segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Frango tikka masala

Não foi um presente de Natal, foi ainda mais especial.
Especial porque não esperava, e porque no mais intimo do meu ser eu já desejava há muito tempo ter uma fritadeira que frita quase sem gordura. Sim porque eu gosto muito de batatas fritas, mas por favor das congeladas não…..
E é tudo verdade o que se diz das tais fritadeiras, as batatas ficam que é uma delícia, mas, (e esta eu não sabia, sou mesmo antiga), podem-se preparar outros pratos! E este foi o teste piloto das potencialidades da máquina. Agradou bastante a todos e a mim não me deu trabalho nenhum.
Em primeiro plano a receita no seu método tradicional de confecção, nas notas finais a descrição de como foi feita na actifry.


Usei:

3 peitos de frango em cubos
1 iogurte natural
3 c sopa de pasta tikka masala
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pedaço de gengibre ralado
óleo de sésamo ou girassol q.b.
100g de tomate pelado picado
1 c sopa de pasta tikka masala
100 ml de leite de coco
coentros picados
sal a gosto

Fiz assim:

Misture os pedaços de frango com o iogurte e as 3 c sopa de pasta tikka masala e deixe a marinar durante pelo menos 30 minutos. (Quanto mais tempo mais aromático e macio).
Leve ao lume o óleo e quando aquecer junte a cebola, o alho, o gengibre e a pasta restante.
Assim que a cebola amolecer junte o frango e a marinada, envolva bem e deixe apurar um pouco, junte depois o tomate e deixe em lume brando até a carne ficar macia, junte “golos” de água se começar a secar muito.
Um pouco antes de terminar, junte o leite de coco deixe retomar fervura, rectifique os temperos e sirva polvilhado de coentros.
Acompanhe com arroz.

Notas:

Modo de preparação na Actifry:
Deite na cuba da fritadeira a cebola, o alho, o gengibre e a restante pasta. Regue com meia colher de óleo e programe 35 minutos.
Passados 5 minutos junte o frango, a marinada e o tomate.
Quando faltarem 3 minutos para terminar o tempo junte o leite de coco.
Polvilhe com os coentros picados.

Adaptado de Jamie Oliver

Nota da autora para a família e amigos mais próximos:
Por favor não deixem que me entusiasme demais com as máquinas, não elogiem os cozinhados na actifry, eu não quero um dia acordar a desejar ter um robot ou um ciborg de cozinha ou lá o quê. Por favor……

6 comentários:

  1. Actifry é de facto das melhores invenções!
    Uso a minha para tudo, desde salmão grelhado (sem acrescentar nenhuma gordura) até uns simples bifes!
    Parabéns pela prenda:))!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  2. Não vou elogiar as máquinas até porque nem tenho actifry mas gostei do tempero e do aspecto do prato. Está bem assim? :)

    ResponderEliminar
  3. Eu confesso que vou ter que elogiar tudo: a receita, a foto, e os robots, ou não fosse eu eu grande fã e tb agente bimby.
    :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a receita. Os temperos sao a base de tudo.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois lamento querida amiga, seja lá o que uma actifry fôr, se faz um franguito de babar e não leva muita gordura e não dá trabalho... Ummm, parece-me vinda do céu e merecedora de elogios!

    Muitos beijos cheios de saudadinhas

    ResponderEliminar
  6. looooooooollllllllllll
    adorei a tua nota final... por isso nem vou elogiar a receita.
    acho que teria ficado muito melhor feita pelo método tradicional... rsrsrs

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.