sexta-feira, 29 de maio de 2009

Charlotte de pessego


A minha amiga Zázá é uma doceira de mão cheia. Nascida e criada em França ficou-lhe gravado nos genes o gosto pela doçaria.
A charlotte é uma das suas especialidades, ela faz charlotte de tudo e mais alguma coisa, um dia prometeu-me uma mega charlotte de chocolate que eu ainda estou à espera de provar, é que entretanto a Zázá mudou-se e os seus doces deixaram de estar ao meu alcance.
Num destes dias a braços com a tarefa de fazer a sobremesa para um almoço de família, e fazendo um sol radiante, lembrei-me da charlotte e da Zázá, fazendo uso da memória pelo que vi e ouvi da minha amiga surgiu esta sobremesa que foi muito elogiada pelos comensais.




Usei:

6 Pêssegos maduros mas firmes
2 c chá de gelatina neutra granulada
200g de mascapone
200ml de natas
300g de palitos la reine
3 c sopa de açúcar em pó

(xarope)
2 Chávenas de água
1 Chávena de açúcar
1 c chá de vagens de cardamomo

Fiz assim:

Comece por preparar o xarope, levando ao lume todos os ingredientes até reduzir e ficar com uma consistência xaroposa. Reserve.
Descasque e retire o caroço aos pêssegos, reduza a puré 4 deles e os restantes corte em lâminas. Reserve.
Molhe os palitos no xarope e forre o interior de um aro sobre um prato de servir, forre também o fundo, (pode usar as pontas dos biscoitos se eventualmente tiver de os cortar à medida da altura do aro).
Hidrate a gelatina em 3 c sopa de água. Reserve.
Bata as natas com o açúcar em pó até levantarem, junte o mascapone e bata mais um pouco. Misture o puré de pêssego.
Leve a gelatina ao microondas durante uns segundos e adicione ao creme misturando muito bem.
Deite metade do creme dentro do aro forrado com os biscoitos, alise e por cima distribua 2/3 do pêssego em lâminas. Cubra com o restante creme e por fim decore o topo com o restante pêssego.
Leve ao frigorífico e deixe fixar durante umas horas.
Sirva bem fresco.

Notas:

Este é um doce onde pode variar na fruta conforme a sua preferência.
Experimente com manga, maracujá, ananás, morango, ou outros sabores como o meu adorado chocolate.

11 comentários:

  1. Olá!
    Tantas e boas receitinhas =)
    Que bom partilhar com as menos jeitosas para a cozinha =)

    beijo grande

    ps.: já agora, aproveito e convido-a a visitar meu blog:
    www.verajorgedesign.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Lindaaaa, ficou uma maravilha.
    parabensss.
    bj

    ResponderEliminar
  3. Adoro charlotte embora nunca tenha provado de pêssego!Mas que tem bom aspecto, tem!
    Quando comecei a trabalhar( no tempo em que os animais falavam :)) mal recebia o ordenado ia jantar com as amigas à cervajaria Galiza onde havia uma magnífica charlotte de chocolate para sobremesa.Não seria como a da Zázá mas era muito boa.

    ResponderEliminar
  4. Que beleza.
    E levando mascarpone, deve ficar com uma consistência e sabor fantásticos!
    :)

    ResponderEliminar
  5. nunca na minha vida fiz uma charlotte... acho que não tenho habilidade para isso... lol

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa e fresquinha. Muito boa para estes dias de calorzinho :)

    ResponderEliminar
  7. que LINDAAA e que delícia deve ter ficado!!!

    ResponderEliminar
  8. Que sobremesa linda! E deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  9. que lindo amiga,mesmo perfeito,beijinhos grandessssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Olá Marizé
    Esta Charlotte ficou lindissima e super deliciosa de certeza.
    Excelente receita e foto x

    ResponderEliminar
  11. O creme com o mascarpone deve ficar excelente. Gostei do pormenor da fita, dá-lhe um ar todo pimpão ;)

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.