sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Mini bolos de limão com cobertura de chocolate branco

Eu e o limão, na sua versão em doces, reconciliámo-nos há pouco tempo.
Houve uma época em que quase venerei o seu ácido-doce, depois fartei-me e deixei de lhe achar graça, no entanto e como quase tudo é cíclico, a moda do cítrico voltou à minha cozinha, tenho feito muita coisa com o sabor do limão, mas para inicio desta tendência escolhi estes bolinhos simples e básicos que nesta versão mini adquirem um aspecto cheio de charme.



Versão de impressão e arquivo desta aqui.



Usei:

250g de manteiga amolecida à temperatura ambiente
250g de açúcar
5 Ovos
Raspa e sumo de 1 limão
250g de farinha
1 c chá de fermento
1 pitada de sal
3 c sopa de sementes de papoila
½ chávena de kefir ou leite talhado (butermilk) ou iogurte natural batido

Cobertura:

150g de chocolate branco de culinária
4 c sopa de leite
raspa de ½ limão
sementes de papoila para polvilhar (opcional)

Fiz assim:

Bate-se a manteiga com o açúcar até ficar cremosa.
Juntam-se os ovos um a um batendo entre cada adição.
Incorpora-se a raspa, o sumo de limão, o leite talhado e as sementes de papoila.
Por fim junta-se a farinha peneirada com o fermento e o sal, e mexe-se apenas para misturar.
Coloque em formas untadas de manteiga e polvilhadas de farinha, e leve ao forno pré aquecido a 180º.
Tratando-se de formas pequenas e de silicone, demora 25 m, em forma maior e de outro material faça o teste do palito, pois pode ser necessário mais tempo.

Retire do forno, deixe arrefecer 5m antes de desenformar sobre uma grade.
Prepare a cobertura derretendo o chocolate em banho-maria com o leite e a raspa de limão.
Deite sobre os bolinhos e polvilhe com as sementes.

Notas:

Na versão original é usado uma forma de bolo inglês, não é usado o leite talhado nem as sementes de papoila e não tem cobertura. No entanto a adição do leite talhado confere uma textura macia ao bolo que o deixa muito agradável.
Veja também: bolo de laranja com sementes de papoila ou bolo crocante de baunilha.
Adaptado de: “Bolos e bolinhos” do Instituto culinário Vaqueiro.

35 comentários:

  1. Ainda bem que se reconciliou com o limao, estamos sempre em reconciliaçao com as nossas cozinhas...os ciclos fazem parte da vida!...este do limao parece bem agradavel!

    ResponderEliminar
  2. Eu quero Marizé! Eu quero fazer estes bolinhos!!! E as formas, são um charme mesmo! Já vão para a minha lista (mental mas, eu sempre fui conhecida por ter uma memória incrível... eheheh). A propósito, vou agora "cuscar" uma tarte de maça que fizeste à uns tempos. Já agora, o teu bolinho de cenoura (com açúcar amarelo e iogurte) já fiz e é um espectáculo! Só não tirei foto porque a máquina andou desparecida durantes uns tempos... Óptima desculpa para o repetir! eheheh :o)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como sabes, ando desde o início da semana a dizer "sexta-feira é dia de bolinhos de limão com chocolate branco". Finalmente chegou o tão desejado dia...YUPI!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Até fiquei a salivar agora! Que bolos...

    ResponderEliminar
  5. Marizé esses bolinhos, estão com um aspecto delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito bonitos, os bolos em miniatura tem o seu "Q" de charme. Também já fiz esta receita, mas segui o original na forma bolo inglês e com a calda.
    Com as sementes de papoila ficou de certo crocante. Vou experimentar com o buttermilk.

    ResponderEliminar
  7. Que gracinha! Adorei o formato.

    ResponderEliminar
  8. adorei estes bolinhos. só tenho pena que não tenho formas assim pequeninas. vou levar a receita e fazer noutra forma enquanto não arranjar destas pequenas.
    eu adoro bolos de limão:-)
    beijinhos bom fim de semana
    moranguita
    http://docesdamoranguita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. AMEI A VERSÃO MINI-BOLO.....SIMPLESMENTE UM LUXO...LINDOS!!!

