segunda-feira, 11 de maio de 2009

Codornizes fritas

Desde que me lembro de ser gente que este é um petisco muito comum em casa dos meus pais, havia em tempos na vila onde moro uma exploração de codornizes o que fazia com que o preço fosse acessível devido à fartura.
O meu irmão gosta muito de codornizes fritas e felizmente para ele a minha cunhada é mestra na sua confecção, na verdade eu desconfio que esse facto é mais uma prova de que a nossa “outra metade” existe, e no caso deles a felicidade de se encontrarem aconteceu.
Um beijo grande para os meus manos queridos!

Usei:
(para 4)

12 Codornizes
1 Copo de vinho branco
6 Dentes de alho
2 Folhas de louro
1 c sopa de massa de pimentão
2 c sopa de banha
1 Fio fino de azeite
Sal q.b.
Limão para servir

Fiz assim:

Corte as codornizes ao meio no sentido do comprimento.
No almofariz esmague os alhos com um pouco de sal e com a massa de pimentão.
Esfregue as codornizes com esta pasta, junte as folhas de louro rasgadas e regue com o vinho. Tape e deixe a marinar no frigorífico durante umas horas.
Aqueça o azeite e a banha numa frigideira funda e frite as codornizes escorridas da marinada até estarem douradas.
Sirva sobre fatias de pão caseiro acompanhadas de quartos de limão.

Notas:

Há quem junte a marinada ao cozinhado ficando com uma espécie de estufado, eu pessoalmente prefiro o método a seco para que as aves fiquem com um aspecto e textura mais estaladiça.

5 comentários:

  1. A minha mãe fazia-as assadas há alguns anos. Agora o talho deixou de ter codornizes, mas é uma carne verdadeiramente deliciosa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de codornizes, mas a minha cara metade não, por isso...
    Mas estou com vontade de as voltar a comer, e fritas abriu-me o apetite.

    ResponderEliminar
  3. Fico imaginando o perfume, ficou tentadora a foto!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. este prato faz-me lembrar a minha infância, a minha mãe é que costumava fazer muitas vezes codornizes.
    eu gosto muito mas, nem sei porqu~e, não tenho por hábito fazer....

    ResponderEliminar
  5. Caros Gaston & Marizé,
    Ao viajar hoje pela Blogosfera Gastronómica, fiquei "pendurado" nesta" receita de Codornizes Fritas.
    Por culpa vossa tive que correr ao talho mais próximo para comprar umas codornizes fresquinhas (aqui no Ribatejo ainda as consigo arranjar acabadas de depenar).
    Comprei oito bichitas, que depois de abertas e bem limpinhas, já estão a marinar, preparando-se para o derradeiro "sacrifício" na minha frigideira. O ideal para um jantar de Domingo, para nos prepararmos para mais uma semana de trabalho.
    Com um abraço amigo.
    P.M.G.

    ResponderEliminar

Regras:
- Os comentários de spam e publicidade serão imediatamente apagados.
- Os comentários anónimos são permitidos mas moderados.
- Os comentários não reflectem a opinião dos administradores do blog.
- As questões colocadas serão exclarecidas via e-mail se o mesmo for disponibilizado pelo comentador.
- A sua opinião é importante para nós.