sexta-feira, 7 de março de 2008

Doce degradée

Inspirado em alguma coisa que vi em algum lado, mas me perdoem não me consigo lembrar nem o quê nem onde.
O visual é bonito e original e o sabor, bem como eu sou a puxar para o guloso, diria que é: bom +, como aqueles que se dão na escola quando o professor sabe que é bom mas não quer “estragar” o aluno.


Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui


Usei:

Creme branco

200 ml de natas
½ lata de leite condensado
2 c sopa de gelatina em pó neutra

Demolhar a gelatina em 3 c sopa de água fria, juntar mais um pouquinho de água e levar ao microondas para dissolver. Reservar.
Bater bem as natas, que deverão estar bem frescas, juntar o leite condensado, e bater mais um pouco.
Juntar depois a gelatina e misturar bem.
Deitar este preparado numa forma de bolo inglês passada por água fria, e reservar no congelador.

Creme caramelo

1 lata de leite condensado cozido
3 ovos
2 c sopa de gelatina em pó neutra

Proceder com a gelatina, como se descreve acima.
Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Reservar.
Juntar o leite condensado com as gemas e misturar bem.
Junte ao creme 1 c sopa das claras e envolva cuidadosamente, juntar depois as restantes misturando sempre de baixo para cima.
Junte por fim a gelatina e envolva bem.
Deite este creme por cima do creme branco, que já deverá estar firme, e reserve no congelador.

Creme castanho

75g de chocolate para culinária (60% cacau min.)
2 ovos
2 c sopa de manteiga
2 c sopa de açúcar
2 c sopa de gelatina em pó neutra.

Proceder com a gelatina como se descreve no primeiro creme.
Derreter o chocolate em banho-maria juntamente com a manteiga.
Bater as gemas com o açúcar e juntar o creme de chocolate.
Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal e juntar cuidadosamente ao preparado anterior, tal como para o creme caramelo, juntar primeiro 1 c sopa de claras e depois o restante.
Finalmente junte a gelatina e mistura bem.
Deite este preparado sobre o creme caramelo, que já deverá estar firme.
Reserve no frigorífico até à hora de servir.

Para desenformar, mergulhe rapidamente a forma em água quente.
Decore a gosto.

Notas:

A forma pode ser forrada com película aderente para mais fácil desenformar o doce.
Decore com enfeites feitos com chocolate de culinária derretido e/ou caramelo.
Faça desenhos sobre papel vegetal, espere que endureça, descole e use.
Este doce fica visualmente bonito se servido em copos, e assim não há necessidade de desenformar.

48 comentários:

  1. Marizé que maravilha de doce! Super apelativo aos olhos! Adorei a receita e ficou tão lindo! Maluca como sou por chocolate e caramelo, vou já tomar nota desta receita para fazer!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de doce já ficou marcado adorei um beijo. Natércia:))

    ResponderEliminar
  3. Tu és uma artista não só das artes culinárias...com essa apresentação arriscaria dizer que és uma verdadeira esteta! Está delicioso e lindo!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que linda apresentação, com esmero, parabéns!

    Quanto à sobremesa, bom+ é pouco, é ótimo +++++ !!!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Marizé, esse doce degradée é um pecado da gula...que delicia..
    Passa no meu blog deixei-te um miminho.Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Ficou incrivelmente bonito! :-)

    Que coisa mais linda e boa, Marizé!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. ai ai Marizé! Mas que tentação! Sou uma gulosa com G maiúsculo e este doce não escapa, já copiei! Ficou lindíssimo, muitos parabéns =)

    bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  8. Que show!!! Muito linda esta sobremesa!

    ResponderEliminar
  9. huummmmmmm que delícia!
    minha mãe faz um doce muito parecido, só que a camada do meio não é de caramelo!

    nós chamamos de torta do padre, sabe-se lá porque...

    ResponderEliminar
  10. Vou já tomar nota desta receita.
    Uma apresentação lindíssima és uma verdadeira artista

    ResponderEliminar
  11. Que chique...parece doce de natal!!Cada dia você esta a se superar.
    bjoks

    ResponderEliminar
  12. Ai Marizé,você não copera com o regime,né!! assim não ha cristo que aguente!! Amei este doce e o pão do último post..Grande Beijo.

    ResponderEliminar
  13. O visual é muito interessante, dá aquela vontade de provar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Marizé, que doce mais liiiiindo! Amei! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Além de delicioso fica lindo :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Jesus Cristo!!! ou será, Marizééééé´!!! Que delícia deve ser e que elegância essa decoração!!! ... e é na 'cegueira' (qual quê!) de saborear, faria se não fosse ...!

