quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Arroz de galinha no forno


Esta é daqueles pratos que me fazem recuar no tempo e que só por isso já merece a classificação de comida que conforta, se for preparada pela minha mãe e com galinha caseira, hum…. Que delicia.
Aqui fica então o registo desta comida simples, sem complicações e muito do meu agrado.


Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.

Usei:

1 Galinha do campo
1 Cebola
2 Cravinhos-da-india
½ c chá de pimenta preta em grão
1 ramo de salsa
1 fatia fina de presunto magro
Sal
2 chávenas de arroz
½ chouriço de carne


Fiz assim:

Corte a galinha em pedaços, e leve ao lume numa panela grande, ou na panela de pressão, com a cebola onde espetou o cravinho, a pimenta, a salsa e o presunto.
Cubra a galinha com água e tempere de sal, (atenção ao sal do presunto).
Deixe cozer até a galinha estar macia.
Retire a galinha do caldo e livre a carne de peles e ossos. Reserve.
Coe o caldo e reserve também.
Num tacho, frite as rodelas de chouriço na sua própria gordura, retire as rodelas do tacho, e junte o arroz, vá mexendo com colher de pau até estar translúcido, regue com o caldo da galinha necessário para cozer o arroz.
Quando o arroz estiver a 1/3 da cozedura, junte a carne de galinha em pedaços, transfira para um recipiente de barro e coloque no forno pré aquecido a 180º, e deixe o arroz deixar de cozer.
Sirva com as rodelas de chouriço.


Notas:

O arroz pode ser cozido até ao fim no fogão, e no fim colocado no forno para corar um pouco.
Há mil e uma maneiras de confeccionar este arroz de forno, que também se pode fazer com pato, acredito que cada família tenha a sua maneira própria, esta é a das minhas memórias, passada da minha avó para a minha mãe e da minha mãe para mim.
Veja também:
o arroz da Zézinha, (do tempo em que as fotos deste blog eram tiradas com o telemóvel).

25 comentários:

  1. O meu problema é arranjar a galinha caseira...não te ponhas com ideias, sra. Dona Marizé! ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe sempre fazia este arroz quando eu era mais pequena. E o que eu adorava... É mesmo um sabor de infância! **

    ResponderEliminar
  3. Olá Marizé esse arrozinho está com um aspecto muito apetitoso,cá no alentejo chama-se arroz tostado, tambem o faço muitas vezes, fica sempre bem!! com uma saladinha então de alface, tomate e coentros,é uma delicia!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esta comidinha também me faz lembrar dos meus tempos de criança já que era um prato que estava muitas vezes presente na nossa mesa. Feito com galinha caseira a diferença é de facto enorme.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. parece o meu arroz de pato!!!
    que maravilha. fiquei cheia de fome.

    ResponderEliminar
  6. Eu faço um arroz de pato mais ou menos da mesma maneira e também fica óptimo! Uma delícia, não é? Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Marizé...aqui fazemos um pouquinho diferente e faço no fogão mesmo, com o nome de galinhada, que também é uma delícia...agora deu até vontade. Faz tempo que não faço.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Marizé, a receita eh bacana, mas o tacho roubou a cena, eh lindissimo! :-)

    super beijoo,

    ResponderEliminar
  9. Pois, é mais ou menos como a minha "receita" para o arroz com pato. Com uma galinha deve ficar muito bom. Por acaso nunca me tinha lembrado desta. Sem dúvida, a experimentar.

    ResponderEliminar
  10. O sabor da galinha de quintal (como chamamos no Brasil) é inigualável...

    ResponderEliminar
  11. Voce disse tudo, comida que conforta e se ainda preparada pela nossa mae; Priceless!

    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Esta também é uma "comfort food" para mim...que saudades do arroz de galinha da mamã!!..:)
    Não há nada como uma comida simples e caseira!:)

    ResponderEliminar
  13. Isso deve mesmo ficar gostoso, muuuuuito bom!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  14. Que maravilha!
    Muito parecido com o arroz de pato, mas como o frango é muito mais suculento deve ter ficado óptimo :)

    ResponderEliminar
  15. Esse arrozinho fez-me crescer água na boca. Até consigo imaginar o cheirinho que deveria estar na tua cozinha.

    ResponderEliminar
  16. É um dos meus pratos de eleição... :-)

    Lembra-me quando a minha avó paterna fazia esse arroz no forno à lenha... Não há coisa mais deliciosa. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Ai Marizé... ainda agora vi a canja no blog da Elvira e lembrei-me da canja com galinha caseira daí. Agora este arroz com galinha do campo... :o( Nunca mais vou de férias!!!

    Adoro esta comidinhas simples!! E esse teu tacho de barro, tão tradicional! Olha, com esta fiquei com saudades de casa!

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Adoro pratos assim, não é necessário mais nada!

    ResponderEliminar
  19. Marizé, passeando por aqui, tenho aprendido muito sobre especiairias.
    Pratos simples são o dia-a-dia e marcam uma vida, a história de um povo, lembranças de família...Por falar nisso, estarei em Portugal em outubro e vou experimentar as delícias portuguesas. Bjs.

    ResponderEliminar
  20. Marizé, minhas tias costumavam fazer um arroz bem parecido com esse... Você me fez lembrar da minha infância! ;D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Este arroz de galinha no forno era um clássico em casa dos meus pais...agora já não fazem tanto, mas é muito bom!

    ResponderEliminar
  22. Marize, fico um pouco sem vir aqui e quando chego, quanta coisa boa e bonita. Estava com saudades, bjs

    ResponderEliminar
  23. Preparações culinárias que nos lembram da infância, família reunida, tios, avós, primos, sempre tazem boas lembranças... como é bom!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Adoro arroz no forno :) Fica delicioso!

    ResponderEliminar
  25. Nem sei de qual gosto mais, se deste se do da Zezinha... qualquer 1 seria bem vindo na minha mesa!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.