segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Porco com melão e manga

Lembram-se do 1º jantar virtual - projecto Y?
Na altura prometi que as receitas iriam aparecer ao ritmo normal do Tachos de ensaio por isso, e com um atraso de meses trago-vos hoje o prato principal que foi o meu preferido e que já recriei na minha cozinha várias vezes.
O cheiro característico do molho de peixe não reflete o seu sabor, pelo contrário, com a cozedura o cheiro desaparece e o sabor conferido aos alimentos é muito agradável.



Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

½ Melão descascado e cortado em tiras ou cubos
1 Manga descascada e cortada em tiras ou cubos
Sal & pimenta de moinho
1 c Açúcar amarelo ou açúcar de palma
Sumo de 1 lima
2 c sopa de óleo de sésamo
250g de lombo de porco cortado em tiras ou cubos
4 Chalotas picadas
2 Dentes de alho picados
5 c sopa de molho de peixe tailandês
1 c sopa de vinagre de cidra
½ c chá de malagueta em focos

Para servir:

Amendoim picado
Coentros picados

Fiz assim:

Misture os pedaços de melão e manga numa tigela, tempere de sal e pimenta e junte o açúcar e o sumo de lima, envolva bem e reserve.
Aqueça o wok até ficar bem quente, cubra o fundo com o óleo e frite a carne de porco até dourar. Seja paciente e deixe fritar até a carne passar da cor branca ao aspecto dourado.
Retire a carne com uma escumadeira e reserve sobre papel absorvente.
Coloque no wok e na gordura que restou, as chalotas e o alho e frite ligeiramente. Adicione o molho de peixe, o vinagre, a malagueta e um pouco de pimenta preta.
Adicione a carne de porco e as frutas com todo o suco que libertaram, envolva tudo muito bem até estar bem quente.
Sirva polvilhado de amendoim picado e coentros.
Acompanhe com arroz branco ou talharim.


Notas:

O molho de peixe, também conhecido por nam-plam encontra-se à venda em mercearias de produtos asiáticos, ou em boas lojas de produtos naturais.
Da primeira vez que confeccionei este parto acompanhei com arroz basmati, mas verifiquei que não havia necessidade pois as frutas por si já constituem acompanhamento para a carne.

12 comentários:

  1. Eu li o titulo e comecei a ler o post, ai pensei a Marizé tá ficando doida? Coloca o titulo como porco e vem me falar de peixe? rsrs
    Tudo esclarecido amiga, amei sua receita, bem original!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que receita diferente. Bem bacana.

    ResponderEliminar
  3. Até parece que cozinhaste essa maravilha pensando em mim! Adoro, simplesmente. :-)

    E já agora, fizeste bem em insistir sobre o molho de peixe, pois é um condimento excelente.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Acho que frutas combinam muito bem com a carne de porco.... fiquei aqui imaginando o sabor final do prato...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que graça o formato dos biscoitos, Marizé! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro as frutas misturadas com carne... melão e manga são uma óptima escolha :)

    ResponderEliminar
  7. adoro carne de porco com frutas, mas a minha imaginação só ia até ao ananás e quiwi :-(
    Ficou lindo
    bjs :-)

    ResponderEliminar
  8. Marizé...

    Hoje fiquei alegremente surpreendida com um prato tão exótico e imaginativo!...:)
    Maravilhoso!!!:)

    ResponderEliminar
  9. Carne de porco sempre fica bem com frutas.
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  10. Pois eu ainda não consegui comprar o molho de peixe... eheheh Acho que devia ter no rótulo: cozinhar antes de cheirar! :P Mas às vezes uso molho de ostra que, deve ter o mesmo método de preparação (que confesso que me faz uma certa confusão) mas que é óptimo. Aliás, eu já comi pratos com molho de peixe e gostei. A minha ex-colega de casa filipina dizia que é melhor do que sal... Talvez seja. Na próxima oportunidade que tiver vou: comprar antes de pensar! eheheh

    O prato deve ficar com um sabor fantástico!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. O uso do melão com a carne de porco eu não conhecia e adorei a idéia! O prato está mesmo encantador!

    ResponderEliminar
  12. nossa, a comida eu não sei, mas a foto tá de comer com os olhos!!

    bjos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.