sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Biscoitos de chocolate com mescla de pepitas

Tenho na minha despensa uma panóplia de pepitas e de chocolates que devido à minha paixão vou juntando e juntando até que a certo ponto tenho mesmo que lhes dar uso.
Com estes biscoitos acabei com 3 variedades de pepitas de uma vez só, mas também porque não tinha nenhumas que por si só completassem o total pedido na receita.
Neste caso a emenda saiu melhor que o soneto, e o resultado agradou de tal maneira que o ultimo biscoito foi seriamente disputado.








Usei:
(para 36)

200g de chocolate amargo (70% cacau)
56g de manteiga sem sal
1 Chávena de farinha
½ c chá de fermento
½ c chá de sal
2 Ovos
¾ Chávena de açúcar mascavado claro (amarelo)
1 c chá de extracto de baunilha
100g de pepitas de manteiga de amendoim
100g de pepitas de chocolate branco
100g de pepitas de chocolate de leite

Fiz assim:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.
Peneire a farinha com o fermento e o sal e reserve.
Bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter uma mistura fofa, esbranquiçada e com o obro do volume. Junte o chocolate e continue a bater mais lentamente só até incorporar.
Deite a farinha e envolva com uma espátula de borracha. Por fim adicione as pepitas e volte a envolver.
Nesta altura a massa está com uma consistência demasiado mole, por isso cubra com película e reserve no frigorífico durante umas horas, ou de um dia para o outro.

Pré aqueça o forno a 180º e prepare dois tabuleiros forrando-os com papel vegetal ou tapete de silicone.
Retire pequenas porções de massa, (que nesta altura está dura), usando uma colher forte, por exemplo uma colher de servir gelado, e com as mãos molhadas forme bolinhas de massa. Coloque a massa no tabuleiro e achate um pouco.
Leve ao forno durante 20 minutos.
A meio da cozedura rode o tabuleiro para que todos os biscoitos cozam por igual.
Retire, deixe arrefecer uns minutos e transfira para uma grade para arrefecerem por completo.

Notas:

Pode colocar dois tabuleiros no forno ao mesmo tempo, mas a meio do tempo total troque a posição dos mesmos.
Sabendo que não é fácil encontrar as pepitas de manteiga de amendoim, troque por outro sabor a gosto, ou então siga a receita original que indica a totalidade de pepitas de chocolate meio amargo.

Adaptado da receita de Martha Stewart: Outrageous chocolate cookies.

Veja também: Pedaços de magma

18 comentários:

  1. que biscoitos maravilhosos,lindosssssssss,jinhossss

    ResponderEliminar
  2. Esses biscoitos tão com um aspecto maravilhoso.
    Desde já os meus parabéns por este blog que visito diáriamente.

    Só coloco uma questão. Eu não costumo encontrar com muita facilidade as pepitas de chocolate. Há algum sitio em especial para as comprar? As que encontro nos supermercados, são uns pacotinhos que apenas trazem uma mão cheia e o preço não é sorridente.

    Beijinhos e boas receitas

    Joaninha

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo de saber: onde arranjas tu essas pepitas todas? As de manteiga de amendoim e de chocolate branco, sobretudo! É que eu por cá nem as de chocolate normalzinho encontro!!

    (nem vou comentar os cookies. é que nem vou! Só de olhar para eles já dou cabo da dieta!)

    Beijo *
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Estão lindos e devem ser deliciosos... Eu adoro tudo o que leve chocolate.
    Mas devo confessar que aqui em Coimbra tenho uma certa dificuldade de encontrar pepitas de chocolate. Apenas encontrodas de chocolate negro e caríssimas. Já agora pode-me enviar indicações de onde as comprar?

    ResponderEliminar
  5. e onde é que tu arranjas tantas variedades de pepitas?
    eu só encontro das normais, de chocolate de leite.

    ResponderEliminar
  6. essas pepitas no Brasil têm péssima qualidade - só servem as importadas!
    bjo

    ResponderEliminar
  7. sensacional!!! que delicia :-)

    bjos

    ResponderEliminar
  8. Também adorava saber onde arranjas essas pepitas maravilhosas. Aqui só encontro umas de chocolate negro e nem são pepitas porque são enormes. De certeza que cá neste Norte não há nada disso :) É que apetecia mesmo uns biscoitos assim!!! Devem ser deliciosos :)

    ResponderEliminar
  9. Ai que delicia, hum Máessa vou ter que fazer...
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. cookies lindos! fiquei com vontade... :DD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Parabens pelos biscoitos,estão de babar!!!
    Mas a minha pergunta é a mesma das restantes meninas,onde comprar essas pepitas????
    Beijinhos,Cinha.

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos.
    Sobre as pepitas e tal como disse nas notas da receita, as de manteiga de amendoim não são fáceis de encontrar, tive a sorte de as ter recebido de presente quando estive em Londres.
    As de chocolate branco foram compradas numa loja de chocolates no Amoreiras, as de caramelo numa loja gourmet no Colombo, as de chocolate de leite e de chocolate amargo vieram de um simples hipermercado.
    Beijo grande de saudades

    ResponderEliminar
  13. Preciso testar esta receita, fiquei encantada com a foto!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Como eu adoro essas pepipas de manteiga de amendoim!!! Por cá às vezes consigo encontrar. Essas bolachinhos devem ser uma delícia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Já os fiz. Não preciso dizer como são pois não?
    Se quiseres experimentar outros semelhantes tenho a receita da Nigella.

    ResponderEliminar
  16. Bom dia,
    Poderá me dizer onde encontrou essa variedade de peitas de chocolate? Principalmente as de chocolate branco, é que tenho muita dificuldade em encontrar, já agora manda uns para cá, pois tem um aspecto fabuloso. Jinhos e obrigada pela resposta.

    ResponderEliminar
  17. Vou levar esta receita para fazer para os meus miúdos :)

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.