    ResponderEliminar
  10. Que mimosos estes mini bolos!!!
    Adoro limão
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Bela adaptação; o chocolate branco com limão deve ser muito interessante.

    ResponderEliminar
  12. eu estou sempre ansiosa por que chegue a sexta feira para ver qual é a coisa doce que sai da tua cozinha.
    adorei a desta semana, os bolos com a cobertura de chocolate branco deixaram-me zonza!

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindos!!! E fico aqui só imaginando o sabor do limão que delícia!!

    ResponderEliminar
  14. Eu também gosto muito dessas adições para incrementar.

    ResponderEliminar
  15. Querida Marizé, que bolinhos LINDOS! Eu adoro os citricos e gostei imensamente da ideia da cobertura de chocolate branco, que eh outra coisa que me encanta mas nao sei muito bem como usar. Tenho umas formas assim como as suas--na verdade eh uma forma inteira, como de muffins--que NUNCA usei, veja so. Tah na hora de usar, neh? Talvez com essa sua receita nota dez!

    beijos e um otimo finde,

    ResponderEliminar
  16. O que me encantou foram as mini forminhas. Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Marizé, que bela combinação estes mini bolinhos. Devem ser deliciosos! Vou copiar para experimentar =)

    bjs, bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  18. Estas forminhas são tão simpáticas!
    bjos

    ResponderEliminar
  19. Que lindinhos ;) Eu acho sempre mais piada aos bolinhos pequeninos.

    ResponderEliminar
  20. Oi!
    achei teu blog na lista do Para Cozinhar.
    Achei muito bacana.
    Abração
    Chef. Daniel Lopes

    ResponderEliminar
  21. Ainda bem que vocês se reconciliaram :-) Eu adoro estas combinação e estes bolinhos... são tão lindos! Bjs!

    ResponderEliminar
  22. Adorei a versão mini do bolo, ficou bem charmoso. Mais uma ótima idéia para a hora do cafezinho.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  23. Hummmm...
    Delícia de bolinho hein!
    E limão, é tudo de bom!
    Kisss^^

    ResponderEliminar
  24. deve ficar bom demais o contraste do citrico com a doçura do chocolate branco ! adorei ! bjs

    ResponderEliminar
  25. Eu também adoro limão ... Ponho limão em quase tudo! Esses seus bolinhos ficaram com um aspecto delicioso. O limão a contrastar com o sabor doce do chocolate branco ... hummm ...

    Bjos
    Andreia

    ResponderEliminar
  26. Nunca deiei de gostar de sabores citricos, gosto desde pequena até hoje, adorei os bolinhos, Bjs

    ResponderEliminar
  27. Adorei a cobertura de choc. branco no bolo de limão, e estes pequeninos ficaram lindos!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  28. Wow, que fantásticos bolinhos e que LINDA foto Marizé. Parabéns a vocês, jovens com tanto talento para a arte da cozinha.
    Um abraço,
    Lana

    ResponderEliminar
  29. ficaramrealmente charmosos na versão mini.

    bjs

    ResponderEliminar
  30. Marizé, estes bolinhos têm a minha cara! Amo todos os ingredientes que você usou.

    ResponderEliminar
  31. Ai,ai,ai,ai,ai Marizé! Mata cá o teu amigo!

    bjs
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar
  32. As versões mini também me encantam!
    Adorei o choco branco como cobertura... acho acrecentou um sabor delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Ficaram lindos e apetitosos!
    Achei que a calda era feita com açúcar de confeiteiro, me enganou!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  34. Marizé mulher, tu não te percas que tu és um talento! São mesmo fofos e aposto que muito yummy. Quem é que lavou as formas?? ;-p

    Bj grande

    ResponderEliminar
  35. que lindos!!! vê-se que ficaram bem fofos ;-)beijocas

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.