quarta-feira, 21 de maio de 2008

Creme aveludado de couve flor

Poderia começar por vos dizer que por aqui a Primavera anda tímida e a chuva e o frio ainda fazem parte do dia a dia para justificar esta sopa, mas na verdade é que eu gosto muito de sopa, é a minha entrada de eleição para uma refeição mais elaborada, ou um prato único de uma refeição ligeira.
Este creme é delicioso mas nada fotogénico, pois a sua cor pálida não se deixa captar nem com luz nem sem luz.
Fica no entanto o meu testemunho escrito de que é veludo que acaricia as papilas gustativas.


Clique aqui para a versão de impressão e arquivo desta receitaUsei:

1 Couve-flor pequena
1 Courgete
1 Cebola média
1,5 l de caldo a gosto (usei de aves)
1 dl de leite
2 c sopa manteiga
1 c sopa de farinha
1 gema de ovo
sal
quadrados de pão torrado e ovo cozido para servir

Fiz assim:

Ferve-se a couve em água temperada de sal durante 5 minutos, escorre-se e substitui-se por parte do caldo a ferver.
Junta-se a cebola em pedaços e a courgete descascada e também em pedaços.
À parte derrete-se a manteiga, junta-se a farinha mexendo para ligar. Adiciona-se um pouco de caldo quente até fazer um creme fluido que se deita na panela onde estão os legumes, perfazendo assim a totalidade do caldo pedido na receita.
Deixa-se ferver em lume brando até a couve estar cozida.
Retira-se do lume e passa-se com a varinha mágica ou tritura-se no copo liquidificador, reservando uns raminhos para decorar.
Liga-se com a gema e o leite, e volta ao lume mexendo sempre só até querer levantar fervura, rectifica-se de sal, e serve-se decorado com os raminhos de couve, os croutons e o ovo cozido à parte.

Nota:

Aproveite o pão endurecido para fazer os croutons.
Corte quadradinhos de pão e leve em tabuleiro ao grill do forno.

Opcionalmente pode salpicar com azeite, ervas aromáticas e flor de sal.

42 comentários:

  1. Por mim, sopas podem ser todo o ano, acho que só mesmo em pleno Agosto é que reduzo um pouco o consumo, mas é mais por estar de férias e quase não cozinhar. Também concordo que são um entrada excelente para uma refeição mais requintada.

    Tenho uma sopinha de couve-flor bem cremosa para postar, há de ser quando regressar de férias.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ai as mentes brilhantes a pensarem o mesmo! ;) Por mim, façam sopinha que eu adoro e concordo na íntegra: bela forma de iniciar uma refeição especial.

    Bonita foto, amiga. Ficou um primor!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que é bem fotogénica, adoro a sua côr subtil.
    Sopa para mim também é todo o ano, só mesmo naqueles dias de muito calor é que não consigo comer. Esta está de se não conseguir resisitir...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu também gosto muito de sopa e como-a durante todo o ano. É tão fácil variar os sabores e fazer coisas novas todos os dias! E as combinações são sem fim! Esta está muito apetitosa!

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Hummm...quase que consigo sentir o veludo. Isso parece-me bom demais, Marizé! E para mim, sopa também todo o ano. Aliás, se assim não fosse, nunca comeria sopa por cá (esta fui eu a querer fazer inveja)! ahahah

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. minha querida e doce Marizé, até nisso somos iguais: eu também adoro sopa em qualquer altura do ano.
    até tenho amigos que quando me vêem comer sopa no Verão olham-me com um ar escandalizado e dizem "Sopa com um calor destes?"

    mas quem gosta, gosta sempre e acabou-se...
    vou tomar nota deste teu aveludado.

    ResponderEliminar
  7. Marizé, faz milênios que não tomo uma sopa maravilhosa assim! Que vontade que deu, amiga!

    ResponderEliminar
  8. Que sopinha deliciosa. Também costumo fazer uma sopa semelhante!
    E realmente, este tempo é mais para sopas que saladas!
    Nunca mais chega o Verão!

    ResponderEliminar
  9. Marizé que boa a tua sopinha devia estar maravilhosa. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  10. Huuuuumm. Parece bem cremosinho do jeito que eu gosto. Lembrei de vc hoje no Agdá.

    ResponderEliminar
  11. Marizé, que delícia de sopa!!!
    Hummmmmmm, essa vai sim pro meu fogão e mesa, em breve!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  12. Bela sopa, apesar de pouco fotogénica, o aveludado sente-se, sem dúvida.

