sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Broa de milho e centeio

De algum tempo para cá tenho vindo a realizar ensaios na tentativa de conseguir recrear a deliciosa e tradicional broa de milho.
A primeira experiência correu muito bem em termos de sabor mas não se aproximou do resultado pretendido, pois graças a uma desatenção usei farinha de milho pré cozida e a massa não levedou.
A receita que abaixo apresento é uma das versões tradicionais, ainda não é a broa amarelinha que procuro, mas é muito boa, cá em casa já ganhou adeptos o que quer dizer que vai ser feita mais vezes.

Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui



Usei:

3 Chávenas de farinha de milho integral
2 Chávenas de farinha de trigo para pão
1 Chávena de farinha de centeio
25 g de fermento fresco
sal & água q.b.
mais um pouco de farinha de trigo para juntar ao fermento
sêmola de milho para polvilhar

Fiz assim:

Dissolvi o fermento num pouco de água morna, juntei um pouco de farinha e misturei até ficar com consistência de massa mole.
Deixei a repousar até formar bolhas.
Coloquei água a aquecer com o sal, para este dissolver e deixei amornar.
Num alguidar deitei as farinhas, abri cova ao meio e deitei o fermento, fui misturando a farinha no fermento alternando com água temperada de sal até obter uma massa moldável.
Amassa-se muito bem e quando estiver macia, forma-se uma bola, traça-se uma cruz na massa e deixa-se repousar em lugar aquecido com o alguidar coberto até a cruz desaparecer.
Volta-se a amassar mais um pouco, tendem-se as broas do tamanho pretendido, achatam-se um pouco e com uma faca faz-se uns cortes, pincela-se o topo com água e polvilham-se com sêmola.
Colocam-se as broas em tabuleiro polvilhado e deixam-se repousar mais um pouco.
Pré aquece-se o forno ao máximo. Quando estiver quente borrifa-se com água e coloca-se o pão.
Passados 10 minutos, reduz-se a temperatura do forno para 180º, o pão está cozido quando ao bater na base provoca um som oco.

Notas:

Não é aconselhável fazer este pão na máquina, pois as farinhas resultam numa massa muito pesada.
O fermento fresco pode ser substituído por fermento seco, neste caso é adicionado à farinha sem necessidade de ser dissolvido.
Esta receita rende 2 broas.
Por curiosidade: A minha avó ao fazer a cruz no pão, (para saber quando é que a massa estava finta), dizia a seguinte oração:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus te acrescente no forno e a graça de Deus cresça pelo mundo fora.”


31 comentários:

  1. Nunca fiz broa de milho, e adora. Agora me deu uma vontade !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de broa de milho e adoro usar para preparar comidinhas. Nunca fiz em casa mas ao ver a tua receita deu-me vontade de experimentar. A foto está linda e a broa deve ter ficado deliciosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desde sempre o pão alimenta, o físico e o espírito!

    Lindo o seu pão, anotado para fazer!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. Que coisa linda ficaram essas broas. Parabéns Marizé!
    Com seu carinho e dedicação tudo o que vc faz fica especial.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Está tão bem explicadinho, que até parece fácil de fazer! Adoro broa, mas não sei se me aventuro a fazer, tenho tão pouco jeito para pão e massas...

    bjs

    PS - achei muito engraçado teres colocado a lista dos próximos ensaios e fico à espera das tuas impressões sobre o tal bolinho.

    ResponderEliminar
  6. Ficou com uma aparência divina, já me vejo ao sair do forno e passando uma manteiga por cima, hummmmmmmmmm!!!!

    ResponderEliminar
  7. Oi, achei a Broa Linda e a oração, é minha velha conhecida já as minhas avôs fartavam-se de dizer e cá em casa continua:)

    Kiss e Bom Fim de Semana :)

    ResponderEliminar
  8. Uma broa cai sempre muito bem.
    Beijos e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  9. marizé, sua malvada!!! que maravilha é esta????
    pena que não dê para fazer na máquina, confesso que desde que tenho máquina me tornei preguiçosa para pôr a mão na massa. eh eh eh

    ResponderEliminar
  10. Ah, faz tantos anos que não como broa... Que vontade que deu, Marizé!

    ResponderEliminar
  11. adoro broa e infelizmente, embora haja aqui bom pao, nao há broa. a que gosto mais é a de avintes. a tua broa saíu-te muito bem. parabéns! beijocas

    ResponderEliminar
  12. Marizé, Adoro Broa de milho.

    Ainda não tive coragem de fazer em casa, quem sabe agora com esse passo-a-passo detalhado eu não me anime!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  13. Marizé que boa eu adoro podes mandar uma. um beijo Natércia:))

    ResponderEliminar
  14. Marizé, que rica broa. Fiquei super curiosa com o casamento entre o milho e o centeio - quando precisar de "destressar" (leia-se esmurrar) experimento, pois ando há décadas a pensar numa broa de milho.

    Bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Marizé, faz seculos que nao como uma broa. Deu uma nostalgia agora... Adorei sua grade de cortar pao. Eu tenho uma parecida, mas a sua eh mais bonita. Muito fofa a sua avó. um beijo!

    ResponderEliminar
  16. Ah, broa de milho é tao gostoso. Pão e bom demais. Adoro pão. E a tua vó...que fôfa.

    ResponderEliminar
  17. Adoro Broa... essa ficou maravilhosa :-D

    ResponderEliminar
  18. Marizé que receita fantástica. Preciso passar para minha mãe urgentemente. Ela é enlouquecida por broa de milho.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  19. Não bastavam as maravilhosas bolachas e biscoitos, ainda nos tentas com essa maravilha!?
    Parabéns1 Tanto que eu gostava de ter um pouco de talento para isso!

    ResponderEliminar
  20. Que saudades que eu tenho de uma Broa de milho
    Já notei a receita

    ResponderEliminar
  21. Menina venho aqui na tua cozinha para passares na minha está lá uma coizinha para ti.um beijo Natércia...estas miudas julgam que eu tenho a idade delas bem só a mim é que me sai isto na rifa depois lá vai disto bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  22. Quando eu era pequena, adorava broa. Não sei se as que costumavam vender nas padarias de Salvador eram iguais. É uma pena que hoje já não sejam tão comuns.

    ResponderEliminar
  23. Tão linda!!! Ai ai e a minha barriguinha a fazer barulho =S
    Ela sabe o que é bom... sabe , sabe!
    =P
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  24. Eu também consumo o pão que faço. Não faço cruz nem benzo, mas acho fantástico o "ritual".

    Não há nada como o fermento fresco pois para mim é o mais barato e rápido.

    Bom aspecto o seu pão.

    Continuo a não estar convencido das máquinas de pão. Quem sabe um dia a veja com outros olhos... quer dizer com outro modo de ver.

    ResponderEliminar
  25. Fiz um pão bem parecido com o seu (apenas sem o centeio) quinta feira, mas estava sem a máquina fotográfica. Acrescente um pouco de semente de erv-doce. Até congelei metade, para não comer tudo de uma vez!
    bjinho,
    Ni.

    ResponderEliminar
  26. Adoro broa de milho e ando com vontade de experimentar fazer. Esta receita é mais um incentivo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Você explica tão bem as receitas, ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  28. Maravilha! Até me deu vontade de experimentar!

    bjs

    ResponderEliminar
  29. bela broa mas como estou na irlanda e dificicil arranjar esses ingredientes

    ResponderEliminar
  30. sou brasileiro e cidadão portugues! já vivi um bom tempo em portugal e que saudades da broa de milho e centeio da minha avó! a oração da cruz que ela dizia era a mesma! saudades!!!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.