segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tajine (ou cataplana) de salmão com pimentos

A minha cozinha tem mais um Tacho de Ensaio!
Quando estive em Londres trouxe uma Tajine, não foi a que eu queria pois essa tinha um preço absolutamente proibido para o meu orçamento. Desde aí que estava em pulgas para a usar, e esta receita foi a escolhida.
Chamou-me a atenção a conjugação de ingredientes, e é de facto uma delícia.
Cá está então um prato diferente e muito fácil de fazer.




Usei:

(marinada)
4 Dentes de alho
1 Ramo de coentros
Sumo de 2 limões
1 c chá de cominhos moídos
1 c chá de gengibre seco moído
1 c café de pimenta de caena
3 c sopa de azeite
1 Pitada de sal
1 Chalota picada

(tajine)
6 Lombos de salmão
3 Pimentos vermelhos
1 Pimento verde
2 Cebolas
1 Punhado de azeitonas pretas
1 Fio de azeite
1 c chá de ervas da provence
Sal q.b
Coentros para servir

Fiz assim:

Coloque todos os ingredientes da marinada na picadora ou no almofariz e moa até obter uma pasta. Cubra o peixe e reserve no frigorífico umas horas antes de confeccionar.
Corte os pimentos em tiras, as cebolas em meia-lua e as azeitonas em rodelas.
Deite o azeite na cataplana e depois de quente junte as cebolas, deixe amolecer e junte os pimentos, as azeitonas e as ervas, misture, tape e deixe estufar em lume muito brando durante + ou – 15 minutos.
Junte o peixe e a marinada, tape e deixe estufar + 15 minutos, (a marinada proporcionou ao peixe uma pré cozedura).
Retire do lume, polvilhe com coentros frescos e sirva bem quente sobre fatias de pão rústico torrado.

Notas:

Pode fazer este prato em outro tacho desde que consiga tapar muito bem e cozer em lume brando sem adição de líquidos.
Chama-se tajine tanto ao recipiente como o prato confeccionado, o mesmo acontece com a cataplana.

Ligeiramente adaptado de: “Tajines & couscous” de Hachete pratique

6 comentários:

  1. E fazer isto com uma posta de bacalhau...?

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito dos temperos!
    Que maravilha. :)

    ResponderEliminar
  3. SIMPLESMENTE HUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!
    BEIJINHO

    ResponderEliminar
  4. Não tenho tajine, mas tenho cataplana. Essa receita é fabulosa :D

    ResponderEliminar
  5. Essa semana mesmo vou tirar meu tajine do armário, que maravilha de receita!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. esta uma delicia, eu taambem nao teno um tajine, tenho de ver se arranjo um.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.