segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cuscuz com grão e legumes crocantes

Como resistir quando uma tentativa de reciclar sobras se torna num prato versátil, saudável e delicioso?
O cuscuz é assim, versátil, saudável, delicioso e melhor ainda: rápido!
Esta receita pretende ser mais do que uma receita a tomar nota, mas sim uma sugestão pois os ingredientes podem ser tão variados como a sua imaginação ou o conteúdo do frigorífico.
Atrevam-se, e não vão querer outra coisa!

Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

1 Chávena de café de cuscuz
1 Courgete
1 Cenoura
1 Chalota


1/2 Pimento vermerlho
1 Punhado de grão cozido
Azeite
Cominhos
Pimenta
Sal
Sementes de ½ romã

Fiz assim:

Hidratei o cuscuz num pouco de caldo, usei caldo do cozido. Reserve.
Prepare os legumes a seu gosto, neste caso cortei em juliana fina retirando a parte das sementes à courgete para que não ficasse muito húmido.
No wok, coloque um fio de azeite e deixe alourar ligeiramente a chalota picada, coloque os legumes e vá salteando até alourarem. Junte o grão e os cuscuz, e deixe incorporar os sabores.
Tempere com os cominhos, a pimenta e o sal. Envolva bem e abafe um pouco antes de soltar os grãos de cuscuz com um garfo.
Passe para o prato de servir e junte as sementes de romã.

Notas:

Pode hidratar o cuscuz com qualquer caldo a seu gosto, usar a água de cozer o grão ou simplesmente água quente.
Se gostar, tempere o cuscuz com uma colher de sopa de tahine, (pasta de sementes de sésamo).



Confeccione este prato com bulgur, ou arroz selvagem pois fica igualmente saboroso.

30 comentários:

  1. Estou com um monte de legumes na geladeira que já estao pedindo para serem usados. Tenho uma caixa de cuscuz, portanto sua sugestao(muito boa) esta antadissima
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!
    Adorei, fica lindo, colorido e saudável!

    ResponderEliminar
  3. Cousouz com grão e legumes? Só pode ser irresistível...

    ResponderEliminar
  4. Ficou lindo!! E eu gosto mto de cuscuz!

    ResponderEliminar
  5. Além da sugestão, que deliciosa, adorei a apresentação, muito elegante, e vistosa, as sementinhas de romã contribuiram muitíssimo!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  6. Querida Marizé adorei a tua receitinha vou fazer um dia destes deve ser muito boa.um beijo Natércia:)

    ResponderEliminar
  7. Tá lindo o seu prato!!!
    Adoro cuzcuz, esse seu parece delicioso.
    bjos

    ResponderEliminar
  8. Este prato vai muito bem com o calor que faz aqui...leve e rápido de preparar!
    bjoca,
    Ni.

    ResponderEliminar
  9. é uma verdadeira artista com uma apresentação muito elegante.
    Adoro cuscuz e assim com legumes fica muito saboroso.

    ResponderEliminar
  10. Além de bonito e requintado esse prato deve ser delicioso.
    Já estou a imaginar várias aromatizações diferentes e outras misturas de legumes.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Querida Marizé, o couscous esta lindo, mas o toque fino da bossa sao as sementes de romã decorando. Chiquerésimo! :-) um beijo,

    ResponderEliminar
  12. Vim conhecer seu cantinho !!! parabéns. Que receita fantástica....estou encantada.
    Grande beijo,
    Fabrícia.

    ResponderEliminar
  13. Nossa essa receita é de comer rezando, e a foto então? Estou babando todo meu pc.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  14. Coscuz é uma das minhas paixões!! Tão linda a foto!

    ResponderEliminar
  15. Bonita apresentação. Ingredientes maravilhosos! Divinal!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Depois de ver esta foto qualquer coisa que eu faça para o jantar me vai parecer rasca!
    Ficou divinal, parabéns!
    Um beijinho *

    ResponderEliminar
  17. Adorei a apresentação deste prato. Como consegues que fique assim, em forma de paralelipípedo? UAU!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. Um regalo para o paladar e para os olhos! Também voto na romã!

    ResponderEliminar
  19. Querida Marizé.
    Seu cuscus esta lindo, parabens.
    Aproveito para desejar um optimo 2008 com muita paz, saude e uns temperinhos bem gostosos.
    beijos
    Márcia

    ResponderEliminar
  20. marizé, tu sabes que eu adoro couscous não sabes? e sabes também que eu adoro legumes?
    então porquê me torturares desta forma???

    ResponderEliminar
  21. Sou louca para fzer cuscuz Marizé!!!

    Ainda não tive coragem de me aventurar... tenho um medo!!! hehehehehe

    Bjundas

    ResponderEliminar
  22. Oi, Marizé! Vou pousar em POrtugal para ir pra Londres e tb pra voltar. Mas só em Lisboa. Vou tentar estender meu tempo por lá pelo menos um dia.
    Ficou lindo o prato! :)

    ResponderEliminar
  23. Está lindo marizé! Adoro cuscuz! Ainda ontem comprei e talvez faça esta tua receita pois parece-me deliciosa, desta maneira nunca fiz.
    Beijinhos e parabéns pela foto que está linda!

    ResponderEliminar
  24. Que excelente idéia! Logo logo vou tentar. bjinho

    ResponderEliminar
  25. Adorei a romã - deve ser uma combinação fantástica com couscous e legumes!

    Bj

    ResponderEliminar
  26. Bem, que óptimo aspecto!!!!
    Adoro cuscuz, mas sou a única.
    Mas acho que vou voltar a insistir com esta receitinha com tão bom aspecto!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  27. Bem, que óptimo aspecto!!!!
    Adoro cuscuz, mas sou a única.
    Mas acho que vou voltar a insistir com esta receitinha com tão bom aspecto!!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. Também vou me arriscar no cuscuz, Marizé! Valeu pela dica. Bjs.

    ResponderEliminar
  29. Tb sou adepta do cuscuz, e vou misturando tudo, gostei muito desta sua versao ! bjs

    ResponderEliminar
  30. Nossa, que delícia. Adoro a versatilidade do cuscus. E amei não só como preparastes como a forma de servir. Esta lindo!

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.