segunda-feira, 22 de junho de 2009

Salada fria de couscous e legumes assados

Sou uma pessoa completamente diferente no Verão, a minha energia abandona-me e ando constantemente cansada e rabugenta.
O calor faz-me perder o apetite e consequentemente a vontade de cozinhar, apetece-me comida leve, fácil e deixa de me apetecer doces, o que faz com que neste tempo normalmente perca peso.
È normal começarem a surgir muitas saladas como refeição e se preparadas com antecedência para que estejam prontas quando chego, melhor ainda, é o caso desta delicia que foi inspirada
neste post do Luis.



Usei:

1 Courgette
1 Cenoura
½ Pimento vermelho
1 Tomate
3 Dentes de alho
1 Fio de azeite
Orégãos
Sal
½ Chávena de couscous

Fiz assim:

Corte os legumes em cubos e coloque num saco de assar no forno ou faça a técnica do papelote com papel vegetal.
Tempere de sal, polvilhe com orégãos e regue com um fio de azeite, feche o saco ou papelote muito bem de maneira a reter os sucos da assadura dos legumes.
Coloque no forno a 200º durante 20 minutos, ou até os legumes estarem macios.
Retire do forno e deite os legumes com o respectivo molho numa tigela, deixe amornar.
Junte o couscous e envolva com um garfo. Tape o recipiente com película e deixe repousar no frigorífico até a sêmola absorver o suco dos legumes.
Sirva a salada bem fria.

Notas:

Os legumes que usei eram os que na hora tinha disponíveis, podem ser usadas outras combinações a gosto.
Acredito que esta salada resultará também muito bem se usar-mos bulgur.

Adaptado de:
Outras comidas

4 comentários:

  1. Saudável e deve ser delicioso.
    bj

    ResponderEliminar
  2. Já somos duas, há alturas que até perco a vontade de comer. Só mesmo algo leve como as saladas para me tirar do quase jejum :)

    ResponderEliminar
  3. Estou há séculos para fazer o couscous. Tenho uma colega de trabalho que o leva muitas vezes para o almoço e eu fico sempre a babar-me indecorosamente para cima dele, porque ela mistura legumes tipo esse que fizeste e fica muito apetitoso. Gostei especialmente do pormenor do suco dos legumes ser aproveitado para hidratar o couscous.

    ResponderEliminar
  4. Eu junto um pouco de menta cortada em pedaços muito pequenos, antes de servir.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.