    Também vi o resto, tudo lindo e muito apetitoso.

    Bjs, Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. achavas que eu ia de fim de semana sem vir meter a colherada e provar o teu doce???? é que nem pensar!!!
    está lindo marizé, como tudo o que tu fazes.

    ResponderEliminar
  18. Marizé então sexta-feira é dia de doces maravilhosos por aqui! Já sou freguesa.
    beijos e um feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  19. É quase bonito demais para ser comido, se não tivesse este ar de ser excelente!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Mais uma receita que adorei! Ficou tão bonito e consigo imaginar o sabor... Acho que esse doce merece um "muito bom" ou "excelente" :)

    Beijos e óptimo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  21. Estou rendida.
    Dizem que os olhos também comem,mas eu digo que comem primeiro.
    Adoro gelatinas, de todos os tamanhos, cores e combinações com outros ingredientes, quer sejam frutos ou pudins.
    E esta receita não me escapa!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Marizé, ficou tão linda a sobremesa!

    ResponderEliminar
  23. Ai mulher, queres desgraçar-nos com estas receitas. Eu costumo a fazer um gelado parecido a este doce. Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  24. Se o sabor for tão bom qto a aparência... perfeito!!!
    Bjos.

    ResponderEliminar
  25. Uaauuu, uaauuu, uaauuu... Nem palavras tenho, está magnifico, só de olhar...
    bjcs
    Malena

    ResponderEliminar
  26. oi Marize,
    esse doce tem cara de ser aqueles que a gente vai comendo, comendo e nao quer parar. Parece nao ser muito doce ne?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Mas o que é isto????Aii que eu não resisto a estes doces...

    ResponderEliminar
  28. É mais Doce agradé!!!! :).... a mim agradou-me bastante....

    ResponderEliminar
  29. Bela receita e morango ! Só pra avisar que o meu servidor deu pau e o teu comentário sumiu. Mas eu li e respondi !
    E o Tachos tá parecendo a Rede Globo ! Audiência total ! parabéns !

    ResponderEliminar
  30. essa sobremesa é pra qdo se quer impressionar! pois fica um desbunde! bjs

    ResponderEliminar
  31. DELICIA!!!FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES VOCÊ MERECE!!!!!

    ResponderEliminar
  32. Maravilha das maravilhas :-P
    Esse doce, além de ter ficado lindo, deve ser uma delicia... agora babei de verdade rsrsr

    Depois passe lá no meu blog pois tenho um desafio para si :-)

    Bjokas***

    ResponderEliminar
  33. Marizé este doce é mais um recorde de audiência e não tem como nõa ser né? Lindo e gostoso!!! Parabéns bjks

    ResponderEliminar
  34. LINDO, LINDO, LINDO é tudo o que tenho a dizer.
    Desculpe o exagera mas é que me encantei com este doce.
    Beijos e parabéns pela receita!

    ResponderEliminar
  35. Passeando pelos blog, encontrei o seu.... que lindo! Adorei td... e esta receita então... consegui até imaginar o sabor...E o visual, DIVINO.. tá 10...
    Parabéns! bjsssss

    ResponderEliminar
  36. Esse blog tá cada dia mais lindo, hein!? E com essas dicas ainda... uhmmmmm!!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  37. Que luxo de sobremesa, Marizé! Esta parece ser daquelas que até eu consigo fazer...

    ResponderEliminar
  38. UAU! Sofisticado, lindo de morrer e aposto que delicioso! Marizé, tu não paras de me surpreender.

    Bj

    ResponderEliminar
  39. ADOREI á ideia. Vou fazer para a minha mesa de páscoa ;)
    Espero que o meu fique tão bom qt o seu!!!!
    Beijinhos
    Nanda

    ResponderEliminar
  40. Marizè..que receita MARAVILHOSA!!!!estou encantada com ela..parabens..parabens...

    ResponderEliminar
  41. Olá Marizé,
    tal como tinha prometido fiz o teu doce. ADOREI! Se poderes dá uma espreitadela no meu blog!
    Bjinho
    Nanda

    ResponderEliminar
  42. maravilhoso!!!!!

    ResponderEliminar
  43. Olá!!!
    Parabéns por este lindo doce que já está na minha lista de sobremesas a fazer!
    De fazer crescer água na boca!!

    ResponderEliminar
  44. Olá!!!
    Parabens por este lindo doce que faz crescer água na boca! E já está na minha lista de doces a fazer!!!!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.