aqui em casa gostamos muito de pimentas. Com certeza vou preparar sua receita.
    Que carinhoso seu tio, lindo presente!
    beijo

    ResponderEliminar
  22. Nao uso pimenta malagueta mas confesso que fiquei encantada com o molho picante. bjs

    ResponderEliminar
  23. hummm, um lombo de porco ia ficar bem apetitoso numa marinada dessas! Malaguetas, uísque, alho e ervas... e porco! =D
    Adorei a receita!
    beijocas da Foca

    ResponderEliminar
  24. Agora percebi porque é que o meu picante só dura umas semanas...
    Obrigada Marizé, este molho é um luxo!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  25. Marizé, ótima receita! adorei, pois tenho um pé de pimenta aqui, mas não consigo saber qual espécie e se realmente é consumível ou não. De qualquer forma, é ardida como essa! Outro dia estava lidando com suas sementes e quando vi, estava toda ardendo. é bem forte!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Que molho interessante, com whisky! Deve dar um toque especial a um belo churrasco.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  27. Olá Marizé,

    Muito engraçado este molho. Associar no mesmo molho o extractor de picante mais potente (óleo) com o mais fresco (álcool) é uma idéia mesmo à "ovo de Colombo".
    Eu costumo fazê-los separados, um com óleo e outro com Whisky ou Vodka, este último indicado para quem gosta de sentir, além do picante o sabor a malagueta.
    Aprendi num restaurante goês de Lisboa, em Santos, o único sítio que eu conheço em que se serve um pires de malaguetas para se ir petiscando como se fossem azeitonas!!!!Ui!

    ResponderEliminar
  28. Oi Marizé, sou fã de sabores exoticos mas picantes não é muito comigo mesmo.

    Mas que deve estar bom , deve mesmo :)

    Bjocas:)

    ResponderEliminar
  29. Cadê seu endereço para eu te mandar as argolas de guardanapo que vc gostou? manda para o meu email...
    Beijos

    ResponderEliminar
  30. Também sou apaixonado por ervas aromáticas. E essa pimentinha é muito boa.

    Agora os chocolates aí de baixo são para matar do coração, não?

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. Se é verdade que a oimenta esta nas sementes e nao picar eu gostei da receita. facinha nao é?
    Bjs

    ResponderEliminar
  32. OI...
    muito legal a receita
    também tenho um blog de gastronomia
    quando puder, de uma passadinha
    bjo
    Thais

    www.comereumbarato.globolog.com.br

    ResponderEliminar
  33. O whisky foi novidade para mim, adorei! Que pé mais lindo de malagueta! Bjs!

    ResponderEliminar
  34. Oi Marize, quero te pedir um favor. Uma duvida sobre bacalhau, se posso dessalgar e depois congelar ja sem sal, para ser usado posteriormente. Comprei muito e agora estou em duvida como conserva-lo.
    Obrigada desde ja.
    beijo

    ResponderEliminar
  35. Ola Marizé obbridada pela dica pois eu fazia o molho picante tal e qual como tu so que em vez de Whisky eu colocava Brandy mas vou experimentar assim como tu bjufas
    Isabel Villar

    ResponderEliminar
  36. esse molho e realmente muito bom ........ quanto as malaguetas nunca devem ser secas pois com a secagem perde-se todo o aroma da malagueta so restando o picante. Devem sim ser congeladas dentro de uma embalagem mantendo assim todo o seu aroma....e tambem nunca conservar em azeite pois ao fim de pouco tempo ganha ranço......

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.