sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Potes de limão


Directo do monte no Alentejo veio um cesto cheio de limões, e eu dou pulos de alegria quando tenho á minha disposição limões directos da árvore sem cera e sem produtos que os colocam bonitos mas que estragam o que para mim o limão tem de melhor: a casca.
Aproveitando essa dádiva e logo a seguir a um chazinho de limão com canela, corri para a “donna hay magazine” e procurei por esta receita previamente marcada desde Jun/2009, e assim surgiu uma das sobremesas do ultimo jantar de 2010.

Usei:

500 ml de natas
½ Chávena de açúcar fino (caster)
1 c Sopa de casca ralada de limão (muito fina)
¼ Chávena de sumo de limão
1 c Chá de gelatina em pó
1 c Sopa de água (para hidratar a gelatina)

Fiz assim:

Coloque as natas e o açúcar num tacho sobre lume brando e mexa para dissolver o açúcar. Deixe sobre o lume até borbulhar durante 3 minutos.
Retire do lume e adicione a raspa de limão e o sumo. Mexa para combinar.
Entretanto hidrate a gelatina e leve-a ao microondas durante uns segundos, adicione ao preparado de natas e mexa bem.
Coloque em copos pequenos ou taças, deixe arrefecer e coloque no frigorífico durante umas horas para estabilizar.

Notas:

A quantidade de gelatina pode parecer pouca, no entanto é o suficiente pois o sumo de limão por si faz talhar as natas.
Pode servir com natas batidas e migalhas de bolacha por cima.

7 comentários:

  1. Adorei a simplicidade da sobremesa e com sabor a limão para mim é do melhor.
    Beijinhos e um excelente 2011.

    ResponderEliminar
  2. Adoro sobremesas citricas. Deve ter ficado excelente. Vou guardar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga,

    Tu conheces bem a minha paixão por citrinos. Esta é sem dúvida uma receita a fazer.

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Também adorei esta sobremesa e por acaso também trouxe um saco de limões do meu Alentejo quando estive lá agora pelas festas. Se calhar vou dar já um fim neles com esta delicia.Obrigado Marizé pela partilha, as fotos estão o maximo, beijinhos e BOM ANO!

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sobremesa porque, como tu, adoro limão! Já agora, onde compraste o caster sugar? Cá tem a designação de açúcar fino? Eu trouxe um pacotinho comigo de Londres mas estou a poupá-lo, loll :) beijinhos e bom resto de fs

    ResponderEliminar
  6. ia ser uam sobremesa bem desejada ca em casa
    estao uam maravilha estes potinhos
    beijinhos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.