sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bolachas de chá verde (matcha)

Comecei a fazer estas bolachinhas especialmente para mim. Entretanto a primeira fornada não correu bem, as bolachas no forno não mantiveram a forma.
Não sei depois ao certo o que aconteceu, mas alguma coisa se atravessou pelo meio do que eu estava a fazer ao ponto de me fazer esquecer que tinha ainda uma porção de massa no frigorífico. Dei com ela no dia seguinte. Peguei-lhe, estendi-a, cortei-a e levei ao forno mais um tabuleiro de bolachinhas que desta vez ficaram lindas, na forma e na cor que eu a principio imaginei. Conclusão: quando eu na receita digo para manter a massa no frio de um dia para o outro não é sabedoria, é experiência casual!



Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

150 g de açúcar branco fino (caster)
1 c sopa de pó de chá verde (matcha)
140 g de manteiga gelada
200 g de farinha
3 gemas

Para envolver

Açúcar refinado branco q.b.
Pó de chá verde q.b.

Fiz assim:

Misture o açúcar e o chá verde numa tigela.
Corte a manteiga em cubos e trabalhe-a com a mistura de açúcar usando as pontas dos dedos, (pode também usar o robot na função intermitente), até ficar com aspecto de migalhas.
Junte a farinha e misture até incorporar.
Comprima a massa numa bola, ou disco, envolva em película aderente e deixe repousar no frigorífico um bom par de horas, ou melhor ainda, de um dia para o outro.
Prepare dois tabuleiros de forno, ou grelhas forrando-os com papel vegetal ou use o tapete de silicone.
Num prato misture uma porção de açúcar granulado com um pouco de matcha e reserve.
Divida a massa em duas metades e enquanto trabalha uma delas mantenha a outra no frio.
Estenda-a com o rolo sobre a bancada enfarinhada, ou entre duas folhas de película ou plástico.
Corte as bolachas com um cortador, passe-as pela mistura de açúcar e matcha e coloque no tabuleiro.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 10 ou 15 minutos, até que as bordas comecem a dourar.
Retire do forno e transfira as bolachas ainda com o papel por baixo para uma grade, deixe arrefecer antes de as retirar do papel.

Notas:

O chá verde em pó pode ser substituído por preparado de chá verde granulado, se assim for aumente as quantidades da receita para o dobro.
O chá verde em pó é mais amargo e de cor mais escura.
* Resposta ao Leo Paixão: O sabor do macha fica suave, pelo menos para mim que gosto muito de chá verde.

Inspiração: daqui e daqui.

28 comentários:

  1. Que bonitas bolachas! Adorei o formato. Ainda não provei nada com matcha. As únicas que vi à venda tinham preços exorbitantes, daqueles proibitivos mesmo.
    Olha, entretanto, bom trabalho amanhã! Com aquela ementa, o jantar vai ser uma delícia, mas um trabalhão!

    Beijo grande *
    Mariana

    ResponderEliminar
  2. Uma graça o formato de quebra-cabeça...muito fofo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Comigo em tua casa, posso garantir-te que ficarias com o puzzle incompleto! eheheh Eu por acaso também nunca utilizei matcha mas, pelo que tenho ouvido falar e, tal como a Mariana referiu, os preços são escandalosos. O aspecto, com essas manchinhas, fica muito amoroso e, bem ao teu gosto futebolístico! eheheh

    Beijos e bom findi!

    ResponderEliminar
  4. Pois é menina eu as vezes dou uma de apressada e me acontecem coisas parecidas!
    Lindos seus biscoitinhos!
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Adorei a idéia de comer as pecinhas do quebra cabeça... assim, não vai sobrar nenhuma pecinha fora do lugar!!! :DDD

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Pois talvez seja esse o segredo... O Natal passado tive um trauma com esta receita (aconteceu-me o mesmo: perderam a forma e a cor) e nunca mais tentei resolver a coisa, para além de que o sabor da matcha é muito peculiar. Talvez tente outr vez. ;)

    Bj grande e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. olha lá.... bem que me podias mandar umas bolachinhas dessas pelo correio que eu ia adorar.
    ficaram lindas!!!!

    ResponderEliminar
  8. E o gosto, como fica? Fica adstringente como o chá? Gostaria de provar um.
    http://www.fuckinggourmet.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei as bolachinhas no formato de quebra-cabeças. Ficaram lindas. Abraços.

    ResponderEliminar
  10. O chá verde em pó, é um ingrediente que eu ainda não experimentei.As bolachinhas ficaram lindas e com uma cor fantástica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Huuuum, que delícia! Adoro experimentar biscoitinhos novos ^^

    Esse deve ficar uma delícia acompanhado de uma xícara de chá verde ou branco! Acho que vou comprar um saquinho de matchá orgânico numa loja lindinha de produtos naturais que descobri recentemente, só pra testar essa receita.

    Mas a questão que me deixou mais curiosa foi: onde tu conseguistes esses cortadores fofíssimos? Ficaram lindos demais!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Marizé, eu preciso me aventurar a usar o matcha.
    Adorei suas bolachinhas no formato de quebra-cabeça! Um super finde pra voce! :-*

    ResponderEliminar
  13. Marizé, o chá verde ainda não entrou no meu costume, mas quem sabe usado dessa forma eu não passe a gostar...?
    Ah, o formato ficou lindo!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Nunca usei chá verde em pó... aqui nem vejo disso! Mas adorei as peças do puzzle que, com certeza, não deu para completar :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  15. Adorei essa sua receita c/ chá verde muito diferente e interessante !!!!
    Bom final de semana.
    Bjs...

    ResponderEliminar
  16. Nós gostamos demais de matcha! Fiz um chiffon cake outro dia, mas não deu tempo de fotografar...
    bjo

    ResponderEliminar
  17. Adorei a forma desses biscoitos!
    Dá até pra brincar com eles^^
    É, massa descançada sempre fica melhor.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  18. BOm dia Marizé!!

    Estas bolachas de matcha estão tão bonitas!!:)
    Ainda bem que no final conseguiu salvar a situação!;)...

    ResponderEliminar
  19. Me aconteceu o mesmo Marizé , uma vez com a massa folhada, Assei no dia e ficou , como dura, Como tinha sobrado assei o resto no dia seguinte. Ficou perfeita. Os biscoitinhos parecem deliciosos , com a texura que gosto. Adrei a forma de quebra cabeca.Lindo
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. devem tem ficado incríveis... e a forma é a coisa mais linda do mundo!
    bjs

    ResponderEliminar
  21. adoro a forma e com matcha devem ficar muito boas

    ResponderEliminar
  22. Gostei das bolachinhas.Parecem pecinhas e puzzle :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Esperar de um dia para o outro foi quanto bastou para completares o "puzzle"... eu bem digo que a cozinha é uma aventura! Bjs

    ResponderEliminar
  24. Que delicia!!dá para fazer para o café!!

    ResponderEliminar
  25. Que lindas as peças de quebra-cabeças.

    ResponderEliminar
  26. olá! gostaria de saber onde comprar o matcha green tea. obrigada! poderia mandar a resporta para meu e-mail? é mad.neko13@gmail.com

    Muitissimo obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Pessoal, vocês podem comprar o Chá Verde Matchá para dieta na loja Konbini:
    http://www.konbini.com.br/-67

    ResponderEliminar
  28. Boa noite pode me dizer onde comprou o chá matcha em portugal nao tem obrigada.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.