sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bolo de figos

Todos os anos é assim, chega a época dos figos ao fim e eu sem conseguir fazer nenhuma receita com eles.

Vou comendo um aqui outro ali e quando dou por mim já não há. Felizmente este ano e com as figueiras a dar os últimos aos passarinhos e aos insectos, eu graças a uma amiga que me trouxe uns figos lindos, deliciosos e fresquíssimos consegui em boa hora fazer este bolo.
O quadrado que aparece cortado na foto foi comido na hora e ainda morno, uma delícia.



Usei:


12 Figos cortados ao meio
225g de manteiga sem sal amolecida
3 Chávenas de açúcar
6 Ovos
2 Chávenas de farinha
2 c chá de fermento
1 Chávena de sêmola de milho fina
1 Chávena de amêndoa moída
1 c chá de canela em pó
Raspa de 1 limão

(para finalizar)


1/2 Chávena de doce de figo (usei doce de figos secos)
¼ Chávena de água



Fiz assim:


Unte uma forma, forre com papel vegetal e volte a untar. (Usei uma forma de silicone).
Corte os figos ao meio e disponha no fundo da forma, voltados para baixo.
Pré aqueça o forno a 180º.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme, junte os ovos batendo entre cada adição.
Junte a raspa de limão e a canela e envolva na massa as farinhas, (trigo, sêmola e amêndoa) com o fermento.
Coloque na forma, alise com uma espátula e leve ao forno durante 50 minutos.
Leve o doce de figo ao lume com a água até dissolver.
Deixe o bolo arrefecer um pouco e depois de desenformar pincele com a calda de doce de figo.


Notas:


Usei sêmola de milho, o que em conjunto com a amêndoa conferiu textura ao bolo.
Pode se preferir usar farinha de milho integral.
O bolo não fica seco, nem cresce muito. È um bolo robusto mas sem ser pesado.

Adaptado daqui.

10 comentários:

  1. Só como figos secos de outra maneira não gosto, Agora este bolo parece-me divinal!

    ResponderEliminar
  2. o aspecto ficou mesmo lindo!!! nao como figos ha anos mas sei que sao bons!! deve ser uma boa combinaçao.beijinhos

    ResponderEliminar
  3. uhmmmm, que delícia! Adoro figos! bjinho

    ResponderEliminar
  4. Bem tem um optimo aspecto!!! Fiquei com água na boca... Podes servir-me uma fatia, por favor!!!

    ResponderEliminar
  5. Este tenho memso de fazer,pois os ingredientes são todos do meu agrado!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a ideia de usar figo fresco por cima do bolo. vou lembrar quando ver uns frescos no mercado.
    bjo

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente não tenho fiqueiras. Todos os figos que me ofereceram comi ao natural e alguns usei para fazer compota. Talvez faça bolo no ano que vem :)

    ResponderEliminar
  8. Este bolo de figos tem muito bom aspecto. Acho que a calda por cima do bolo enriquece-o.

    Jocas

    ResponderEliminar
  9. Sou doida por figos! Adoro!!!! Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar
  10. Puh! Acho que vou ter que fazer esse bolo mesmo - sabe que eu acho os figos muito lindos? A fruta mais "sexy!" De sabor exótico!! Divino!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.