    Uma dica em relação aos crôutons: se os fizer no forno normal, sem grill e a baixa ttemperatura, 150º, ainda ficam mais estaladiços.

    Bom feriado.

    LPontes

    ResponderEliminar
  13. achei a foto linda! voce soube trabalhar muito bem com a nao-fotogenidade da sopa e combinou as cores muito bem. beijao! :-*

    ResponderEliminar
  14. Humm já vai entrando o inverno por aqui e esse creminho vai fazer parte do cardápio, está um sonho!!

    ResponderEliminar
  15. Perfeita para o friozinho que está querendo aparecer por aqui... :-)

    ResponderEliminar
  16. Também sou fã de sopas e caldos!!!

    Esse de couve flor já entrou para minha lista de a fazer!!!

    bjundas

    ResponderEliminar
  17. Uma verdadeira delícia, com toda a certeza. Concordo plenamente contigo, este creme aveludado é uma excelente entrada para uma refeição mais requintada. Bjinhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  18. Estes cremes são mesmo uma ótima sugestão para uma refeição que tem outro prato, se bem que para mim só este cremezinho estaria ótimo.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  19. Uma sopa com este tempo cai sempre tão bem!Adorei este creme!

    ResponderEliminar
  20. Que sopa maravilhosa, adoro!

    bjs

    ResponderEliminar
  21. Bela sopinha.Gostei bastante
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Hummm com esse friozinho que está fazendo por aqui, já estou até imaginando o dia que farei essa sopinha!
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. Hum parece um adelicia amo couve flor,,,

    Beijos

    ResponderEliminar
  24. Bela e diferente sopinha esta!
    Nomeei-te lá no meu cantinho, espero que não te importes!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  25. Adorei esta sopa. Eu também sou uma fã de sopas.

    ResponderEliminar
  26. Amiga... tudo de bom, a qualquer hora...

    bjsssssss

    ResponderEliminar
  27. Sou fã de sopas e a sua está com um cheirinhoo, oops...digo uma cara ótima!!!!rs...
    A minha mãe faz uma sopa ótima de couve flor, já eu nunca fiz!! Um dia vou tentar a sua!bitoca!

    ResponderEliminar
  28. Marizé, que prato apetitoso.
    Bem, como aqui estamos mais perto do frio, não preciso inventar desculpa pra fazer^^
    Mas eu acredito plenamente em ti que é um "veludo".
    Kisss linda^^

    ResponderEliminar
  29. Realmente, dá pra perceber que esta sopa creme está um veludo. Estou com uma couve-flor na geladeira e já sei o fim que darei a ela. Yummy!

    bjs

    ResponderEliminar
  30. Marizé que rica sopinha!!! a sopa para mim tb é todo o ano,e nestes dias feios de chuva nada como uma bela sopinha!!!
    Adorei.
    Bjinho!

    ResponderEliminar
  31. Marizé, moro num local super quente, no entanto, culturalmente, aqui as pessoas não associam comida com temperatura e eu sou um exemplo disto. Do contrário nunca tomaríamos sopas, rs. E eu adoro uma sopinha como essa sua no jantar! Com torradinhas não preciso de mais nada! :)

    ResponderEliminar
  32. Sopa é otima para qualquer estação!
    Deve ser divina a sua.
    bjs

    ResponderEliminar
  33. Os dias estão ainda com temperatura amena, mas as noites esfriam bem. Este creme quentinho combinaria muito bem com um fim de dia em São Paulo!
    bjinho,
    Nina.

    ResponderEliminar
  34. para com isso q ficou lindo sim!!!!! e aposto q dleicioso!! bjs

    ResponderEliminar
  35. Aqui chove tanto... vinha mesmo a calhar uma sopinha :) E eu gosto bastante da cor...

    ResponderEliminar
  36. Mais uma sopinha para o meu cardápio, simplesmente fantástica, bjs

    ResponderEliminar
  37. Uma sopinha quentinha, cai bem em qualquer altura e uma como esta.... Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  38. Amo sopas; a tua está divina! bj

    ResponderEliminar
  39. marizé, amei o creme... sou uma super fã de couve flor.. vou experiemnatr com certeza.. bjkas dani

    ResponderEliminar
  40. Gosto muito de sopa de couve flor e esta receita me parece muito bom.

    ResponderEliminar
  41. Olá
    Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
    Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
    À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
    http://agricabaz.blogspot.com/
    agricabaz@gmail.com
    Obrigada

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.