segunda-feira, 16 de julho de 2007

Beijinhos de sogra

Estes bolinhos são simplesmente deliciosos.

Já nem me lembro quando os fiz pela primeira vez, (por isso não vos posso confirmar a fonte, mas uma coisa é certa: ainda não havia Internet), o aroma da canela, azeite e café conferem-lhe um travo rústico muito agradável.

Não aconselho a substituir o azeite por óleo, ficam melhor confeccionados com açúcar amarelo areado, mas também funciona com açúcar branco. Pode ainda adicionar-se frutos secos.

Espero que experimentem e gostem.

Boa semana.


Usei:

500 g de açúcar amarelo
4 ovos
1,5 dl de café forte
2 dl de azeite
1 colher sopa de canela
400 g de farinha
1 colher chá de fermento


Fiz assim:

Prepara-se o café forte e de preferência aromatizado com um “golpe” de rum, um pau de canela ou uma vagem de cardamomo.

Bate-se as gemas com o açúcar, junta-se o café, o azeite e a canela e continua a bater-se até formar um creme.

Batem-se as claras em castelo firme com uma pitada de sal, e juntam-se ao creme alternando com a farinha onde se juntou o fermento.

Deita-se o preparado num tabuleiro untado com margarina e polvilhado de farinha e vai ao forno.

Depois de pronto, desenforma-se para cima de um pano de cozinha, corta-se em cubos e polvilham-se de açúcar branco e canela.

6 comentários:

  1. Bem, fiquei cheia de vontade de provar! A receita já está no meu bloco de notas! :)

    ResponderEliminar
  2. "Beijinhos de sogra", cuidado com eles, é de desconfiar, sogra é sempre sogra!!!
    Brincadeira, devem ser uma maravilha!!!!

    ResponderEliminar
  3. Minha amiga eu sou sogra e gosto dos beijinhos das minhas noras, já não sei se elas dizem a mesma coisa risos sei que vou fazer a sua receitinha.um bjs Natércia))

    ResponderEliminar
  4. Bem... Se a minha sogra só me desse beijinhos desses, ia visitá-la mais vezes... ;-D

    ResponderEliminar
  5. Estes beijinhos são de facto tão deliciosos que dá para desconfiar, (risos...)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste blog. Devo dizer que não sei pela receita se é igual, mas vou perguntar à minha mãe se esta é a receita que ela fazia quando eu e os meus irmãos éramos miúdos e nos deliciávamos com os cubos "beijinhos da sogra".

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.