quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Bolo de banana com sementes papoila e calda de açúcar mascavado escuro

Coincidência ou não, o que é certo é que achei muita piada ao facto desta receita, mais ou menos igual, ter aparecido num dia no programa de televisão: “Na cozinha com Jamie Oliver” e no outro dia num canal diferente em: “Entre Pratos” com Henrique Sá Pessoa.

São ambos bons cozinheiros embora com estilos muito diferentes, eu pessoalmente simpatizo mais com o Jamie pois é melhor entertainer, muito desenrascado e sem complicações, no entanto a energia dele stressa-me um pouco.

Resumindo, achei que o bolo havia de ser bom pois a base da massa era igual nos dois.
Se não fosse o facto do mesmo bolo ter aparecido nos dois programas com menos de 24 horas de intervalo, o mais certo seria eu nem ter ligado à receita, mas assim fiquei muito curiosa; e sem me decidir qual das duas havia de seguir, acabei por as misturar e o resultado foi uma sobremesa deliciosa que acompanhei com gelado.

Fiz assim:

Bati na batedeira, 1 chávena de manteiga sem sal amolecida, com 1 chávena de açúcar mascavado escuro, até ficar cremoso e ligeiramente aclarado.
Reduzi um pouco a velocidade da batedeira e juntei 2 ovos inteiros batendo um pouco entre cada um deles.
Deixei incorporar e juntei uma banana grande e bem madura partida grosseiramente e 1 colher de chá de extracto de baunilha, continuei a bater até desfazer a banana, deixando no entanto perceber alguns pedacinhos aqui e acolá.
Já fora da batedeira, adicionei 2 colheres de sopa de sementes de papoila, e cerca de 180g de farinha peneirada com 1 colher de chá bem cheia de fermento.

Forrei o fundo de uma forma de aro com papel vegetal, untei com margarina e salpiquei com sementes de papoila. Dispus no fundo uma banana cortada ás rodelas e verti a massa.
Foi ao forno forte durante 40 minutos.

Entretanto preparei uma calda levando ao lume um pouco de manteiga sem sal e ½ chávena de açúcar mascavado escuro, quando estava bem homogéneo juntei mais ou menos 150ml de natas e deixei aquecer.

Depois do bolo desenformado reguei com a calda.
Servi ainda morno com uma bola de gelado de nata que também reguei com a calda.

Só vos posso dizer que estava muito bom mesmo, um sabor exótico que foi do agrado de todos os que provaram, pois o açúcar mascavado escuro confere à massa um paladar caramelizado muito agradável com a banana e as sementes de papoila.


Notas:
O jamie Oliver serviu o seu bolo, regado com glace de limão.

O endereço de Entre Pratos encontra-se aqui do meu lado esquerdo em, livros virtuais.




Este é o aspecto do bolo antes de o ter regado com a calda, as sementes de papoila confere-lhe um aspecto peculiar, e na massa fica uma ligeira crocância.
Gostei muito.

21 comentários:

  1. Que pecado de bolo! Delicioso! :-)

    ResponderEliminar
  2. Outro dia, casulamente, vi um programa com esse "Jamie", e você sabe que eu tive essa mesma sensação?

    ResponderEliminar
  3. sou fanzoca da banana e ja salivei ao ver a foto desse bolo....hmmmmmmmmmmm!! beijoo,

    ResponderEliminar
  4. nossa muito interessante esse bolo adorei! bjos

    ResponderEliminar
  5. Marizé,
    fiquei muito feliz por sua visita em meu cantinho viu, volte sempre! Deste bolo digo o mesmo que a Fer, estou salivando até agora.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Aff, bolo de banana é tudo e esse seu está tentador! :)

    ResponderEliminar
  7. Que belo bolo adorei um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  8. Olá, Marizé! Obrigada pela visita e pelo comentário! Gostei de ver a foto da máquina de macarrão. Tenho uma igual e fico de feliz de saber que outras pessoas partilham dos mesmos momentos de prazer que eu. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  9. Eu hoje só vejo bolos deliciosos! Assim não há dieta que aguente! Muito bonito o bolo! =)

    ResponderEliminar
  10. Fantástico esse bolo!!! Hummmmmm...
    Amei e vou fazer em breve.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Realmente parece mesmo muito, muito bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro banana, principalmente quando é ingrediante de alguma receita doce, o bolo está com aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro banana, principalmente quando é ingrediante de alguma receita doce, o bolo está com aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  14. marizé asim matas-me k bom aspecto ...bjokas grandes amiga

    ResponderEliminar
  15. Olá...
    Diga o que vc não entendeu das minhas receitas que eu traduzo, sem problemas.
    Abs.//
    Giácomo

    ResponderEliminar
  16. Adoro bolo de banana e esta receita e a foto estão convidativas!Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  17. Nossa, pos banana e já me alvoroço todinha !!! Ficou lindo, viu?!

    ResponderEliminar
  18. Elvira: È de facto muito bom.

    Agdah: O rapaz parece eléctrico.

    Fezoca: Tambem começo a ser fã de bolo de banana.

    Laila: A combinação de ingredientes é mesmo interessante.

    Dinha: Vou voltar sim. Obrigada.

    Eliana; Natércia: O brigada amigas.

    Lara: Obrigada. Só agora comecei a minha aventura, espero continuar.

    Pinkie: De vez em quando um miminho não faz mal nenhum.

    Dani: Faça sim não se vai arrepender.

    Goretti; Cris; Belinha; Duly; Valentina: Neste caso o aspecto está proporcional ao sabor, o bolo é de facto diferente no paladar, uma sobremesa deliciosa.

    ResponderEliminar
  19. :))) Também vi esse programa do Oliver. O bolo tem um aspecto fantástico e só dá vontade de ir até aí pegar uma fatia,mas duvido que tenha sobrado uma migalhinha que seja! :)

    ResponderEliminar
  20. Realmente, parece uma delícia! Eu gosto de bolos assim, com uma caldinha... hummmmmmm

    ResponderEliminar
  21. Joaninha: Pois... já não há. Mas quando quizer é só dizer. Seja bem vinda.

    Cris: Eu também acho que a calda é a roupa de festa dos bolos. Gosto muito.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.