segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Biscoitos de manteiga de amendoim

Não fazendo parte dos nossos hábitos, a manteiga de amendoim é muito popular entre as crianças, e não só, nos EUA.
Tinha em casa um frasco deste creme, e por isso decidi testar mais estes biscoitos do Le cordon bleu.
Ficaram mais que aprovados, leves e a desfazerem-se na boca, sabem bem a qualquer hora.
Digam lá, já estavam a estranhar eu não publicar uns biscoitinhos, não é?

Usei:

120g manteiga sem sal à temperatura ambiente
120g açúcar amarelo
80g açúcar mascavado claro
1c chá extracto baunilha
125g manteiga de amendoim
1 ovo
200g farinha de trigo
1 pitada de sal
75g amendoim torrado sem sal

Fiz assim:

Na batedeira coloquei as manteigas e os açúcares e deixei bater até incorporar.
Juntei o ovo ligeiramente batido com o extracto de baunilha batendo sempre até ficar cremoso.
Retirei da batedeira e incorporei a farinha peneirada com o sal.
Por fim juntei o amendoim.
Moldei uma bola, envolvi em película e deixei a repousar no frigorífico até ficar firme.
Forram-se dois tabuleiros com papel vegetal, e pré aquece-se o forno a 180º
Divide-se a massa em três partes e sobre uma superfície enfarinhada moldam-se cordões que se cortam em pedaços iguais (mais ou menos 10 bolachas por cordão).
Com as mãos molde cada um dos pedaços em bolas, coloque no tabuleiro e achate ligeiramente com um garfo enfarinhado.
Nesta altura pode decorar as bolachas com amendoins inteiros ou em metades.
Leve ao forno durante mais ou menos 15 minutos.
Rendimento: 30 bolachas.

Notas:

Usei manteiga de amendoim com pedaços e reduzi a quantidade de miolo de amendoim.
Pode torrar os amendoins no forno a 180º durante 2 ou 3 minutos.
Esta massa pode ser congelada depois de moldados os cordões.

Pode colocar no forno dois tabuleiros ao mesmo tempo, mudando a posição dos mesmos a meio da cozedura.

38 comentários:

  1. Umas bolachinhas vêm sempre a calhar e estas têm uma bela cor! As receitas do Cordon Bleu são sempre deliciosas - também tenho o livrinho dos biscoitos e está sempre em uso.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. São tão bons! Eu adoro biscoitos de manteiga de amendoim! A desfazer na boca, com aquele sabor... Hmmm... :)

    witchie
    http://caosnacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Marizé, a manteiga de amendoim dá uma textura especial aos cookies, mas como não sou muito fã de amendoins, faço com manteiga de castanha-de-caju, fica bom também.
    Estão lindos seus biscoitinhos! :)

    ResponderEliminar
  4. Meu filhote adora manteiga de amendoim de forma que vai ficar fã desses biscoitinho lindos!! Adorei!

    ResponderEliminar
  5. Hmmmmm
    a foto está belíssima, adorei a disposição dos ingredientes...
    vc tem alma de artista amiga! Adoro tudo o que faz, tem sempre tanto carinho e dedicação... uma beleza mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Tu e as tuas bolachinhas! estão de babar. Pena não as poder fazer pois o filhote é alérgico a frutos secos.
    Aceitas encomendas, lol?:)

    ResponderEliminar
  7. Cucú! Olha quem aqui está! E a babar com as tuas bolachinhas! :o) Para ser sincera, nunca provei manteiga de amendoim porque me faz lembrar aqueles filmes americanos com polícias gordos a comer donuts e manteiga de amendoim. E nós não queremos ser nem americanos, nem gordos, nem polícias (no meu caso). Mas com uns bolinhos que a Fer fez à uns tempos atras e com estas bolachinhas que nos apresentas, acho que não lhe vou resistir durante muito tempo (ok, ok...confesso que já andei à procura cá mas só encontrei frascos gigantes)...

    Beijos grandes!!

    ResponderEliminar
  8. Fiquei toda babada...!! ;-D

    Só me resta por a mão à massa e preparar um chá! :-)

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Marizé,

    obrigada pela receita do doce com ovos!

    E estes biscoitos... eu adorei!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. hummmmmmmmmmmmmmm

    Amo amendoim!!!!!!

    Esses biscotos devem ter ficado perfeitos!!!!

    ai ai ai

    Bjundas

    ResponderEliminar
  11. querida marizé, se és tu a minha amiga secreta podes enviar-me uma dúzia destes biscoitos ok?

