quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pão de besan

Besan ou farinha de grão-de-bico, é usado na cozinha indiana para o fabrico de pão, bhajias (fritos de legumes num polme) e também para engrossar molhos e estabilizar o iogurte quando este é adicionado a pratos quentes.
Estes pães são uma delícia quentinhos, servem de petisco ou como entrada para uma refeição.
São fáceis e rápidos de fazer, e para além disso são mais uma maneira de consumir esta maravilhosa leguminosa que é o grão-de-bico e da qual eu gosto bastante.



Versão de impressão e arquivo desta receita aqui.


Usei:

2/3 chávena de farinha ata ou trigo integral
½ chávena de besan
½ c chá de sal
1 cebola pequena picada
¼ molho de coentros picados (caules inclusive)
2 malaguetas verdes sem sementes e picadas
2/3 chávena de água
2 c chá de ghee ou manteiga

Fiz assim:

Peneire as farinhas, junte o sal e misture bem.
Junte a cebola, a malagueta, os coentros e a água e misture até obter uma massa macia.
Pode ser necessário ajustar com água ou farinha dependendo do tamanho e humidade dos vegetais.
Cubra a tigela, e deixe repousar durante 15 minutos.
Passado esse tempo amasse durante 5 ou 7 minutos, (pode usar o gancho da batedeira).
Divida a massa em 8 pedaços iguais e com as mãos molde bolas, sobre a bancada enfarinhada e com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de discos, não muito finos.
Aqueça a seco uma frigideira pesada e de preferência anti-aderente e coloque os discos virando-os pelo menos 3 vezes e de cada uma das vezes untando-os com ghee.
Coloque num prato e sirva quente.

Notas:

Pode encontrar besan em mercearias indianas ou nas boas lojas de produtos diatéticos.
Como outra farinha qualquer, convém guardar em local fresco, escuro e em recipiente hermético.
Veja também:
chapatis.

Fonte: "Cozinha indiana"

21 comentários:

  1. Nhami... Esses pãezinhos com uma galinha que fiz um destes dias com garam massala ficava uma conjugação de sabores soberba! Nunca reparei nessa farinha de grão-de-bico à venda... Mais um artigo para as minhas compras em PT. É assim nestes post que vou tirando as dicas de compras a trazer para cá! :o)

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. isto conforme a região tem um nome diferente, o que interessa é que são todos bons hehe..adori beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que ideia fantástica!:)
    Estes pães indianos já chamam por mim...:)...Adoro comida indiana e um destes dias tenho que experimentar estas maravilhas!:)

    ResponderEliminar
  4. É pá esta receita de pão é boa para mim e olha que não é só por causa da minha paixão por comida indiana, mas também por aquela parte do "pode usar o gancho da betedeira".
    ;-)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. De todas as leguminosas, o grão-de-bico também é a minha preferida. Não conhecia essa farinha mas vou já começar a procurá-la pois quero muito fazer esta receita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta receita e fiquei curiosa... Diz-me só uma coisa, tu compraste ghee ou fizeste manteiga clarificada em casa? É que eu acho que por cá não encontro ghee...

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. tenho que ver se encontro essa farinha, pois esta recetia já me ficou debaixo de olho.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de grão de bico e este pão deve ficar uma delícia. Adorei a malagueta lá pelo meio :)

    ResponderEliminar
  9. Marizé, que receita OTIMA!!!
    Passei um tempo procurando receitas para usar a farinha de grao de bico. Essa esta tentadora, adorei!

    super beijo,

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito desse pao indiano. Receita otima e parece-me de facil preparo. Esses seus ficaram lindos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Já tinha ouvido falar desse pão e já estou doidinha para fazê-lo!! Deve ser uma delícia!! Ahhh!!! Tem uma surpresa para você na Casa de Farinha, mas se você já recebeu a intenção foi boa.
    Bjks

    ResponderEliminar
  12. Marizé nunca tinha ouvido falar dessa farinha, amei ficar sabendo. Fui muito com a cara desse pãozinho, se eu encontrar essa farinha farei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. que pao lindo Marizé. eu já usei a farinha de grao de bico e gostei do resultado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olha que eu cuidava bem dessa pilha!

    bj
    Alessander
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar
  15. humm q delciia Marizé..a farinah de grão de bico é memso mto gostosa! bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá,
    nunca tinha ouvido falar desses pães, mas gostei da ideia. A experimentar!
    Um abraço.
    Susana

    ResponderEliminar
  17. Este pães pra mim também são novidade! Gostei de aprender mais uma!

    Aqui além de culinária bonita, gostosa, temos ótimas informações.

    Amiga, gostaria de contar que estou participando do Concurso de Receitas Nigella Express Realização: Culinarista Mauro Rebelo, e fiquei entre os 10 finalistas.

    Gostaria de aproveitar então, para pedir o seu apoio. A votação ocorre somente depois de clicar no link para votação, e é única por Pc, ou seja, é usado um programa que registra seu IP, permitindo que vc vote apenas uma só vez. Caso queira votar mais vezes, tem de ser de Pc's diferentes. A votação vai até dia 03 de outubro de 2008 às 9 horas da manhã (RJ).

    Meu link para votar, está aqui,
    http://culinariareceitas.blogspot.com/2008/09/falso-medalho-ana-claudia-anita.html

    Mais informações no meu Blog. Desde já agradeço o carinho... e os votos.....hehehehe [:D]

    beijocas! [;)]

    ResponderEliminar
  18. Minha senhora, para mim é um tostadinho, se fizeres o obséquio! Tenho de experimentar e empregar a minha farinha, que eu comprei nas já inesquecíveis idas ao supermercado, sábado pela manhãzinha! ;)

    Bj grande

    ResponderEliminar
  19. Eu sempre venho ao teu blog mas nem sempre comento, mas esta receita deixou-me cheia de vontade de experimentar e por isso não quero deixar de o dizer...

    ResponderEliminar
  20. que boa receita para acompanhar receitas indianas. anotei ;-) beijocas

    ResponderEliminar
  21. Boa noite querida Marizé!

    Esse pão tem um ótimo aspecto. Pretendo fazer, meu esposo ama comidas com farinha integral, só não sei se vou encontrar a farinha de grão de bico, se não encontrar vou bater os grão no liquidificador.

    Bjus de Ana Kaddja

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.