Quando eu era criança era completamente louca por suspiros. Adorava o estaladiço doce e o interior cremoso dessas pequenas pérolas de pastelaria.
Sempre que na cozinha da minha mãe sobravam claras eu pedia: “Mãe podemos fazer suspiros?” E a minha mãe dizia sempre que sim, mas as nossas tentativas eram sempre mal sucedidas graças a um forno antiquíssimo a gás que não mantinha a temperatura certa, claro que eu na altura não sabia disso e julgava que aquela maravilha era boa demais para poder estar ao alcance dos mortais e a minha admiração pelos suspiros aumentava, e a névoa de mistério sobre a sua confecção tornava-os ainda mais apetecíveis.
Usei:
2 dl de claras
(+ ou – 5 claras de ovo)
225g de açúcar granulado fino
1 c sopa de sumo de limão
Fiz assim:
As claras velhas são melhores para preparar merengues. Consideram-se claras velhas as claras com 4 ou 5 dias. Devem estar no frigorífico e retiradas a tempo de adquirirem a temperatura ambiente.
Antes de começar deve aquecer-se o forno a 140º.
Batem-se as claras em castelo, e quando começam a espumar deita-se o açúcar em chuva, continuando a bater até obter um creme.
Deita-se o sumo de limão e pára-se de bater quando ao sentir um pouco de merengue entre os dedos não se sente o granulado do açúcar.
Coloca-se o creme num saco de pasteleiro com um bico canelado grosso, e sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal (o silicone não funciona para o merengue) dá-se a forma pretendida.
Podem ser bolinhos, caixinhas e pavlovas.
Deixa-se ficar no forno o tempo necessário para secar o merengue, para as peças pequenas + ou – 15 minutos, para as grandes um pouco mais.
Deixe arrefecer dentro do forno desligado e guarde em recipientes herméticos.
Notas:
Guarde os suspiros em sacos de congelação e deixe ficar no congelador, na verdade o merengue não congela devido à elevada concentração de açúcar, e desta forma estarão sempre estaladiços. Expostos ao ar ficam moles.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
14 comentários:
Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Há muitos anos que não provo um suspiro. É daquelas coisas, como o algodão doce que só se come em criança, sei lá porquê.
ResponderEliminarAdorava os da padaria que existia no prédio dos meus pais; além de enormes eram tão cremosos por dentro que os abria e comia o interior com uma colher.
Ficaram lindos os teus suspiros!
ResponderEliminarMas o que me chamou mesmo a atenção foi o gelado de banana do 4 por 6. Olha que ontem fui de propósito comprar bananas para o fazer!
Eu tenho uma paixão por suspiros... Todas as sextas feiras, um café onde vou desde miuda, fá-los e lá venho eu sempre com meia dúzia dentro de uma caixinha... Hoje não foi o caso, infelizmente...
ResponderEliminarSão simplesmente encantadores.
Ficaram muito bonitos e apeteciveis...
Beijinhos*
Confesso que não sou grande apreciadora, mas a beleza destes piquenos faz-me suspirar! :)
ResponderEliminar:)
Como ficaram lindos teus suspiros, querida.. que foto maravilhosa! Suspiros lembram minha infância... há tanto tempo não os como, deu saudade!!!
ResponderEliminarBeijo!
Mari
Por acaso nunca fiz.E a verdade é que também não é um doce que aprecie. Mas também há quem não goste de gelatinas e eu gosto. Gostos não se discutem.
ResponderEliminarContudo, achei o resultado final muito fotogénico e a receita, bem vistas as coisas, é bastante fácil de fazer.
Boa semana
bjs
Hummmmmmmmm, estou guardando algumas claras que sobram das outras receitas...vou aprontar uma receita dessas!
ResponderEliminarUm beijo e ótimo final de semana!
Também adoro suspiros mas não consigo fazer porque o meu forno não tem regulador de temperatura :) Então, só mesmo comprando suspiros!
ResponderEliminarOs teus suspiros ficaram muito bonitos e apetecíveis.
ResponderEliminarAprendi a fazer suspiros de uma forma diferente. Qualquer dia publico, mas confesso que, embora goste, são muito doces... e tenho que comer com moderação... rsrs!
ResponderEliminarFicaram bonitinhos seus suspiros.
Bjs.
Olá Marizé
ResponderEliminarEu também era uma perdida por suspiros quando era pequena e hoje em dia contínuo igual.
Os teus ficaram bem bonitos x
por falar em forno e na sua importância lembrei-me que podias incluir nos ajudantes de cozinha algo sobre o teu forno preferido.
ResponderEliminarbjs
Adorei os suspiros!
ResponderEliminaros meus suspiros queimam sempre por baixo, será que é porque o forno é a gás?
ResponderEliminar