quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Tarte de maçã

Toda a gente tem uma receita de tarte de maçã, quase toda a gente gosta!
Eu faço parte dos que gostam muito, mas tenho sempre a sensação que ainda não encontrei a fórmula perfeita, cada uma que faço parece-me sempre que podia ser melhor.
Esta receita é das melhores que já fiz, mas vou continuar a minha demanda pela tarte de maçã perfeita!

Versão de impressão e arquivo desta receita: aqui



Usei:

Massa areada

150g de farinha
100 g de margarina
1 c sopa de açúcar
1 gema

Recheio

600g de maçãs
½ chávena de frutos secos (opcional)

Cobertura

½ chávena de xarope de plátano (maple syrup)
100g de manteiga s/ sal
3 ovos
Compota ou geleia de maçã para pincelar

Fiz assim:

Prepare a massa, e forre uma forma de tarte redonda e com fundo amovível.
Descasque e corte em meias luas as maçãs. Disponha na tarteira, por cima coloque os frutos secos, (se usar passas, estas devem ter estado a hidratar em liquido).
Num tacho pequeno, derreta a manteiga com o xarope, retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Incorpore depois os ovos batidos, deitando-os em fio e batendo sempre.
Deite o recheio sobre as maçãs, e leve ao forno pré aquecido a 180º, até que fique dourada e as maçãs macias.
Leve ao lume um pouco de geleia de maça dissolvida em pouca água até ficar um liquido espesso. Retire do lume e pincele a tarte ainda morna.

Notas:

Pode substituir o xarope de plátano por açúcar mascavado.
O xarope de plátano encontra-se à venda nas lojas de produtos naturais e dietéticos.

Pode também prescindir da geleia de maçã para pincelar, e em vez disso, polvilhar a tarte com uma mistura de açúcar de pasteleiro e canela.


35 comentários:

  1. E verdade Marizé , sempre pensamos que podemos fazer melhor. Eu gosto da crumble de maca e quero fazer a tipo americana. Mas vou deixar para fazer no inverno. Agora a sua parece ser otima,voce yem certeza que poderia ficar melhor? ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que óptimo aspecto, Marizé! Bolas, está mesmo "perfeitinha" e a ver pelos ingredientes deve ser deliciosa! Cá para mim, vinha já uma fatia para a minha sobremesa, daqui a pouco... Vá lá... :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá Marizé!

    Adoro tartes e bolos de maçã e tenho uma coleção de receitas, mas a sua ficou tão linda... também é diferente das receitas que possuo, portanto vou já já copiá-la! :-) Mais uma para a coleção!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Marizé,

    Revi-me completamente no teu texto! Ando há anos à procura da tarte de maçã perfeita. A minha avó fazia uma maravilhosa, ou melhor, perfeita, que nunca consegui reproduzir. Penso que o problema sejam as maçãs, pois ela fazia-a com uma maçãs pequenas e ácidas da ilha do Pico que, com esta normalização europeia, já não se encontram.

    Nesta minha "demanda" vou apostar na tua tarte!

    bjs

    PS - onde compras o maple syrup?

    ResponderEliminar
  5. Marizé a tarte está com um aspecto divinal!! Está mesmo linda, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro tarte de maçã, pelo que vejo e sinto ficou uma verdadeira delícia.


    maple syrup?
    - Le sirop d'érable
    Aqui é conhecido por este nome .
    Tenho aqui um frasquinho que normalmente é para barrar no pão mas para a próxima vou seguir a tua ideia.

    ResponderEliminar
  7. Marizé, eu amo maçã com canela. A sua tarte tem um aspecto maravilhoso! =) Já copiei, quando tiver maçãs experimento!


    bjs

    PS - trate-me por tu sff, só tenho 21 anos =)

    ResponderEliminar
  8. Amim parece-me excelente.
    Mas eu sou suspeita, adoro tartes de maçã...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha de tarte!!
    Deve ser deliciosa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hum...que delícia!!!!
    Hoje faço aninhos...posso tirar uma fatia??Please?????
    Adoro tarte de maça,e esta tem um aspeto divinal....
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Parece-me delicioso!Como aqui continua meio frio vou fazê-lo.

    ResponderEliminar
  12. A Tarte está linda, eu adoro tarte de maçã. Guarde uma fatia p/ mim, estou a fazer-me convidada p/o lanche.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Marizé gostei muito o meu filho faz uma assim parcida mas essa tua parece delicia mas hoje não quero nada para mim podes mandar tudo para as outras amigas um beijo. Natércia...

    ResponderEliminar
  14. Gosto de comer ainda quentinha....garfadas na massa molinha e massa crocante!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  15. eu gosto muito de tarte de maçã, mas quem adora de paixão esta tarte é a minha mãe
    e há muito tempo que não faço nenhuma...
    já tenho várias receitas em casa mas vou guardar mais esta para experimentar um dia

    ResponderEliminar
  16. Marizé minha querida......sei de um maridoco que vai amara essa receita. Ele adora torta de maçã e pede toda semana.....mas a minha não é perfeita assim.
    Bjcas para ti.

    ResponderEliminar
  17. Marizé se esta tarte não é perfeita não sei o que sera perfeição!!!Está demais...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  18. Está com óptimo aspecto. Parece muito boa e esta receita vou guardar.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Marizé, que saudades de vir aqui!
    E ser recebida com uma torta destas, aiai, que perdição!
    Já zanzei pelas delícias preparadas desde que saí de férias!
    Ainda tem uma fatia para mim? Estou chegando com um chá!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  20. Marizé, gostei imensamente dessa sua torta. Esta tao bonita... E o detalhe do Maple Syrup eh que eh o tal. Ontem estava pensando numa torta de maças. Voce leu o meu pensamento. :-)

    um beijo,

    ResponderEliminar
  21. esta sua foto me deixou babando

    hahahaha

    ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá,

    ... que bela combinação: maçã e frutos secos. Uma delícia!
    Gostava de experimentar. Onde é que se arranja o xarope de plátano?

    Beijinhos,
    Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Que beleza de torta, Marizé! Adoro baking com maçãs - fico a imaginar o aroma delicioso pela casa...

    ResponderEliminar
  24. tarte de maçã é sempre irresistível!
    E essa parece ser deliciosa!
    Vou experimentar também.

    ResponderEliminar
  25. Minha Deusa das bolachas e agora, das tartes de maçã, qualquer uma que faças eu gosto, ok? qualquer uma! Esta está de delirar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Que torta maravilhosa, amiga! Será que sobrou uma fatiazinha para mim... ;o) Beijocas!

    ResponderEliminar
  27. ola Marize,

    essa tua torta esta com uma cara tao boa!!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Linda, e com certeza deliciosa! Amo todas as sobremesas com maçãs, mas as tortas são o meu ponto fraco. Bom final de semana! Bj

    ResponderEliminar
  29. Aiii que belo aspecto, comia já um bocadinho, hummm...
    bjcs
    Malena

    ResponderEliminar
  30. Olá! Já entrei sem bater á porta da cozinha...
    Adorei a sua tarte,tb ando á procura da melhor,esta parece-me divinal!! posso copiá-la???
    bjocas...janeca!

    ResponderEliminar
  31. Ficou muito linda!!! Eu adoro torta de maçã, aqui em casa meu marido e eu somos fãs. Fiz uma no sábado, preciso postar qualquer hora. Bjs!

    ResponderEliminar
  32. Uau, que gostosa esta torta.O aspecto está fabuloso!!

    ResponderEliminar
  33. Me deu água na boca! Deve ficar delíciosa!!!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.