    ResponderEliminar
  12. Amiga adorei estes biscoitinhos :) vieram mesmo a calhar uma amiga mt especial ofereceu-me um disparador de bolachas agora ando doida em busca "daquelas" receitas perfeitas e esta e uma delas,receita ja copiada :)...para nao variar tem um aspecto hiper delicioso,tal como tudo que fazes

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Que boa ideia Marizé!!! Já anotei a receita, tenho cá em casa um pote de manteiga de amendoim e estes biscoitos são definitivamente uma receita a experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Quase comprei manteiga de amendoim na última visita ao supermercado...rsrs
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  15. Marizé que maravilha os teus biscoitinhos adorei.um beijo Natércia...

    ResponderEliminar
  16. Eu já estava estranhando mesmo a ausência de biscoitos por aqui, mas você violtou com os biscoitos e voltou com tudo, adorei.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Bom Marizé, devem ser divinais :)

    Bjo :)

    ResponderEliminar
  18. Veja só como são os hábitos alimentares... nunca comprei e meus filhos nunca provaram manteiga de amendoim...
    Me lembro de que, qdo pequena, cheguei a experimentar, mas não sei o pq mas não apareceu mais em casa...
    Mesmo assim vou deixar a receita anotada. Quem sabe...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  19. pra mim eh quase um pecado dizer [bem baixinho]: eu gosto de manteiga de amendoim! ;-))))

    beijaooo, Marizé e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  20. é pena não puder comer já ummmm...mas já guardei a receita...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  21. Eu gosto de manteiga de amendoim, mas também não quero ser policia...
    Gorda sou um bocadito, mas não é por causa da manteiga de amendoim.
    Fiquei com vontade de provar estas bolachas, logo eu que não sou nada prendade para bolachinhas e biscoitos... lol
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  22. De facto, amiga, já me andava me andava a interrogar quanto à prolongada ausência de biscoitos aqui na tua cozinha. Valeu a espera, pois adoro manteiga de amendoim!

    bjs

    ResponderEliminar
  23. E viova os teus biscoitinhos! O ke seria de nós sem os teus biscoitos! Acho ke o meu pai ia adorar esses!

    ResponderEliminar
  24. Vou correndo ao sueprmercado comprar manteiga de amendoim. Faz tempo que quero fazer uns biscoitinhos mas nao achav menhuma receita e nao sabia se as receitas que achava eram do geito que gosto, que derretem na boca. Agora achei e vou fazer, me aguarde
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. ah querida vc e suas maravilhosas bolachinhas...lindas!!! olha essa receita eu estou ensaiando faezr na casa do papis q tem um pote de manetiga d emaendoim q só eu como...assim eu dou um jeito nele! bjao

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro amendoim,esse bolinhos devem ter ficado uma delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Nunca fiz biscoitos de manteiga de amendoim, mas nunca é tarde e adorei essa receita. Bjs.

    ResponderEliminar
  28. Marizé querida,que delícia de biscoitos!E a foto ficou linda!
    Beijo Duly

    http://www.temperarte.blogger.com.br/index.html

    ResponderEliminar
  29. Vão para minhas receitas para o final do ano. Obrigada. Beijos

    ResponderEliminar
  30. Hum! parecem deliciosos, adoro amendoim!

    Olá!
    É uma grande satisfação conhecer seu blog!
    Meu nome é Cristina. Adoro cozinhar, aprender novas receitas e compartilhar. Coleciono livros e receitas culinárias.

    Se você quer trocar idéias e novas experiências sobre culinária, e ainda desfrutar de uma boa amizade,visite meu blog http://mixdesabores.blogspot.com.
    Atualizo quase que diariamente com receitas, fotos e variedades.
    Fico imensamente agradecida se você me incluir na sua lista de blog´s, para me ajudar na divulgação.

    O endereço é: http://mixdesabores.blogspot.com

    Seja bem vinda! Muito Obrigada!
    Com carinho, Cris.

    ResponderEliminar
  31. Esta eu vou fazer! É que tenho cá em casa a manteiga de amendoim =) Toca a por mãos à obra! =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Marizé...
    Essa receita foi para judiar, né?!
    Hummm...devem ter ficado divinos...e posso sentir o cheirinho de amendoim pela casa..:]
    Beijinhos pra vc, tá?!

    ResponderEliminar
  33. Eu adoro comidinhas de amendoim. Preciso experimentar algo com essa manteiga. Deve ser uma delícia esse biscoitinho :)

    ResponderEliminar
  34. ainda nao usei manteiga de amendoim para biscoitos, mas ja a de castanha de caju, imagino que deve ficar tao bom quanto !

    ResponderEliminar
  35. Sabe que eu gosto muito de pasta de amendoim, mas meus filhos só comem se for assim, numa bolachinha!

    ResponderEliminar
  36. Mazé, adoro pasta de amendoim em biscoitos. que receitinha deliciosa.Adoro as notas que colocas.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.