terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Projecto Y - 4º jantar virtual

Mais uma vez nos juntamos para jantar o Y Pink foi o fechar do anel e voltou-se assim ao início.
O
Eduardo volta a ser o anfitrião e desta vez com o Y “ficção científica” onde a estrela foi o sifão e as espumas.
Esta foi quase uma estreia para mim pois o meu sifão foi um presente bem recente e ainda estou na fase de aprendizagem e de fascínio.
Vamos então ao menu que mais uma vez nos reuniu na cozinha.
Não se esqueçam de espreitar também a mesa do
Luís que será o próximo a indicar a ementa.

Aperitivo
Adaptação do Harvey Wallbanger (sumo laranja, vodka e galiano)
O indicado era Gin Fizz, mas esta cabeça amarela estava convencida que tinha limões suficientes, enganei-me, e assim surgiu esta adaptação do conhecido HW.

Entradas
Brouillade de ovos e requeijão
Um creme aveludado e que fez as delicias de todos.

A tortilla do séc. XXI
Cebola caramelizada, zabaione de ovo e espuma de batata.
Foi muito divertido "descontruir" a tortilla e depois sentir o seu sabor em pleno no palato.
Usei vinagre balsâmico para caramelizar as cebolas que ficaram uma delicia.

Principal
Arroz feijão e picadinho
Tão reconfortante e delicioso quanto simples de fazer.
Adorei este toque tão patriota do Eduardo ao colocar este prato nas nossas mesas.

Sobremesa
Espuma de manga iogurte e framboesa
Na realidade as framboesas acabaram por dar lugar a amoras e groselhas.
O original pede que se junte os frutos com um pouco de geleia, acabei por fazer um coulis com as frutas juntando um pouco de açúcar sem adicionar a geleia.
O açúcar foi essencial para contrabalançar o ácido do iogurte e das frutas.

Foi um prazer mais uma vez ter estado com dois apaixonados pela boa comida, desta vez com técnicas de confecção e apresentação menos comuns mas tal como diz o Eduardo, é mais uma para o curriculum.

Até ao Y5!

4 comentários:

  1. Magnífica resposta ao desafio do Eduardo!
    Parabéns e obrigado pela "companhia" ao jantar.

    ResponderEliminar
  2. Já vi a ementa no DCPV! Adorei as entradas... as cebolas caramelizadas devem ficar deliciosas :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Parabéns pelo teu Blog adorei
    Conheci o teu blog através da minha busca de receitas da bimby.
    Gostei muito do teu blog de vez enquanto podias me avisar das novidades, pode ser?
    Ou inscreves-me p.f. na tua newseleter que eu não consegui.
    sorrisomlm@gmai.com
    Bjs maria, até já...-:)

    ResponderEliminar
  4. Olá, Parabéns pelo teu Blog ADOREI
    Conheci o teu blog através da minha busca de receitas da bimby.
    Gostei muito do teu blog de vez enquanto podias me avisar das novidades, pode ser?
    Ou inscreves-me p.f. na tua newseleter que eu não consegui.
    sorrisomlm@gmail.com
    Bjs maria, até já...-:)

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.