sexta-feira, 27 de março de 2009

Semifrio de bolacha

Esta é uma sobremesa muito popular em festas, romarias e restaurantes com pouca imaginação, (as minhas desculpas pelo desabafo), e da qual eu gosto muito mas quase sempre me desilude pelo exagerado sabor a manteiga ou pela ausência de aroma ou pelo uso de bolachas velhas.
Quando era criança fazia uma receita de bolo de bolacha que ficava sempre feio e sem graça mas que tinha um sabor delicioso, infelizmente acho que nunca escrevi a receita e a mesma perdeu-se na minha memória quando a deixei de fazer. Numa crise de nostalgia apeteceu-me semifrio de bolacha, após uma pesquisa rápida deparei-me com este que por não ter manteiga me seduziu, fiz e resultou muito bem, é bom, fácil e fica bem bonitinho.






Usei:

2 Pacotes de bolacha Maria
1 Lata de leite condensado cozido
400 ml de natas
2 c chá de gelatina neutra granulada
2 Chávenas de café forte e aromático

Fiz assim:

Hidrate a gelatina em duas colheres de sopa de água fria. Reserve.
Bata as natas (que devem estar bem frias) até ficarem fofas, junte o leite condensado e volte a bater até obter um creme.
Leve a gelatina ao microondas durante uns segundos para fundir, mexa e junte ao creme. Envolva muito bem.
Prepare uma forma redonda de anel, ou um aro sobre um prato de servir.
Vá molhando bolachas no café morno, e cubra com elas o fundo do prato, por cima deite um pouco de creme de maneira a cobrir as bolachas e alise com uma espátula.
Volte a repetir as camadas até esgotar as bolachas, sendo que a ultima camada deve ser de creme.
Cubra o aro com película e deixe no frigorífico durante umas horas, melhor ainda, de um dia para o outro.
Retire a película, descole o doce do aro com uma faca aquecida, remova o aro e sirva polvilhado com migalhas de bolacha.

Notas:

Para cozer o leite condensado: coloque a lata coberta de água na panela de pressão, deixe cozer 20 minutos contados após a panela começar a “chiar”.
Para um sabor mais intenso use bolacha do tipo “torrada”, e aromatize o café com licor ou especiarias.

Adaptado
daqui.

17 comentários:

  1. mas k maravilha adoro bolo de bolacha,lindoooooo,jinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Marizé,
    compreendo seu desabafo e faço coro a ele! =)

    essa sua receita me encantou... principalmente pelo uso do café (ok, confesso meu vício!)
    como o tempo por aqui começa a esquentar um pouco, pretendo testá-la em breve!

    beijos!

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo! :D Eu nunca consegui fazer! :D

    ResponderEliminar
  4. Eu também adoro bolo de bolacha mas também concordo consigo pois aqueles que se encontram nos restaurantes raramente são bons. Este receita parece deliciosa e ainda por cima não leva manteiga. Vou experimentar em breve. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Marizé:
    Esse semifrio está om um delicioso.
    Já copiei para experimentar numa próxima vez. Agora com o calor deve saber ainda melhor.
    Eu normalmente faço o bolo de bolacha à maneira antiga, com manteiga, açúcar em pó e café. Mas nunca fiz esta versão.Dá uma vista de olhos nesta minha receita, pois pode ser que se assemelhe ao sabor da tua infância. É que a receita que eu faço é a preferida do meu pai, que diz que se lembra dela dos seus tempos de juventude!
    http://paracozinhar.blogspot.com/2008/01/bolo-de-bolacha.html

    ResponderEliminar
  6. Para além de ser uam sobremesa que adoro, está com óptimo aspecto!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. esata um lindo bolod e bolacha. confesso que gosto mais desta versao ha que leva manteiga.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Eu não como nenhum bolo de bolacha que leve manteiga, não gosto mesmo nada do sabor! Estas receitas que levam o leite condensado e natas são bem mais saborosas!

    ResponderEliminar
  9. Olá, também partilho da mesma opinião, gosto muito de bolo de bolacha, mas sem excesso de manteiga... este parece muito bom!! Também tenho uma receita no meu blog, que leva manteiga, mas não em demasia!! Lol!! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Realmente substituir a manteiga por creme de leite nesse caso trouxe maior leveza ao prato.Eu particularmente aprecio muito doces com aroma de café,geladinhos ficam ainda mais saborosos!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  11. acho que a receita está muito boa e eu adoro bolo de bolacha. mas pode-me dizer o que é gelatina neutra granulada por favor? :S

    ResponderEliminar
  12. Anónimo: Gelatina neutra granulada é gelatina sem cor e sem sabor que se vende em saquetas nos supermercados, se não encontrar pode usar em folhas tendo em atenção a quantidade indicada na embalagem.

    ResponderEliminar
  13. Eu experimentei.... ficou muito bom.

    Parabéns pela receita.

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    Quando li este post revi-me imediatamente nessa busca pelos gostos de antigamente e sucessivas desilusões com algumas imitações menos felizes. Eu tenho uma receita de bolo de bolacha que aprendi quando estava na escola primária (há mais de 20 anos, portanto) e que, sem primar pelas beleza, é o melhor bolo de bolacha que conheço. Aqui fica, caso queiras experimentar:

    Ingredientes
    250 gr de bolacha Maria (a melhor é a da Triunfo)
    200 gr de margarina
    14 colheres de sopa de açúcar
    2 ovos
    1 pitada de baunilha
    1 copo de café

    Junta-se a margarina, o açúcar, a pitada de baunilha e os ovos e bate-se muito bem.
    Molham-se as bolachas em café e colocam-se num prato, barrando-se entre cada camada com o creme de manteiga.
    : )

    ResponderEliminar
  15. Helena: Muito obrigada, já fiz e é tal e qual como me lembro.
    Obrigada
    Beijinho
    Marizé

    ResponderEliminar
  16. boa tarde, podia-me dizer se eu utilizar folhas de gelatina quantas meto?

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.