segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Arroz de polvo assado no forno

Não perco a oportunidade de fazer um delicioso arroz sempre que o polvo aparece na minha cozinha, é um clássico da nossa gastronomia e tem razões para isso.
Esta versão que hoje vos trago é um pouco mais elaborada mas muito compensadora em termos de sabor, os legumes assados juntamente com o polvo dão origem a um caldo de sabor sublime que merece envolver um arroz.





Usei:
(para o assado)

Polvo (média de 150/200g por pessoa)
1 dl de azeite
1 Cebola grande em gomos
1 Pimento vermelho em tiras
3 Dentes de alho laminados
200g de tomate picado sem pele e sementes
1 Folha de louro
1 dl de vinho tinto
1 Malagueta vermelha picada (opcional)
Sal & pimenta

(para o arroz)

1 Chávena de arroz de grão curto (carolino ou arbóreo)
Caldo da fervura do polvo
Caldo do assado
1 Copo de vinho tinto
1 Fio de azeite
1 Chalota picada

Fiz assim:

Com alguma antecedência, dê uma fervura prévia ao polvo (o tempo vai depender do tamanho).
Coe, e reserve parte do caldo.
Num recipiente de forno, disponha os legumes do assado, por cima coloque o polvo.
Tempere de sal e pimenta, regue com o azeite e com o vinho e distribua o louro em pedaços.
Tape com folha de alumínio e leve a assar em forno quente (180º) durante 45m, ou mais, dependendo do tamanho do polvo.
(Este procedimento pode ser feito de véspera, ou por si só constituir uma refeição.)
Retire do forno.
Corte o polvo em pedaços, e coe o caldo do assado. A esse caldo junte um pouco do caldo da fervura do polvo e mantenha quente.
Aloure a chalota no azeite até murchar, junte o arroz e envolva até ficar translúcido.
Refresque com o vinho tinto e mexa até evaporar.
Vá juntando conchas de caldo enquanto vai sempre mexendo o arroz, (técnica do risotto), antes da adição da última concha, junte o polvo em pedaços e envolva, junte a ultima concha de caldo rectifique o tempero e sirva imediatamente.

Notas:

Pode servir polvilhado de coentros picados.
Use a técnica de assar legumes no forno para confeccionar sopa e risottos, o resultado é surpreendente.
Receita simplificada depois de ter sido confeccionada com as sobras do polvo da ceia de Natal.
Veja também:
Arroz de tamboril com amêijoas.

9 comentários:

  1. Minha querida amiga,adoro polvo,apesar de um pouco mais elaborada deve ficar uma maravilha,parabéns,jinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro polvo e arroz de polvo!!!
    ficou divina esta receita
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz vale bem o esforço; tem um aspecto tentador.

    ResponderEliminar
  4. Que delicia de arroz, eu também gosto de aproveitar o caldo dos assados para fazer arroz, acho que o arroz fica bem mais saboroso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Se há coisa que eu gosto é de Polvo. Não fazemos muitas vezes cá em casa porque o meu pai tem colesterol elevado e o polvo não ajuda à festa :)

    ResponderEliminar
  6. Estava de férias......... aos poucos estou me atualizando...

    Nunca fiz polvo em casa.... sempre comi na casa de meu irmão, pois a sogra dele fazia com frequência, e minha cunhada sempre me chamava para 'experimentar'.

    Fiquei aqui salivando com este arroz...

    Que delícia que deve ter ficado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Faço de vez em quando mas trnho a certeza que nunca ficou tão saboroso como este deve ter ficado, tenho que experimentar esta receita.

    ResponderEliminar
  8. Nunca provei 1 arroz de polvo, assim tão bem preparado como este... Fantástica essa ideia de usar o forno!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.