sexta-feira, 6 de março de 2009

Madalenas

São leves, suaves, doces na medida certa, fáceis de fazer e de comer.
A primeira vez que se faz madalenas é uma emoção e a primeira dentada que se dá numa madalena acabada de fazer é de não se esquecer facilmente.
Tenho pena de apenas ter um tabuleiro com 12 formas, se assim não fosse conseguia ter madalenas durante mais de um dia, assim não voz posso dizer como é que ficam no dia a seguir pois desaparecem num instante.
Dias frios, tempestuosos e um chá com madalenas, que mais se pode querer?!



Usei:

2 Ovos
50g de Açúcar branco granulado fino
2 c chá de açúcar mascavado claro
1 + ½ c chá de mel
90g de farinha
1 c chá de fermento
1 Pitada de sal
60g de manteiga sem sal derretida e arrefecida
1 c chá de água de flor de laranjeira
Açúcar em pó para polvilhar

Fiz assim:

Unte muito bem as formas mesmo que sejam antiaderentes, reserve no frigorífico.
Peneire a farinha com o sal e o fermento e reserve.
Bata as claras em castelo com metade do açúcar branco até formar picos suaves. Reserve.
Bata as gemas com o restante açúcar, o mel e o açúcar mascavado até obter uma mistura fofa. Junte a água de flor de laranjeira e misture bem.
Incorpore as claras batidas por 3 vezes alternando com 2 adições da farinha peneirada, use uma espátula fazendo movimentos suaves e não bata demais a massa que deve ficar leve.
Finalmente junte a manteiga e misture até incorporar.
Retire as formas do frigorífico e polvilhe com farinha.
Distribua a massa pelas formas, enchendo até 2/3 da sua capacidade e deixe repousar por 10 minutos.
Pré aqueça o forno a 180º e coloque as madalenas a meio do forno.
Deixe cozer entre 10 a 13 minutos. Desenforme, coloque sobre uma grade e polvilhe com açúcar em pó.

Notas:

As madalenas podem ter outros aromas, em vez da flor de laranjeira pode usar raspa de limão ou laranja, especiarias ou um licor a gosto.
Esta receita é para 12 madalenas grandes.

Adaptado de “Le cordon Bleu – Bolos”

10 comentários:

  1. Ficaram tão bonitas e perfeitinhas.

    ResponderEliminar
  2. Tão lindas :D
    Mas só 12 não é nada, acho que conseguia dar conta delas sozinha hehe

    ResponderEliminar
  3. Tão perfeitinhas essas madalenas!!!
    E eu imagino o seu sabor...quer dizer imagino mesmo,pois já vi que não sobrou nenhuma para mim!!!!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,Cinha.

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz madeleines; comprei as forminhas, mas estão lá, guardas e aguardando... As tuas ficaram muito bonitas, quase sinto o cheirinho.
    abraço

    ResponderEliminar
  5. E eu nem como nenhuma porque ainda não tenho as formas de madalenas. Resta ver estas delícias :)

    ResponderEliminar
  6. Diria eu que em boa verdade são muito mais fáceis de comer do que fazer!
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Hummmmm eu as madalenas não mudava nada, so substituia o chá por um chocolate quentinho... não é que não goste de chá mas estava mesmo a apetecer-me ;)

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha de lanchinho, heim? nunca tentei...mas dessa vez vi rolar!!!! bjos!!

    ResponderEliminar
  9. Eu não posso ver madalenas porque derreto-me quase tão depressa como elas na nossa boca. :)

    Estas estão lindas, dignas de um Proust!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.