quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Intercambio culinário - o menu

Quando recebi o mail da Renata do blog geléia de rosas a convidar-me para ser o seu par no intercambio culinário, aceitei na hora, bem, quase… pois ela contactou-me no fim-de-semana quando eu me desligo da Internet, mas na Segunda respondi prontamente e afirmativamente.
A Renata logo demonstrou conhecimento e gosto pela gastronomia portuguesa, o gosto desde o inicio foi pesando para o lado dos doces, e assim decidimo-nos por uma receita doce para o desafio, a Renata escolheu a
Sericá e eu o Sagu ao vinho, mas no meio de tanta conversa sobre comida e de tantos pratos que indicámos uma a outra ambas quase em simultâneo, pensamos que iria-mos fazer não uma receita do país irmão, mas sim uma refeição completa, e assim homenagear a C.B.L.O.P. (comunidade de blogs de língua oficial portuguesa).
Começamos a conversar, cada uma com o nosso “sôtáquê” e o menu que eu escolhi das receitas que a Renata me propôs foi:


Entrada:

Puré de feijão-frade com leite de coco

Principal:

Moqueca de peixe à baiana

Acompanhamentos:

Arroz de coco
Pirão do caldo da moqueca

Sobremesa:

Sagu ao vinho com creme inglês

Estava lançado o desafio, eu teria de trabalhar com ingredientes que até aqui não usava na cozinha, como o óleo de palma, ou azeite de dêdê para a Renata, e a farinha de mandioca, também conhecida entre nós como farinha de pau. O leite de coco, esse já faz parte do economato cá em casa. E claro o sagu, mas sobre esse falarei no post seguinte.

Compras feitas, escolheu-se o dia, e lancei mãos à obra.
Fiquei a saber que há duas (pelo menos) moquecas, a capixaba, que leva urucum e não tem óleo de palma, e a baiana que foi a que eu fiz.
O prato lembra em muito a nossa caldeirada, mas sem as batatas e com o toque tropical do coco e da palma. Outra coisa interessante é o peixe ficar a marinar antes de ser confeccionado, e também o facto de a Renata ter indicado a paelleira para a confecção da moqueca, pois como sabem a paella é um prato típico espanhol.

Quanto à entrada e aos acompanhamentos, bem, foi mesmo uma surpresa desde o início.
O puré de “feijão fradinho” é uma delícia e não resistimos em junta-lo ao maravilhoso arroz de coco no prato, será sem dúvida repetido muitas vezes cá em casa.
O pirão, é um prato que não é apelativo aos olhos devido à textura e à cor que herdou do caldo da moqueca, mas de sabor, hum… que maravilha, não dá para descrever, aconselho a fazer sem receio pois é algo que não se esquece.

Reuniu-se a família, pois a mesa era farta, e logo as conversas começaram a rodar sobre de como a comida estava óptima, deliciosa, diferente, surpreendente, enfim… todos gostaram bastante, então erguemos os copos e brindámos à Renata, ao seu blog e à iniciativa do intercâmbio culinário.

As fotos não estão grande coisa não fazem justiça aos pratos maravilhosos que degustamos, (isto de cozinhar e fotografar, não são tarefas que combinem, pelo menos com pessoas sentadas à mesa à espera para serem servidas), por isso deixo a promessa que vou repetir tudo o quanto antes, e fazer uma reportagem decente ao mesmo tempo que publicarei as receitas.

Obrigada Renata

2 comentários:

  1. Estava tudo fantástico...

    Eu provei tudo, e tudo estava fantástico.

    Mais uma vez, PARABÉNS, Mana!!! quem me dera um dia poder cozinhar assim...

    Beijos
    Andreia

    ResponderEliminar
  2. Uau Marizé!
    Isto é que foi um intercâmbio completo. E nós só pediamos uma receita ;) Maravilhoso. Obrigada pela participação :)

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.