sexta-feira, 8 de maio de 2009

Suspiros

Quando eu era criança era completamente louca por suspiros. Adorava o estaladiço doce e o interior cremoso dessas pequenas pérolas de pastelaria.
Sempre que na cozinha da minha mãe sobravam claras eu pedia: “Mãe podemos fazer suspiros?” E a minha mãe dizia sempre que sim, mas as nossas tentativas eram sempre mal sucedidas graças a um forno antiquíssimo a gás que não mantinha a temperatura certa, claro que eu na altura não sabia disso e julgava que aquela maravilha era boa demais para poder estar ao alcance dos mortais e a minha admiração pelos suspiros aumentava, e a névoa de mistério sobre a sua confecção tornava-os ainda mais apetecíveis.


Usei:

2 dl de claras
(+ ou – 5 claras de ovo)
225g de açúcar granulado fino
1 c sopa de sumo de limão


Fiz assim:


As claras velhas são melhores para preparar merengues. Consideram-se claras velhas as claras com 4 ou 5 dias. Devem estar no frigorífico e retiradas a tempo de adquirirem a temperatura ambiente.
Antes de começar deve aquecer-se o forno a 140º.
Batem-se as claras em castelo, e quando começam a espumar deita-se o açúcar em chuva, continuando a bater até obter um creme.
Deita-se o sumo de limão e pára-se de bater quando ao sentir um pouco de merengue entre os dedos não se sente o granulado do açúcar.
Coloca-se o creme num saco de pasteleiro com um bico canelado grosso, e sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal (o silicone não funciona para o merengue) dá-se a forma pretendida.
Podem ser bolinhos, caixinhas e pavlovas.
Deixa-se ficar no forno o tempo necessário para secar o merengue, para as peças pequenas + ou – 15 minutos, para as grandes um pouco mais.
Deixe arrefecer dentro do forno desligado e guarde em recipientes herméticos.

Notas:

Guarde os suspiros em sacos de congelação e deixe ficar no congelador, na verdade o merengue não congela devido à elevada concentração de açúcar, e desta forma estarão sempre estaladiços. Expostos ao ar ficam moles.

14 comentários:

  1. Há muitos anos que não provo um suspiro. É daquelas coisas, como o algodão doce que só se come em criança, sei lá porquê.
    Adorava os da padaria que existia no prédio dos meus pais; além de enormes eram tão cremosos por dentro que os abria e comia o interior com uma colher.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos os teus suspiros!
    Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o gelado de banana do 4 por 6. Olha que ontem fui de propósito comprar bananas para o fazer!

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma paixão por suspiros... Todas as sextas feiras, um café onde vou desde miuda, fá-los e lá venho eu sempre com meia dúzia dentro de uma caixinha... Hoje não foi o caso, infelizmente...
    São simplesmente encantadores.

    Ficaram muito bonitos e apeteciveis...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Confesso que não sou grande apreciadora, mas a beleza destes piquenos faz-me suspirar! :)
    :)

    ResponderEliminar
  5. Como ficaram lindos teus suspiros, querida.. que foto maravilhosa! Suspiros lembram minha infância... há tanto tempo não os como, deu saudade!!!
    Beijo!

    Mari

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca fiz.E a verdade é que também não é um doce que aprecie. Mas também há quem não goste de gelatinas e eu gosto. Gostos não se discutem.
    Contudo, achei o resultado final muito fotogénico e a receita, bem vistas as coisas, é bastante fácil de fazer.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Hummmmmmmmm, estou guardando algumas claras que sobram das outras receitas...vou aprontar uma receita dessas!
    Um beijo e ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Também adoro suspiros mas não consigo fazer porque o meu forno não tem regulador de temperatura :) Então, só mesmo comprando suspiros!

    ResponderEliminar
  9. Os teus suspiros ficaram muito bonitos e apetecíveis.

    ResponderEliminar
  10. Aprendi a fazer suspiros de uma forma diferente. Qualquer dia publico, mas confesso que, embora goste, são muito doces... e tenho que comer com moderação... rsrs!
    Ficaram bonitinhos seus suspiros.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  11. Olá Marizé
    Eu também era uma perdida por suspiros quando era pequena e hoje em dia contínuo igual.
    Os teus ficaram bem bonitos x

    ResponderEliminar
  12. por falar em forno e na sua importância lembrei-me que podias incluir nos ajudantes de cozinha algo sobre o teu forno preferido.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Adorei os suspiros!

    ResponderEliminar
  14. os meus suspiros queimam sempre por baixo, será que é porque o forno é a gás?

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.