segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Arroz de grão-de-bico

Refeição ligeira ou acompanhamento este arroz é sempre bem-vindo.
Sou uma fã do grão-de-bico e isso reflecte-se nos meus ensaios culinários.
Considerada a “carne dos pobres” esta preciosa semente tem compensado a falta de proteínas nos povos mais pobres do médio oriente e não só.
Por que não de vez em quando colocar de lado a carne e procurar nos legumes o equilíbrio?!




Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

1 Chávena de arroz basmati
1 Chávena de grão cozido
2 + ½ Chávena de caldo de legumes
1 Cebola pequena picada
1 Dente de alho picado
1 Fio de azeite
1 Pitada de curcuma
1 Folha de louro
Sal

Fiz assim:

Aqueça o azeite e aloure ligeiramente a cebola e o alho.
Junte a curcuma e o arroz e envolva bem para o arroz tomar os sabores.
Junte a folha de louro e regue com o caldo quente e deixe fervilhar com o tacho destapado.
Quando o arroz estiver perto do final da cozedura junte o grão envolva bem e rectifique o sal. Deixe o arroz acabar de cozer.
Tape o tacho e deixe repousar um pouco antes de servir.

Notas:

Coza o grão-de-bico e outras leguminosas em quantidade e congele em doses individuais. Reserve a água da cozedura e adicione-a a sopas e caldos de legumes.

Veja também:
couscous com grão-de-bico e legumes.

15 comentários:

  1. Eu também sou apaixonada por grão de bico e esse seu arroz está um luxo só!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Marizé,

    Por aqui também o Grão é o rei das excelentes proteínas vegetais. E amado!

    Vou experimentar esse arroz, "desorientalizando-o" (o que eu invento):-) , ou seja, vou fazê-lo com o portuguezíssimo Carolino e açafrão em vez de curcuma. A ver...

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, adoro gráo de bico. Esse arroz ficou muito, mas muito apetitoso. Só de olhar dá água na boca. bjs.

    ResponderEliminar
  4. Pois foi precisamente o meu almoço, segui a receitinha bem direitinho, não acrescentei nem 1 ponto. Estava uma maravilha!

    beijocas

    ResponderEliminar
  5. que lindo arroz, so tenho uma duvida. o quer é curcuma? onde posso encontar?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu amo grão de bico!!!!!
    O seu formato de bolinhas dá uma graça no arroz!! ótima idéia!!!!
    bjos
    si

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Trabalho para o Portal Profissional de Alimentação Cozinhanet e estou em missão de cadastramento de Blogs e Blogueiros, fico no aguardo de um e-mail de vocês para que possamos manter contato!
    Podem enviar para renata@cozinhanet.com.br
    Abrçs
    Grata!

    ResponderEliminar
  8. com um arroz desses, não preciso de mais nada do prato....só do garfo.
    bjo

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está uma combinação que nunca me lembraria de fazer, primeiro porque não sou fã de grão, só como porque faz bem e arroz também é sempre a ultima escolha depois da massa e das batatas:-)
    Mas nada como boas ideias para variar.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Acabei de ver uma receita deliciosa de grão de bico na Filipa e daí vejo a sua, fiquei até na dúvida de qual fazer primeiro, porque sou louca por arroz tb.
    Parabéns e feliz ano novo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Há pouco tempo escrevi que o grão de bico é a minha leguminosa favorita. Este arroz é uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro grão-de-bico e faço constantemente. Gostei muito da sugestão.
    Feliz Ano Novo!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  13. Belo casamento de sabores! Podia ser o meu almoço e eu lambia-me de certeza... em vez disso desconfio que vai ser qualquer coisita na corrida. Mas hei-de experimentar!

    Bom ano, amiguita!

    ResponderEliminar
  14. Tem um aspecto excelente (mas assim, sem acompanhar nada?)

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito da página, gostei muito deste arroz de grão. Receita simples. Recomendo muito

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.